Como a tecnologia ajuda na Gestão da Força de Trabalho

Tempo de leitura: 6 minutos

Este texto foi desenvolvido originalmente por Gustavo Mota, analista de marketing da Revex, empresa que oferece projetos e soluções voltadas para a Gestão e Otimização da Força de Trabalho. 

Toda empresa se preocupa em monitorar e medir a produtividade da sua força de trabalho. Uma operação produtiva consegue gerar resultados muito melhores e gestores munidos de dados conseguem desempenhar melhor seu trabalho e tomar melhores decisões, mas será que as empresas têm procurado investir em tecnologias para a Gestão da Força de Trabalho?

Nossa experiência diz que não. Muitas empresas estão preocupadas com produtividade, com melhores resultados, com dados para tomar melhores decisões, mas poucas estão realmente dispostas a investir em tecnologias que trarão um diferencial competitivo em relação a esses assuntos.

O Brasil sempre fica um pouco “atrasado” em relação a novas práticas e novas formas de se fazer as coisas. Pensando nisso, se você é uma pessoa que gosta de “surfar na crista da onda” e procura estar sempre atualizado, é importante entender cada vez mais sobre Gestão e Otimização da Força de Trabalho.

Força de trabalho: Como gerir e otimizar?

O conceito de Workforce Management (WFM), em português Gestão da Força de Trabalho (GFT) está começando a crescer, mas aqui nos propomos a não falar somente sobre a Gestão, mas também sobre a Otimização da Força de Trabalho. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Geralmente, quando falamos de GFT, estamos nos referindo a um software ou um conjunto de soluções, originalmente desenvolvidos para Call Centers, com o objetivo de fazer o dimensionamento e a alocação dos colaboradores, neste caso os atendentes, de acordo com a demanda da empresa.

O que a ferramenta entrega parece simples, mas o que acontece nos bastidores é bem complicado. Os algoritmos responsáveis por entender a demanda e, posteriormente, realizar a alocação de acordo com esses dados, são extremamente complexos.

É necessário que os algoritmos consigam predizer a demanda da empresa com altíssima precisão, para que depois a alocação dos colaboradores feita com esses dados como base possa ser uma alocação assertiva. Se a predição da demanda estiver errada, a alocação dos colaboradores também estará. 

Mas e a otimização?

A otimização vem quando começamos praticar coisas como a Gestão da Performance por meio de Análises da Qualidade. Essa análise da qualidade tem o propósito de mostrar, para quem está analisando os dados, o desempenho de cada colaborador ou até mesmo de grupos de colaboradores. 

É importante entender se os colaboradores estão trazendo bons resultados ou não para a empresa, assim você poderá entender se a operação está sendo financeiramente viável ou não. Além disso, caso a operação não esteja bem, você terá dados para poder tomar uma decisão de mudança.

Esse tipo de tecnologia faz sentido para outros segmentos?

A resposta para essa pergunta é: com certeza.

Qualquer empresa que queira conhecer melhor sua demanda, conseguir fazer predições com alta assertividade, alocar e gerenciar melhor seus colaboradores e, além disso tudo, conseguir analisar sua operação em tempo real para tomar melhores decisões, pode utilizar soluções de Gestão de Força de Trabalho (ou WFM) em seu negócio. 

Já entendemos que esse tipo de tecnologia pode ser utilizada em segmentos como o varejo, distribuidoras de energia, postos de gasolina, hotéis e até mesmo empresas de rent-a-car, e esses segmentos buscam na Gestão da Força de Trabalho um diferencial competitivo para obter melhores resultados.

A importância da tecnologia na Gestão

Investir na tecnologia certa para gerir sua força de trabalho pode fazer toda a diferença para sua empresa. Com o mercado se tornando cada vez mais competitivo, as empresas têm buscado, além de colaboradores que tem um bom desempenho, formas de digitalizar e automatizar processos. 

Quando um colaborador ou um Gestor tem alguns dos seus processos no trabalho digitalizados e automatizados, ele pode focar o tempo que passou a economizar em tarefas mais estratégicas e que irão trazer melhores resultados para a empresa.

Existem duas grandes necessidades diferentes quando falamos sobre digitalização e automatização de processos:

  1. o Gestor precisa obter dados de forma mais fácil;
  2. o colaborador precisa que tarefas trabalhosas sejam automatizadas.

Se um Gestor tem ferramentas que facilitam o trabalho de obtenção e análise de dados, ele vai conseguir tomar decisões melhores e de forma mais rápida, trazendo agilidade para a empresa, tendo em vista que vivemos em um tempo que a velocidade das mudanças e conseguir acompanhá-las é de extrema importância para toda empresa que quer sobreviver e, além disso, crescer e ter resultados melhores. 

Já o colaborador, quando tem processos trabalhosos automatizados, ele consegue usar seu tempo de forma mais estratégica, para tarefas que são mais significativas e terão mais impacto na empresa na busca de melhores resultados. 

Portanto, é de extrema importância escolher ferramentas e soluções que ajudarão sua empresa como um todo, entregando mais inteligência e agilidade para seus Gestores, fazendo com que seus colaboradores tenham tempo para tarefas mais estratégicas.

Para finalizar essa leitura, que tal revisarmos o que foi visto no texto? Dessa forma o assunto pode continuar “fresco” na sua cabeça por mais tempo. 

  1. soluções de Gestão da Força de Trabalho (WFM em inglês), visam ajudar empresas a gerir melhor e otimizar sua força de trabalho;
  2. essas soluções não se restringem somente a Call Centers e empresas de atendimento telefônico, elas podem ser utilizadas em diversos segmentos do mercado brasileiro;
  3. o mercado está cada vez mais competitivo e empresas estão buscando soluções para terem diferenciais competitivos;
  4. as empresas também estão buscando cada vez mais digitalizar e automatizar processos, buscando que:
    1. Seus gestores consigam ter mais dados para tomar decisões, e que essas decisões possam ser tomadas de forma mais rápida e efetiva;
    2. Seus colaboradores possam desempenhar tarefas mais estratégicas para que a empresa obtenha melhores resultados.

Se você gostou desse texto e se interessou pelo assunto, não deixe de conferir mais conteúdos sobre a Gestão da Força de Trabalho. A Revex está sempre falando sobre esse assunto.


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