15 funcionalidades da Sólides que ajudam o RH da sua empresa

SAIBA MAIS

Aqui você encontra:

Não tem pra onde fugir! As empresas precisam se adaptar e adotar soluções tecnológicas para melhorar sua eficiência e produtividade. E uma das áreas que vem ganhando destaque nesse sentido é o setor de Recursos Humanos. 

Está achando que já chegou a hora de implementar esse tipo de ferramenta? Fique tranquilo! Neste conteúdo, vamos apresentar 15 funcionalidades da Sólides que vão ajudar muito a sua empresa a dar o primeiro passo na aquisição de tecnologia e garantir mais inteligência e estratégia à gestão de pessoas. Confira na leitura. 

O que é a Sólides?

A Sólides é a maior HR Tech do Brasil e oferece uma plataforma completa com todas as soluções de Recursos Humanos que uma empresa precisa. Nosso objetivo é garantir o protagonismo do RH na trajetória de todas as organizações.

Em nossa plataforma de gestão de pessoas, o Sólides Gestão, as pequenas e médias empresas conseguem encontrar diversas funcionalidades para facilitar o trabalho no dia a dia e torná-lo muito mais estratégico e inteligente. 

Funcionalidades da Sólides para recrutamento e seleção

As funcionalidades da Sólides voltadas para recrutamento e seleção permitem automatizar processos seletivos e utilizar a inteligência de dados e a gestão comportamental para encontrar as pessoas certas com eficiência e agilidade. Conheça, a seguir, algumas das ferramentas do Sólides Gestão. 

1. Portal de Vagas

Divulgar vagas e receber currículos em papel é um trabalho extremamente lento e complicado, que pode acabar fazendo com que o processo seletivo dure muito mais tempo do que o esperado. Para agilizar esse tipo de tarefa, é possível utilizar uma ferramenta digital de recrutamento e seleção.  

A plataforma da Sólides permite a customização das vagas desde o ínicio, para deixar todo o processo seletivo com a cara da sua empresa. É possível personalizar os campos de preenchimento e deixá-los alinhados às características que você busca nas vagas, definindo pré-requisitos, filtros e perfis mais indicados para cada uma delas. 

2. Página de Carreira da Empresa

Uma página de carreira bem feita pode fazer a diferença no seu processo seletivo, principalmente naquelas empresas que são o sonho de trabalho de muitos profissionais. 

Nesses casos, é comum que as pessoas consultem a página com regularidade para verificar a existência de novas vagas, por isso, é interessante mantê-la completa e sempre atualizada. 

Com o Sólides Jobs você fortalece o employer branding criando uma página exclusiva com as oportunidades em aberto na sua empresa. É possível customizar a página e ativá-la em poucos minutos, iniciando a divulgação das vagas em aberto. 

Confira como é a página de carreira da Sólides:

3. Banco de talentos

Poucas empresas investem de verdade em um banco de talentos, mas a verdade é que esse tipo de banco de dados pode ser extremamente benéfico no recrutamento e seleção, tornando o processo muito mais ágil. 

Com o banco de talentos da Sólides, o RH consegue encontrar e se comunicar rapidamente com os candidatos mais alinhados a cada processo, tudo isso sem precisar sair da plataforma. 

Agende uma demonstração grátis

4. Automação de análise

Outro processo que demanda atenção e tempo do RH é a triagem de currículos. Por mais que a empresa defina pré-requisitos, sempre existem aqueles candidatos que tentam a sorte, mesmo sem atender às exigências da vaga. 

Essa triagem fica muito mais simples com a ferramenta de automação do Sólides Gestão. Com ela, o RH pode focar nas questões mais importantes, enquanto a automação realiza toda a parte operacional. 

Você pode criar provas técnicas ou ativar o chatbot para enviar perguntas de caráter eliminatório. Além disso, pode definir a nota mínima de corte para que a tecnologia realize a correção e classificação, exibindo os candidatos dentro dos requisitos que você estabeleceu.

5. Teste de Perfil Comportamental

Por fim, para auxiliar na escolha do profissional certo, a Sólides tem o Profiler, uma ferramenta exclusiva de mapeamento comportamental. 

Com o Profiler, é possível identificar tendências de comportamento em cada candidato, classificando-o em quatro perfis comportamentais: executor, comunicador, analista e planejador.

Além de mapear os perfis comportamentais dos talentos, com o Profiler você consegue identificar mais de 50 informações relevantes para a gestão de pessoas, como características e habilidades, pontos de melhoria, estilos de liderança, entre outros indicadores. 

➡️ Saiba mais sobre a ferramenta de Mapeamento de Perfil Comportamental da Sólides

Recursos da Sólides para treinamento e desenvolvimento

Os recursos da Sólides também podem ser importantes aliados no treinamento e desenvolvimento de pessoas, ajudando a identificar demandas e necessidades de cada time e a direcionar melhor os investimentos nessa área. Conheça os principais. 

6. Avaliação de Desempenho

A avaliação de desempenho é uma ferramenta que ajuda os profissionais de RH a analisarem os colaboradores individualmente e em grupo, entendendo demandas e necessidades de treinamento e desenvolvimento. Esse tipo de análise pode ser feita de forma manual, mas é muito mais eficiente quando é automatizada. 

A Sólides conta com uma funcionalidade específica para Avaliações de Desempenho totalmente customizadas. Assim, mesmo gestores que ainda não têm familiaridade com a tecnologia conseguem operá-la sem dificuldades. 

7. Plano de Desenvolvimento Individual

O Plano de Desenvolvimento Individual ou PDI é uma ferramenta que direciona o treinamento e desenvolvimento de colaboradores alinhando suas metas individuais com os interesses da empresa. 

A Sólides oferece uma ferramenta bem completa de PDI, onde o RH consegue visualizar diversas informações sobre determinado talento e identificar gaps de conhecimento. 

Uma funcionalidade interessante da solução são dois gráficos sobrepostos: um com a roda de competências do colaborador em questão e outro com a roda de competências esperadas para aquele cargo.

Essa sobreposição facilita a visualização de pontos de melhoria e habilidades técnicas e comportamentais que precisam ser melhor desenvolvidas. 

8. Escola de Pessoas

A Sólides também oferece treinamento e desenvolvimento para quem atua na área de RH. Na Escola de Pessoas você tem acesso a 5 trilhas de conteúdos nas áreas de Atração de Talentos, Retenção e Engajamento, Desenvolvimento e Performance, Negócios e Estratégia de Pessoas e Gestão de Talentos e DP.  

São mais de 100 horas de cursos e aulas gravadas e mais de 100 mil alunos na nossa comunidade. Ao finalizar as trilhas, o profissional ainda conquista certificações de formação.

9. Sólides Academy

Outra funcionalidade interessante na área de desenvolvimento é o Sólides Academy, uma plataforma de educação corporativa com cursos voltados para o desenvolvimento de habilidades dentro de três categorias de conhecimento: Liderança e Gestão, Negócio e Operações e Recursos Humanos.

O plano pode ser adquirido para toda a empresa ou para setores específicos e novos cursos são publicados mensalmente. Dessa forma, a organização garante que os profissionais estejam sempre atualizados nas principais estratégias e ferramentas do mercado. 

Agende uma demonstração grátis

Funcionalidades da Sólides para engajamento e retenção

Além da atração e do desenvolvimento de talentos, também existem funcionalidades da Sólides que podem ajudar no dia a dia da gestão de pessoas, contribuindo para uma melhora no engajamento e na retenção

10. Pesquisa de Clima

As pesquisas de clima funcionam como um termômetro, que ajuda a mensurar as percepções do time a respeito do ambiente de trabalho, da convivência interpessoal e da postura da gestão. 

Com a ferramenta de pesquisa de clima da Sólides, a empresa pode abandonar planilhas e questionários e optar por pesquisas totalmente automatizadas. Os relatórios gerados podem ser acompanhados em tempo real, garantindo muito mais eficiência às estratégias de engajamento e retenção. 

11. Pesquisa de Satisfação

Você sabia que os gastos demissionais podem chegar a 15 vezes o valor de um salário? Além dos recursos envolvidos, cada vez que um colaborador pede demissão, a empresa precisa de tempo para encontrar um novo talento e tudo isso gera perdas de produtividade. 

Para minimizar o turnover, é essencial manter boas práticas de gestão e analisar o grau de satisfação dos colaboradores. Além das pesquisas de clima, o Sólides Gestão também permite que o RH crie e personalize suas pesquisas de satisfação, entendendo o quanto os colaboradores estão felizes com a gestão e quais pontos precisam de atenção. 

💡Saiba: 7 motivos que provam porque a Sólides é a melhor solução para o seu RH

12. Análise Demissional

Outra funcionalidade muito útil é a análise demissional, que permite que o RH conheça melhor o perfil de quem está deixando a empresa, cruze informações sobre setores e fatores recorrentes em demissões anteriores e identifique problemas que podem estar levando a saídas.

Dessa forma, é possível direcionar melhor as estratégias para evitar uma nova onda de rotatividade e garantir mais satisfação à equipe. 

13. Radar de Rotatividade

O Radar de Rotatividade da Sólides é a primeira ferramenta do mercado focada no gerenciamento da rotatividade. Utilizando a inteligência artificial, essa solução considera dados e comportamentos registrados na plataforma de gestão para produzir análises próprias sobre cada um da equipe. 

Assim, ela potencializa a capacidade analítica e inteligência de dados por meio de relatórios confiáveis para uma tomada de decisões mais estratégica. 

Ferramentas da Sólides para análise de dados

Por fim, um dos grandes diferenciais da plataforma Sólides na gestão de pessoas são os dados e informações que podem ser levantados com a ferramenta. A seguir, citamos duas funcionalidades incríveis para a análise de dados. 

14. People Analytics

O People Analytics é uma das tecnologias que vem transformando a área de RH. Esse método de coleta e análise de dados permite que as organizações monitorem e comparem as condutas, desempenhos e resultados de cada profissional, auxiliando na tomada de decisões. 

As análises podem  ser feitas individualmente ou em grupo, por meio de índices situacionais e demográficos. Dessa forma, é possível, por exemplo, facilitar a engenharia de cargos, encontrar talentos com perfis semelhantes aos colaboradores que se destacam e muito mais. 

➡️ Saiba mais sobre People Analytics

15. Profiler

Nós já citamos o Profiler como uma funcionalidade de recrutamento e seleção, mas ele é muito mais do que isso. A ferramenta tem múltiplas funcionalidades para tornar seu RH estratégico e eficiente.

Além de mapear o perfil de candidatos, o Profiler pode ser utilizado para o desenvolvimento de talentos, planejamento de sucessões, aumento da produtividade, redução do turnover e mais. A ferramenta é poderosa para analisar a fundo o quadro de funcionários e conhecer a empresa como um todo, possibilitando decisões mais eficientes. 

Com as diversas funcionalidades da Sólides seu RH vai alcançar uma posição de protagonismo dentro da organização, auxiliando diretamente na gestão do negócio e contribuindo para os melhores resultados. 

Quer implementar a ferramenta mas não sabe como convencer a diretoria? Nós temos um material perfeito com 7 argumentos para convencer sua liderança a ter um software de gestão de RH. Baixe agora! 

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima