Gestão de pessoas: 14 frases para se inspirar

Tempo de leitura: 11 minutos

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Motivar pessoas e, por conseguinte times é um dos grandes propósitos do gestor de pessoas. Por trás deste objetivo existe uma série de alvos que estão diretamente relacionados à maneira como o colaborador interage com seus colegas e seus superiores e que em linhas gerais interferem na sua produtividade e no resultado das suas atividades. Mas, como nos mostra a teoria, o motivo para ir em frente ou realizar uma atividade é intrínseca ao indivíduo, ou seja, vem de dentro para fora e não de fora para dentro.

Como é possível então um líder motivar e mais do que isto, inspirar sua equipe?  Neste artigo falaremos melhor sobre o processo de gestão de pessoas e, em seguida, apresentaremos algumas frases que ajudarão você a entusiasmar seu time. Não deixe de acompanhar!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é a gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é um conceito extremamente amplo que compreende estratégias e utilização de ferramentas de apoio que têm por objetivo atrair, reter, capacitar por meio de conhecimentos específicos e desenvolver habilidades e atitudes.

E com que finalidade? A de manter os profissionais integrados e engajados como um grande time que juntos buscam o alcance das metas corporativas. Para que isto seja possível, o tema gestão de pessoas deve ter como foco a satisfação, motivação e envolvimento da equipe, utilizando diversas técnicas que operam diretamente com os colaboradores.

Uma equipe é formada por pessoas com diferentes interesses e necessidades e o que faz sentido para um pode não ter relevância para outro. Isto significa dizer que o que motiva um colaborador pode não motivar o outro, mas o importante é conhecer bem as pessoas para fornecer os estímulos corretos.

Se manter motivado o tempo todo nem sempre é fácil — conseguir transferir confiança e animação para os demais em seu time — enquanto enfrentamos situações delicadas ou passamos por momentos de dificuldade que simplesmente parecem não ter fim. Sendo assim, o gestor deve ter discernimento e autoconhecimento para identificar em si situações que o impulsiona a fazer o seu melhor.

Outro objetivo da gestão de pessoas é administrar todos os colaboradores dentro de uma empresa, e isto envolve planejar, organizar, coordenar, controlar e comandar pessoas com uma visão estratégica. Vale lembrar que ela não deve ser confundida com ações específicas do RH, que tem como uma de suas responsabilidades acompanhar atividades e processos que ajudem na manutenção e precisões dos colaboradores. Gestão de pessoas pode e deve ser uma atividade realizada e compartilhada por gestores e líderes de áreas, não necessariamente somente aos que estão ligados ao departamento de pessoas.

Podemos dizer que uma das tarefas de um profissional responsável pela gestão de pessoas é a criação de práticas para aumentar a motivação dos colaboradores, além da capacidade de ouvir, compreender e buscar soluções para os problemas das equipes. Basicamente, um gestor precisa propiciar o ambiente ideal para o crescimento dos seus colaboradores para, consequentemente,  aumentar a produtividade de sua empresa.

Quais são as responsabilidades do gerenciamento de pessoas dentro da empresa?

As pessoas são a essência das empresas e a forma que a organização olha para seu maior ativo tem uma influência direta nos resultados. Peça central para que a estratégia seja alcançada, a gestão de pessoas é que garante o alinhamento dos colaboradores a necessidade de crescimento do negócio. Outra linha de trabalho diz respeito ao redimensionamento das equipes de trabalho para aumento da produtividade e incremento nos resultados. Gerenciar o conhecimento, avaliar a sucessão de talentos e ter um bom clima organizacional são algumas estratégias encontradas nas instituições.

A ideia de um gerenciamento de pessoas de qualidade é humanizar as organizações, trazendo para dentro delas a harmonia das equipes. Existem alguns pilares que sustentam essa gestão: participação, capacitação, desenvolvimento e envolvimento. Elas servem para explicar algumas das responsabilidades dessa área nas empresas. Veja!

Motivar equipes

Toda empresa depende do comprometimento dos seus colaboradores para continuar crescendo. Cabe ao gestor estabelecer estratégias que motivem as equipes. Há diferentes formas de motivar as pessoas e cabe aqui, mas uma vez reforçar a importância de conhecer o time. Existem “pessoas que esperam um “muito obrigado” ou “que excelente trabalho você fez”. Há outras que esperam o reconhecimento por meio de incentivos financeiros (bônus por rendimento, salário compatível com o mercado, benefícios) e proporcionar um ambiente de trabalho saudável. Mas acima de tudo, o ambiente de trabalho deve ser harmonioso e acolhedor.

A relação entre gestor e equipe é determinante para gerar motivos e inspirações de ambos os lados. Um sistema de gestão que se retroalimenta constantemente garante uma relação profícua e que produza bons frutos. Gestores precisam definir formas de motivação criando o espírito de entusiasmo entre funcionários.

Capacitar os profissionais

A avaliação de desempenho, mapeamento do perfil comportamental e outras ferramentas servem para identificar as habilidades dos colaboradores e aquelas lacunas que precisam ser preenchidas. Na gestão de pessoas, elas são usadas para capacitar os profissionais, desenvolvendo-os para que atinjam seu potencial máximo.

Todos os colaboradores necessitam desenvolver competências de forma contínua ou em determinadas fases de sua vida profissional, e para isto a organização deve contribuir ofertando capacitação seja para colaboradores, líderes ou gerentes sempre visando um conhecimento contínuo e alinhado às visões da empresa.

Trabalhar a comunicação e alinhar os colaboradores

Quanto mais ampla e transparente a comunicação, maior o envolvimento da equipe. O gestor de pessoas reconhece isso e baseia-se no diálogo, além de estimular os colaboradores a terem o mesmo tipo de atitude. Para que isso aconteça além da comunicação corporativa, deve haver espaço para a conversa diária,  troca de ideias, respeito pela opinião dos colegas e clareza de intenções para que o funcionário perceba que tem o apoio necessário da empresa. Isso contribui diretamente com o alinhamento e também para uma maior harmonia organizacional.

Reconhecer o bom trabalho

Organizações que reconhecem e recompensam seus talentos por meio de estratégias arrojadas de gestão de pessoas são exemplos a serem seguidos. Revelam inovação, criatividade e novos modelos de gestão que são implantados por meio da habilidade de aprender e mudar sempre que necessário.

Colaboradores que percebem que seu esforço está sendo observado e que o seu trabalho efetivamente está contribuindo para os resultados da organização, bem como tem sua dedicação reconhecida seja por meio de promoção, mérito, um prêmio especial ou algo que  dê satisfação a ele, como um dia de folga, por exemplo, tendem a se sentirem motivados e transmitem esta satisfação aos demais colegas.

Estas e outras ações geram impacto positivo e direto na produtividade, como por exemplo, a redução da taxa de turnover, melhora no desempenho da equipe, etc. Cabe ao gestor estar atento às mudanças e considerar os processos de aprendizagem e a gestão do conhecimento adquirida.

Conheça 14 frases para se inspirar

Seja qual for o seu maior desafio atual em relação à gestão de pessoas, uma coisa é certa: exige-se muita responsabilidade, resiliência e energia ao tomar controle de decisões estratégicas, criativas ou financeiras dentro de uma empresa. Isso pode se tornar um fator de alto desgaste emocional.

Pensando nisso, listamos algumas frases de gerenciamento de pessoas bem marcantes, ditas por grandes personalidades dos negócios, educação, tecnologia, entretenimento e até mesmo da arte e filosofia para ajudar você a se inspirar com seu trabalho no dia a dia. Confira!

  1. “Liderança é a capacidade de traduzir visão em realidade.” (Warren Bennis)
  2. “Não é o dinheiro que importa. São as pessoas que você tem e como você as lidera.” (Steve Jobs)
  3. “Gerenciamento é fazer as coisas da forma certa; liderança é fazer as coisas certas.” (Peter F. Drucker)
  4. “Boa gestão é a arte de tornar os problemas tão interessantes e suas soluções tão construtivas que todos vão querer trabalhar e lidar com eles.” (Paul Hawken)
  5. “Você precisa construir um time tão talentoso que faça com que você se sinta quase inconfortável ao redor deles.” (Brian Chesky)
  6. “Sempre trate os seus empregados exatamente como você gostaria que eles tratassem os seus melhores clientes.” (Stephen R. Covey)
  7. “Não adianta dizer ‘nós estamos fazendo o nosso melhor’. Você deve ter sucesso fazendo o que é necessário.” (Winston Churchill)

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  8. “Seus principais clientes são os seus colaboradores. Olhe antes para os seus colegas de trabalho e depois para os seus consumidores.” (Ian Hutchinson)
  9. “O maior líder não é necessariamente aquele que faz as maiores coisas. Ele é aquele que faz com que as pessoas façam coisas grandiosas.” (Ronald Reagan)
  10. “Quando você aceita correr riscos, aprende que haverá vezes em que você será bem-sucedido e outras em que falhará, mas que ambas são igualmente importantes.” (Ellen DeGeneres)
  11. “A definição convencional de gestão é ter o trabalho feito pelas pessoas, mas a real definição de gestão é desenvolver as pessoas por meio do trabalho.” (Agha Hasan Abedi)
  12. “Estratégia sem tática é o caminho mais lento à vitória. Tática sem estratégia é o barulho antes da derrota.” (Sun Tzŭ)
  13. “Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.” (Aristóteles)
  14. “Um líder é como um pastor. Ele permanece atrás do rebanho, deixando o mais ágil sair à frente, com o que os outros seguem, sem perceber que, ao longo do tempo, estão sendo direcionados por trás.” (Nelson Mandela)

Conduzir pessoas

Tão importante quanto motivar, capacitar, comunicar e reconhecer pessoas, a complexidade em conduzir pessoas é decisória para que haja coerência naquilo que é apresentado e solicitado as equipes. A gestão de pessoas é um processo contínuo e que deve ser planejado antecipadamente para que as ações definidas sejam efetivadas no tempo determinado. Outro aspecto importante na gestão de pessoas é o recrutamento e seleção alinhados a cultura e valores organizacionais.

Planejamento Organizado

O planejamento determina que ações sejam realizadas ao longo de um período determinado. Tais ações devem estar alinhadas às ações macro da organização, fundamentando suas práticas nas prioridades. Faz parte também deste planejamento analisar clima organizacional e desempenho individual e por equipe, dimensionar equipes e gerenciar o processo de admissão, avaliar projetos de desenvolvimento, remuneração e qualidade de vida.

Recrutamento e Seleção

O foco estratégico de gestão de pessoas teve impacto direto na área de R&S. O que antes era um processo pouco valorizado, hoje se tornou fundamental para construir uma empresa forte e competitiva. Definir o perfil adequado do candidato observando o cenário interno e externo, competências técnicas e comportamentais e o alinhamento necessário com a equipe de trabalho (gestor e colegas) são aspectos que devem ser levados em consideração. O ajuste de valores pessoais com os valores organizacionais é outro ponto a ser observado com muita atenção e critério.

Cultura Organizacional

Partindo da premissa que a cultura organizacional são os hábitos e crenças estabelecidos de maneira subjetiva, mas que passam a fazer parte e são compartilhados por aqueles que estão inseridos na organização, cabe a gestão de pessoas incentivar que a cultura seja vivenciada por meio de normas, costumes e rotinas diárias.

Estabelecer uma cultura do comprometimento encorajando pessoas a se tornar autônomas e responsáveis pelos seus atos gera colaboração e compromisso com todos, gerando reciprocidade.

Existe ainda uma série de outras ações desenvolvidas pelo gerenciamento de pessoas, essas apenas ilustram as principais. Vale lembrar que elas têm impacto direto na produtividade (aumentando-a), redução da taxa de turnover, melhora na performance da equipe, etc.

 Esperamos que você tenha se inspirado e que possa agora continuar o seu trabalho com o ânimo necessário para atingir as suas metas e os objetivos de sua equipe!

Como a gestão de pessoas é um processo contínuo, é preciso se atualizar sempre. Então, faça o download do nosso e-book sobre como aumentar os seus resultados identificando o perfil dos colaboradores!


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Roberto Tavares
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Roberto Tavares

Como desenvolver quem está na zona de conforto?

Jorge Beghetto
Visitante

Quando um não quer, dois não brigam… Se o funcionário não quer, porque se acha em zona de conforto, acredito que investir nele é perda de tempo e dinheiro, o melhor é substitui-lo.

Giuliano Sales
Admin

Ei, pessoal. Tudo bem?
Há estratégias que podem tirar esse funcionário da sua zona de conforto.
Um feedback e uma conversa franca e direta pode ser um caminho. Outra forma pode ser a troca de setor, dependendo de suas competências técnicas e emocionais.
Dessa forma, pode-se tirar uma pessoa de sua zona de conforto e desafiá-la a fazer mais! 🙂

Aluísio Nascimento
Visitante
Aluísio Nascimento

Muito legal esse artigo @ parabéns

Giuliano Sales
Admin

Ei, Aluísio, tudo bem?
Ficamos felizes com o seu feedback!
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Abraços.

Elaine Silva
Visitante
Elaine Silva

E quando é o gestor,que não está motivado?

Giuliano Sales
Admin

Ei, Elaine, tudo bem?
Motivar a gestão pode ser bastante desafiador, mas ajuda quando você a coloca mais próxima do negócio.
O perfil comportamental dos gestores pode indicar algumas estratégias a serem adotadas para incentivar essa motivação. Por exemplo, um gestor comunicador gosta de ensinar e sentir o seu trabalho valorizado.
Obrigado pela questão, Elaine.
Esperamos ajudá-la em nossos conteúdos.

Abraços.