Gente e gestão: o trabalho além do RH

Tempo de leitura: 7 minutos

O setor de Gente e Gestão é o próximo passo do RH. Sabemos que o departamento de Recursos Humanos é imprescindível em qualquer empresa. A área é responsável não só por atrair, administrar e desenvolver uma das bases mais importantes de uma organização: as pessoas; como por garantir o bem-estar, contribuição e motivação dos colaboradores.

O RH precisa ouvir as necessidades e expectativas de toda a equipe, e com isso alinhar suas ações de forma conjunta com todos os departamentos da instituição.

Nesse contexto, existem algumas diferenças no que tange aos diversos conceitos, sobretudo entre setores superficialmente parecidos, como Gente e Gestão e o departamento de Recursos Humanos.

O que é o setor de gente e gestão?

Quando o assunto são pessoas dentro de uma corporação e sua administração, é comum que surjam dúvidas sobre duas das áreas mais importantes para uma empresa: Recursos Humanos e Gente e Gestão. Apesar de parecerem a mesma coisa, são setores que possuem atuações distintas.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O setor de Recursos Humanos é um departamento que atua de forma estratégica para auxiliar a empresa a atingir as metas traçadas por todas as suas áreas. Possui uma ação mais operacional e responsável por mediar as necessidades dos colaboradores e da empresa para o alcance dos resultados da companhia.

Além disso, suas ações servem de apoio necessário para suprir as demandas de outros setores – afinal, todos eles precisam de profissionais capacitados e engajados para ter um bom desempenho.

O profissional de Gente e Gestão, geralmente, faz parte do setor de RH, mas suas atividades vão além das funções tradicionais exercidas pelo departamento. O setor desempenha ações que são mais focadas no desenvolvimento das pessoas e na garantia do seu bem-estar.

Eles estão mais concentrados em elaborar estratégias de melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, para que todos se sintam mais valorizados e motivados ao trabalhar na organização.

O efeito disso já não está mais em disputa, afinal centenas de pesquisas confirmaram que profissionais respeitados e seguros na organização produzem mais e têm menor chance de buscar outra companhia.

As atuações de um RH tradicional e de Gente e Gestão são diferentes, mas complementares. Podemos dizer que uma funciona como alicerce na administração de pessoas, e a outra corresponde aos pilares. Juntas, elas sustentam a estrutura de colaboradores ligados à empresa.

Qual é sua importância para a organização?

A cultura de valorização às peças-chaves de uma empresa – as pessoas – está cada vez mais presente em diferentes empreendimentos. Este setor, alinhado ao departamento de Recursos Humanos, é um poderoso instrumento para sua companhia.

Adotar a estratégia de gente e gestão contribui para que haja um maior dinamismo e implicação de valores atuais da sociedade em sua empresa.

Essa nova forma de pensar e agir dos recursos humanos agrega questões como sustentabilidade, liderança, qualidade de vida dos profissionais e promoção de melhores condições de trabalho. A proposta é a criação de um ambiente propício para a produtividade e a manutenção de relações de trabalho positivas.

Através de sua aplicação, pode-se colher resultados muito frutíferos. Por exemplo, ao desenvolver seus colaboradores através de recursos como feedback construtivo – e outros -, você estará construindo um time de alta performance. 

Ao investir numa contratação eficiente, você garantirá colaboradores alinhados aos valores de sua empresa. Dessa maneira, será mais fácil de motivá-los, e já sabemos que profissionais motivados são uma das chaves para obter bons resultados.

Além das melhorias internas, uma empresa que apresenta boas condições de trabalho também pode se beneficiar na percepção do mercado. Isso se deve ao fato de que um número cada vez maior de consumidores, guiado por ideias de consumo consciente, demonstra fidelidade às organizações que lidam bem com seus funcionários.

Esses são alguns dos benefícios que nos mostram o quão importante é o setor de Gente e Gestão para a sua companhia.

Quais são as atribuições do setor de Gente e Gestão?

Dentre as inúmeras tarefas e responsabilidades deste departamento, podemos citar algumas principais:

1. Promover o intraempreendedorismo

O intraempreendedorismo se trata de uma prática de empreendedorismo interno de uma empresa. Diferentemente do empreendedorismo comum, onde há a busca por novos negócios e organizações, ele volta-se para uma organização já existente; dedicando-se a formas de melhorar suas operações.

Além de aumentar o nível de inovação e produtividade das organizações, a ferramenta permite organizar as empresas para que o trabalho volte a ser uma expressão da contribuição da pessoa à sociedade. Cada colaborador pode implementar novas ideias em sua própria função, e com isso verá os frutos práticos da sua iniciativa.

2. Desenvolvimento e retenção de talentos

Contratar pessoas com as soft e hard skills necessárias para a empresa, é uma tarefa muito importante do time de gente e gestão, mas além disso, desenvolver e reter esses talentos é tão importante quanto.

Quanto temos um time preparado, alcançamos resultados melhores, mas quando surgem novos desafios na organização, pode ser mais vantajoso capacitar seus colaboradores, dando protagonismo e oportunidade de crescimento, ao invés de procurar no mercado novas pessoas.

Se sua empresa quer começar a promover um programa de inovação corporativa, mas não tem um setor específico para tal, ela pode contratar um treinamento especializado, a fim de desenvolver sua equipe com uma nova habilidade, e consequentemente auxiliar na retenção de talentos, visto que quando o colaborador percebe que a empresa valoriza seu trabalho, ele dificilmente irá buscar outra organização.

3. Fomentar a criatividade e inovação nos colaboradores

O time de gente e gestão pode implementar iniciativas com o endomarketing ou um programa de ideias, impulsionando a criatividade e a inovação no interior da empresa. Encarar a inovação como uma oportunidade de crescimento possibilita um diferencial competitivo no mercado, pois a organização estará sempre se diferenciando de alguma forma.

Sabemos que com as especializações, estratégias e difusão do conhecimento, se torna cada vez mais necessário o uso da criatividade e inovação dentro das corporações. Nesse contexto, você sabia que o ambiente de trabalho pode estimular a criatividade e a inovação, além de se beneficiar com os resultados trazidos por elas?

É isso mesmo! O ambiente inovador é essencial, porque ele impulsiona as pessoas. Existem muitos profissionais com excelentes ideias que podem ficar em silêncio, simplesmente porque não reconhecem na empresa o ambiente adequado para acolher suas propostas.

Para garantir que seu ambiente organizacional seja estimulante, procure por uma boa localização para assentar sua empresa, perto de universidades ou de outras empresas inovadoras, forneça flexibilidade na organização do espaço e garanta a liberdade nesse espaço – obviamente que tudo dentro do perfil de sua companhia.

Estas são apenas algumas, entre as muitas outras tarefas com papel relevante nas ações do setor de gente e gestão. Elas são capazes de beneficiar tanto a sua empresa, em diferentes setores, quanto os profissionais associados, que receberão mais desafios e oportunidades para se desenvolver.

Conclusão

Como dito anteriormente, a criatividade e a inovação são imprescindíveis para o sucesso do seu negócio, mas elas só podem alcançar o máximo potencial quando se espalham por todas as camadas da empresa.

Foi para garantir o enraizamento dessa dupla e o bem-estar dos colaboradores que o setor de gente e gestão nasceu, trazendo ferramentas que vão além do RH tradicional.

Trabalhando em conjunto, os RH e gente e gestão são capazes de atrair colaboradores que realmente visam trabalhar de acordo com os valores da organização, e darão o melhor de si para garantir o seu crescimento.

Este artigo foi escrito pela AEVO, a maior plataforma de Gestão de Inovação da América Latina.

5 2 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments