Como engajar sua força de trabalho usando People Analytics

Tempo de leitura: 3 minutos

Este texto foi escrito por Gustavo Mota, assistente de Marketing da Revex, empresa que oferece soluções voltadas para a Gestão da força de Trabalho.

Quando falamos sobre como engajar sua força de trabalho e sobre como fazer isso usando people analytics, estamos falando de “dois lados da mesma moeda”, que é é a gestão de pessoas.

Tendo isso em vista, este texto vai abordar como engajar sua força de trabalho usando people analytics a seu favor.

Para isso, temos que passar por algumas coisas antes:

  • O que é o engajamento de colaboradores?
  • Como medir esse engajamento?
  • O que é people analytics?
  • Como uma coisa ajuda a outra?

Se interessou? Vem comigo então!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é o engajamento da sua força de trabalho?

De forma muito básica, o engajamento da sua força de trabalho é o quanto seus colaboradores estão satisfeitos com a sua empresa e o quanto isso gera de impacto na produtividade deles e nos resultados do negócio.

Existem 4 níveis de engajamento dos colaboradores em uma empresa, e é muito importante que você identifique esses níveis. Você pode fazer isso usando este modelo de questionário. Eles são:

  1. Satisfeito
  2. Motivado
  3. Comprometido
  4. Advogado / Defensor

É essencial entender mais a fundo sobre cada um desses níveis de engajamento dos seus colaboradores. Nenhum desses níveis é ruim, mas quanto mais alto seus colaboradores estiverem, melhor. Cada nível de engajamento traz características únicas que, se compreendidas, podem ser utilizadas pela empresa para obter o máximo de desempenho de cada colaborador.

O desafio de toda empresa é levar o colaborador de satisfeito para advogado. Estudos comprovam que funcionários que são advogados ou defensores da marca, aqueles que realmente vestem a camisa da empresa, entendem a empresa como uma extensão de si mesmo e reverberam a cultura da empresa aonde vão, ele é realmente focado nas metas e objetivos da empresa e recomenda que as pessoas trabalhem na empresa.

Um colaborador advogado performa melhor, entrega mais e o seu desempenho pessoal está diretamente ligado ao desempenho da empresa. Quanto melhor é o trabalho dele, melhor é a empresa. Aloque bem esse colaborador e faça sua empresa decolar.

O que é people analytics?

Você provavelmente já está bem familiarizado com esse assunto, mas é sempre bom relembrar um pouco.

People analytics é, basicamente, o processo que vai desde a coleta, organização e análise de diversos dados relacionados aos colaboradores de uma empresa.

Muitas empresas hoje tem utilizado essa nova estratégia para terem uma gestão de pessoas mais orientada a dados e, consequentemente, mais assertiva e que gera melhores resultados.

Uma gestão de pessoas feita dessa forma ajuda a sua empresa a engajar mais seus colaboradores.

Como o engajamento e o people analytics se ajudam?

Como descrito no tópico anterior, uma gestão da força de trabalho orientada a dados consegue fazer com que a empresa tome ações assertivas que irão engajar mais seus colaboradores.

A forma como esses dois assuntos se ajudam é muito simples e muito natural. Para entender o nível de engajamento dos seus colaboradores, você precisa de dados. Você vai utilizar esses dados para fazer ações que aumentem o nível de engajamento dos seus colaboradores.

Além disso, você vai utilizar essas informações para traçar uma estratégia que obtenha o melhor desempenho de cada colaborador que está em um nível diferente de engajamento.

A forma de lidar, delegar tarefas e estimular um colaborador satisfeito é muito diferente da forma de fazer essas mesmas coisas para um colaborador comprometido, por exemplo.

Eles têm desejos diferentes, necessidades diferentes e trabalham de forma diferente. Reforçando que um não é pior do que o outro, ambos estão engajados com a empresa, só que em níveis diferentes.

Ao traçar uma forma de obter os dados de engajamento (questionário de engajamento), coletar esses dados, armazená-los e utilizá-los para tomar decisões mais assertivas, você está utilizando o people analytics a seu favor.

Viu como é simples e intrínseca a forma como essas duas coisas se relacionam?

Gostou desse texto? Para ficar por dentro deste e de mais assuntos relacionados à gestão da força de trabalho, é só acompanhar nosso blog!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments