Gerenciamento de pessoas com dados: o guia definitivo para o seu RH!

Tempo de leitura: 8 minutos

Aqui no blog da Solides, nós já falamos sobre o que é People Analytics e qual é a sua importância para um gerenciamento de pessoas realmente eficiente. E, mesmo que você ainda não tenha visto esses artigos, provavelmente já ouviu falar sobre esse assunto que é uma tendência no mundo todo!

Recapitulando rapidamente, o People Analytics trata-se da coleta e do uso de dados relacionados às pessoas em diferentes áreas. Uma delas é o RH! Sendo um braço do Big Data, você pode usar essa ferramenta para melhorar – e muito! – os resultados do seu departamento.

Hoje, você vai ficar sabendo o que fazer para levar o People Analytics para o seu RH, independente se a empresa em que você está é de pequeno, médio ou grande porte. Fique sabendo como é possível transformar a sua gestão de pessoas e elevá-la a outro patamar!

Aplicando People Analytics em sua empresa

Como você já sabe, uma forma de aplicar o People Analytics é no gerenciamento de pessoas. Trata-se do Human Resources Analytics – ou HR Analytics. No setor de RH, a análise de dados serve para identificar padrões e tendências de comportamento dentro da empresa, o que possibilita o planejamento de ações que direcionam a gestão de pessoas a resultados cada vez mais positivos.

Mas para fazer isso, não basta apenas colher e observar os dados! Você precisa interpretar, destrinchar e cruzar as informações para chegar a análises que realmente façam sentido e sejam válidas para a empresa.

Parece difícil? Calma! Vamos falar sobre os quatro passos para você fazer HR Analytics na sua empresa.

1 – Descriptive Analytics

O primeiro passo é identificar o que está acontecendo na sua empresa em relação ao gerenciamento de pessoas. Pode ser, por exemplo, que o índice de rotatividade esteja alto. Isso gera enormes prejuízos que não são só financeiros, mas relacionados também à harmonia da equipe, ao desempenho de outros colaboradores, dentre outros.

2 – Diagnostic Analytics

Agora é a hora de fazer o diagnóstico dessa situação: por que ela está acontecendo? Nesse momento, você vai buscar entender os motivos do acontecimento que você identificou, quais são as suas causas.

No caso que citamos, por exemplo, a rotatividade pode estar sendo resultado de vários aspectos: contratações erradas, integrações  de novos colaboradores não desenvolvidas da forma correta, má gestão do colaborador… enfim, existem diversos pontos que podem estar causando um turnover alto na empresa.

O importante aqui é identificar qual é a causa. Então, você vai precisar trabalhar em cima dos dados que possui para descobrir o que está resultando a situação estudada.

E como fazer isso? Bom, primeiramente você precisa desses dados. Para isso, é fundamental que você conte com um bom software de RH que, além de integrar diversas informações sobre a sua empresa – como dados sobre recrutamento e seleção, avaliações de desempenho, treinamentos e muito mais -, também faça o mapeamento comportamental dos colaboradores e das equipes.

Assim, além de ter as informações necessárias para fazer o HR Analytics, você também conta com um sistema que vai facilitar essa análise. Se for possível, também é importante ter um profissional especializado em análise de dados no seu RH, o que vai te ajudar a tornar o processo muito mais assertivo.

3 – Predictive Analytics

Terceiro passo: a partir das informações que você colheu, cruzou e analisou, hora de entender o que vai acontecer na empresa a partir de sua situação atual. Aqui estamos falando da análise preditiva.

Para desenvolver esse terceiro passo em seu RH, é importante que você esteja analisando um grupo de pessoas maior. Afinal, para encontrar padrões em sua empresa, você precisa de mais de um colaborador na mesma função, certo?

Mas e para empresas menores? Bom, como já falamos no início do artigo, o People Analytics é aplicável para organizações de todo porte. Então, não precisa se preocupar! Se você conta com uma equipe de até cerca de 300 colaboradores, o sistema que faz mapeamento de perfil comportamental, que citamos no tópico anterior, vai te ajudar muito.

Isso porque através da análise dos perfis dos seus colaboradores, a ferramenta consegue identificar os padrões de comportamento em sua empresa e traçar um histórico dessas informações.

É nesse momento que você vai encontrar o fator preditivo, ou seja, o elemento que já pode ser entendido como causa, o motivo da situação acontecer. Entender qual é o fator preditivo é fundamental para o nosso próximo passo, a Prescriptive Analytics!

4 – Prescriptive Analytics

Depois de encontrar o fator preditivo, agora é hora de planejar o que a empresa pode fazer para resolver a situação. É claro que todas as ações devem ser pensadas a partir das informações que você agrupou ao longo desse processo para que você alcance um efeito realmente eficiente.

Desenvolvendo um gerenciamento de pessoas cíclico

Cumpriu os 4 passos? Calma, as coisas não param por aí! Para manter a vida no setor e na empresa como um todo, é fundamental que o RH mensure os seus resultados, identifique os pontos de falha e retorne ao início para manter os aspectos positivos e alterar os que ainda precisam de melhorias.

Muitas vezes, exceto em processos que precisam ser repetidos por demanda – como o de Recrutamento e Seleção -, o RH sempre desenvolve ações que têm um fim. Diferente de outras áreas da empresa, esse departamento não tem atividades cíclicas e que são mensuradas, reparadas e renovadas.

Pense que o gerenciamento de pessoas é sempre um experimento. Afinal, mais do que ninguém, você sabe o quanto os colaboradores da sua empresa são diferentes. Você nunca vai ter certeza sobre o que esperar. Mas se você desenvolve as suas ações sem o apoio dos dados, trata-se de uma experiência no escuro. Quando você se atenta à análise das informações, pode desenvolver ações certeiras e que certamente vão gerar resultados.

Mas as situações mudam o tempo todo! Por isso é tão importante que, ao terminar um ciclo, você retorne ao início e comece a análise novamente. Além de aperfeiçoar o que pode ser melhorado, você ainda estará constantemente adequando o planejamento e as estratégias do seu RH ao que a empresa realmente precisa.

É disso que se trata quando falamos de RH estratégico: um departamento que trabalha não apenas resolvendo as suas questões do dia a dia, mas pensando em melhorias constantes e focando em resultados. Um setor que está alinhado aos objetivos que irão garantir o sucesso da empresa e assim alcança a valorização na organização.

Mas como ter tempo e as ferramentas certas para desenvolver tudo isso? É disso que vamos falar no próximo tópico!

Encontrando a ferramenta certa para fazer o gerenciamento de pessoas baseado em dados

Como já falamos, contar com um bom sistema de RH é fundamental para você aplicar o HR analytics em sua empresa. Mas esse tipo de ferramenta é importante não só para isso! Nós sabemos que, na realidade, o RH muitas vezes está sobrecarregado de atividades a cumprir no dia a dia de trabalho. Por isso, adotar ações estratégicas – como o gerenciamento de pessoas baseado em dados – na maior parte do tempo parece uma tarefa impossível.

É por isso que você precisa contar com um sistema que atua em dois sentidos: te ajuda a desenvolver o HR Analytics e ainda a otimizar os seus processos de RH.

Imagine ter acesso à uma ferramenta que agiliza o seu processo de recrutamento e seleção, organiza as informações dos colaboradores em um só lugar e te ajuda a desenvolver avaliações de desempenho, além de fazer mapeamento comportamental, identificar o colaborador certo para a vaga certa e te fornecer informações importante sobre comportamento e competências dos profissionais de forma simples e rápida?

É para isso que o Solides Gestão foi desenvolvido! Ele é a ferramenta certa para você fazer um gerenciamento de pessoas baseado em dados em sua empresa. Além do sistema, você conta com uma equipe de especialistas que vai te acompanhar, orientar e ajudar a levar os melhores resultados para o seu RH.

Quer comprovar os benefícios do Solides Gestão gratuitamente e na prática? Disponibilizamos um teste da nossa solução para você por 14 dias! É só clicar aqui para experimentar como o Solides Gestão vai te ajudar a transformar o seu gerenciamento de pessoas!

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Fabiana RamosFRANCISCO PESSOA Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
FRANCISCO PESSOA
Visitante
FRANCISCO PESSOA

Excelente material, vai com certeza contribuir muito em minhas atividades. Grato. Sucesso pleno a equipe.

Fabiana Ramos
Visitante
Fabiana Ramos

Excelente conteúdo, estava a procura de um assunto atual como estes, muito satisfeita pelo conteúdo