Fortaleza 4.0: conheça a metodologia criada pela Sólides

Tempo de leitura: 4 minutos

A área de recursos humanos vem passando por mudanças ao longo dos tempos. Antes, aquele departamento que cuidava somente de questões burocráticas, hoje, tem como base, o objetivo de desenvolver o colaborador e a empresa. Esse caminho percorrido para se ter um RH estratégico é o que chamamos de Fortaleza 4.0 — uma metodologia desenvolvida pela Sólides.

Tornar o RH estratégico  tem sido uma tendência nas empresas que acreditam que valorizar e engajar o capital humano é o segredo para o sucesso empresarial.

Nesse cenário, a Fortaleza 4.0 é uma grande aliada para o alcance dos melhores resultados, auxiliando em uma administração focada em análise de perfis e desenvolvimento de competências.

E sim, acredite, seguindo os quatro pilares fundamentais da Fortaleza 4.0 para o alinhamento do planejamento estratégico, é possível tomar decisões mais eficazes na empresa. Quer saber mais sobre? Acompanhe!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Contrata-se pelo currículo, demite-se pelo comportamento

O comportamento é um fator de forte influência na relação de trabalho e na manutenção dos colaboradores. Segundo a Page Personnel, 9 a cada 10 colaboradores são desligados por questões comportamentais e não suas competências técnicas.

Por isso, a Sólides elaborou uma plataforma completa de RH — baseada na gestão comportamental. A ferramenta atua na atração, retenção, core HR e desenvolvimento de talentos, gerando insumos e dados para o people analytics.

Dessa forma é possível acompanhar toda a jornada dos colaboradores, desde o seu momento de atração até o último dia que esse profissional está vinculado à empresa.

Por meio dessa compreensão, torna-se possível entender quais são os perfis comportamentais que se destacam na empresa, quais as áreas que determinados colaboradores se sobressaem etc.

A gestão, portanto, fica mais eficiente e capaz de refletir as necessidades da organização. Conseguindo o aumento da performance e a redução de custos com rotatividade. Tudo isso, só é possível, por utilizarmos os pilares da Fortaleza 4.0, que descrevemos abaixo.

Pilares da Fortaleza 4.0

Como já citamos, a Fortaleza 4.0 é uma metodologia transformadora, desenvolvida pela Sólides, que nada mais é que o caminho percorrido por gestores e, principalmente, por profissionais de RH para a construção de uma gestão baseada em comportamentos e competências. Conheça agora os quatro pilares que fazem parte dessa trajetória.

Administração do RH

Nesse primeiro pilar, o profissional de RH deve reunir o maior número de dados sobre seu colaborador, ou seja, um histórico, que pode ser digital, com informações relevantes sobre seus profissionais. Cadastros de fichas, análises de time, registros de faltas, atestados e férias, entre outras informações, devem constar nesse documento. 

É importante entender que tais elementos contribuem para tomadas de decisões mais estratégicas, além de ser o início da geração de dados para o people analytics

Atração

É neste pilar que deve ser trabalhado o employer branding, ou seja, potencializar a sua empresa no setor como uma marca empregadora. Dessa forma, o gestor de RH poderá fazer um match de competências, atraindo os profissionais disponíveis no mercado de acordo com sua cultura. 

Além disso, trabalhando o employer branding, o profissional de RH poderá realizar a automação do processo de recrutamento e seleção, encontrando a pessoa certa para a vaga correta. Um dos pontos em que a Sólides auxiliará, por exemplo, é na criação de um banco de talentos da sua própria empresa, centralizando em uma só base, tornando seu processo seletivo mais rápido e eficiente. 

Desenvolvimento

Não adianta encontrar o profissional certo para a sua vaga se suas competências não forem desenvolvidas para gerar resultados, não é mesmo? É nesse momento que a Sólides  ajuda a sua empresa na estruturação de treinamentos mais eficazes, avaliação de desempenho e no acompanhamento da performance da sua equipe. 

Tudo isso por meio da nossa plataforma completa de gestão de pessoas com base comportamental e people analytics. 

Retenção

No último pilar, a Sólides auxilia sua empresa na hora de manter aquele talento, no qual você tanto investiu e desenvolveu, para que ele não vá embora para o mercado. Estruturamos junto ao seu RH, análise demissional, pesquisa de clima e, ainda, ajudamos a construir uma cultura empresarial sólida, com o foco em retenção.

No fim da caminhada da Fortaleza 4.0, obtemos como resultado, o people analytics. Quando você e seu gestor de RH têm em mãos dados demográficos e comportamentais de seus colaboradores, é possível a realização de cruzamentos e inteligência da informação

Tais ações elevam sua gestão de pessoas ao mais alto nível, alcançando resultados positivos em todas as hierarquias da empresa. Além disso, alinhamos o comprometimento dos colaboradores com a missão, a visão e os valores da organização.

Gostou de conhecer a Fortaleza 4.0? Crie uma conta e faça um teste grátis do nosso software completo em gestão de pessoas!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of