Funcionário desengajado: saiba como lidar com esse perfil

Tempo de leitura: 3 minutos

Um funcionário desengajado é sinônimo de pouca produtividade e prejuízos para a empresa e, infelizmente, não é raro encontrar profissionais com esse perfil nas organizações. Saber identificar esses colaboradores e trabalhar para reverter o quadro é uma tarefa na qual todo líder deve estar atento.

Quer saber como lidar com o funcionário desengajado? Então, continue a leitura!

Entenda os motivos do desengajamento

O diálogo é uma boa porta de entrada para entender o que está acontecendo com o funcionário desengajado. Convide-o para uma conversa e pergunte os motivos que o levaram à queda no seu rendimento.

Caso a questão seja na empresa, busque identificar os principais pontos levantados e faça uma reflexão sobre eles para poder oferecer um feedback definitivo e que colabore para que o funcionário se sinta mais acolhido pela organização. Muitas vezes, as pessoas apenas desejam serem ouvidas.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Quando os problemas do colaborador forem relacionados à vida pessoal, busque auxiliá-lo, flexibilizando os horários por um período de tempo determinado, até que ele consiga resolver as questões, e ofereça uma palavra amiga. Uma atitude simples como essa já pode fazer com que o profissional se sinta mais valorizado e, consequentemente, mais motivado a contribuir para o sucesso do negócio.

Faça o acompanhamento das atividades

O desinteresse dos colaboradores pode estar relacionado à indiferença da liderança. Nesse contexto, os líderes devem ser presentes no dia a dia de seus subordinados, acompanhando todos os processos.

Ao demonstrar interesse pelo trabalho desses profissionais, é possível causar um aumento significativo na produtividade deles, elevando o desempenho do negócio.

Verifique o perfil do profissional

Um dos maiores erros no ambiente de trabalho é a má colocação de colaboradores. Isso mesmo: funcionários sem perfil profissional para o cargo, seja por motivo de formação ou por traços de personalidade.

Nesse último caso, é possível utilizar ferramentas de análise de perfil comportamental para identificar se o colaborador está alinhado com a função. O ideal é que isso seja feito no processo seletivo, mas se o funcionário já atua na empresa e for viável remanejá-lo, considere essa possibilidade.

Trace metas em conjunto

Metas inalcançáveis também atrapalham a produtividade e o engajamento do funcionário. O pensamento dele é que o objetivo é tão difícil que nunca será alcançado.

Portanto, trace as metas junto com a equipe e seja flexível em algumas questões. Usando essa estratégia, você demonstra que os objetivos são alicerçados em um acordo entre as partes, e não em uma decisão unilateral.

Dê feedbacks

Como falado no segundo tópico, a falta de diálogo com a liderança pode desmotivar o colaborador, pois ele se sente desprestigiado e, até mesmo, desorientado em suas funções. Para evitar essa questão, sempre dê feedbacks de forma clara e contínua para seus liderados.

Valorize o bom desempenho e mostre como as falhas podem ser corrigidas. Você verá que, muitas vezes, o funcionário desengajado precisa apenas de um incentivo para produzir de acordo com as necessidades da empresa.

O que você achou das dicas para lidar com um funcionário desengajado? Gostou? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas possam ler sobre o assunto!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of