4 filmes sobre gestão de pessoas que você precisa assistir

Tempo de leitura: 4 minutos

Talvez uma dos maiores desafios do ser humano seja se relacionar. É uma missão difícil, mas necessária, já que vivemos em sociedade e as relações humanas são inevitáveis. Por isso, um dos maiores desafios é ter uma gestão de pessoas bem apurada.

Gerir pessoas é ter um conjunto de habilidades e estratégias utilizadas para acompanhar as equipes de trabalho. Com ações práticas, a gestão de pessoas trabalha a atração, a retenção e o desenvolvimento das potencialidades de seus colaboradores. 

Com isso, a  gestão de pessoas gera impacto positivo no cotidiano da empresa. O resultado disso é o bem-estar que se instala no ambiente e eleva o clima organizacional. Tudo isso tem reflexo direto e positivo nos resultados da empresa.

Quando uma organização valoriza seu capital humano ela está automaticamente fazendo a gestão de pessoas de maneira eficiente. Entre as ações realizadas pelo setor de gestão de pessoas estão:

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

  • criação de uma cultura organizacional saudável;
  • desenvolvimento de ferramentas para que todos cumpram as regras da empresa;
  • promoção do bem-estar dos colaboradores;
  • estímulo à motivação das equipes, evitando diminuir a produtividade. 

O desafio de gerir pessoas é grande. Para nossa sorte, a arte pode ser uma aliada quando precisamos compreender melhor a vida e as relações.  Para inspirar você, listamos a seguir 4 filmes sobre gestão de pessoas que você precisa assistir. Então, separe a pipoca e pegue um lenço, por que algumas lições vão fazer você chorar e aprender muito. 

1. À procura da felicidade (2006)

Chris Gardner (Will Smith) está vivendo seu pior momento. Ao atravessar uma grave crise financeira, o protagonista é abandonado pela mulher Linda (Thandie Newton) e precisa seguir sozinho com o filho Christopher (Jaden Smith). Baseado em fatos reais, o filme mostra a perseverança de Gardner para sobreviver. Ele se submete a um estágio não remunerado para tentar uma vaga como corretor na bolsa de valores. 

 À procura da felicidade  prova que motivação, resiliência e força de vontade são características próprias do ser humano. Elas só precisam ser estimuladas. E a gestão de pessoas adequada pode fazer isso. 

2. Os estagiários (2013)

Billy (Vince Vaughn) e Nick (Owen Wilson) são amigos e estão concorrendo juntos à vaga de estágio em uma das empresas mais cobiçadas do momento: o Google. Ambos são veteranos desempregados e disputam o trabalho com jovens cheios de disposição. 

Os estagiários mostra de maneira leve e divertida alguns procedimentos de rotina do RH. Ainda, o filme deixa a importante lição de valorização dos jovens talentos com pouca experiência. Um longa-metragem essencial para a gestão de pessoas, sem dúvida. 

3. Invictus (2009)

Francois Pienaar (Matt Damon) é capitão do time de rúgbi sul-africano e é chamado pelo presidente recém eleito, Nelson Mandela (Morgan Freeman). Preocupado com o país por conta do racismo e da economia dividida causadas pelo apartheid, o chefe da nação incentiva o atleta durante a preparação para a Copa do Mundo de Rúgbi. A intenção do presidente era unir os sul-africanos por meio do esporte. 

Invictus é um filme indispensável para a gestão de pessoas pois mostra a influência do gestor diante das equipes e a importância de ser flexível e aberto às mudanças. Enquanto o presidente transmite lições de crescimento e determinação para o jovem atleta, este precisa repassar seu aprendizado ao time. 

4. O diabo veste Prada (2006)

Recém-formada, a jornalista Andrea Sachs (Anne Hathaway) busca uma oportunidade de emprego. Seu caminho cruza com o de Miranda Priestly (Meryl Streep), editora-chefe de uma importante revista. O inferno astral da jovem começa ao ser contratada. No ambiente organizacional ela precisa lidar com a competitividade dos colegas, o excesso de trabalho e o autoritarismo de Miranda. 

Terminamos nossa lista com um filme clássico abordando uma outra visão da gestão de pessoas. O diabo veste Prada é excelente por mostrar exatamente como um gestor não deve ser. Ele aborda ainda questões como clima organizacional, disputas profissionais e o adoecimento em um ambiente de trabalho hostil. 

Gostou das nossas dicas? Quer se inspirar ainda mais? Então confere nossa lista com 14 frases marcantes sobre gestão de pessoas.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of