Fevereiro roxo e laranja: significado e como planejar as campanhas

Conheça as campanhas fevereiro roxo e fevereiro laranja, entenda as doenças que representam e veja ideias para ações de endomarketing.
fevereiro roxo
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Provavelmente, você já se deparou com ações como o outubro rosa e o novembro azul, certo? É comum que as campanhas ligadas à promoção da saúde aconteçam dessa forma, representadas por um mês e uma cor. No mês de fevereiro, é a vez das campanhas de Fevereiro Roxo e Laranja. 

Mas você sabe o que elas significam e como inserir as datas no calendário do RH? Neste post, explicamos melhor cada uma das campanhas e dicas de ações que podem ser utilizadas para engajar o time. Confira na leitura. 

O que são é a campanha do Fevereiro Roxo?

O fevereiro roxo é uma campanha voltada para três doenças distintas: Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia. A campanha foi criada em 2014, apoiada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. 

Por isso, é importante que o RH tenha a data em mente para organizar seu calendário e contemplar esse tema importante.

As três doenças têm em comum o fato de serem crônicas e não terem cura. Porém, o objetivo da campanha é informar quais práticas podem trazer mais conforto a quem convive com essas condições. Dessa forma, o diagnóstico correto é essencial para garantir o tratamento adequado e proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos indivíduos. 

A causa das três enfermidades ainda é desconhecida, no entanto, o impacto que elas trazem na vida do paciente é considerável. Justamente por isso, a campanha é tão importante para ajudar no diagnóstico precoce e reduzir as consequências das doenças. A seguir, explicaremos mais detalhes sobre elas.

Lúpus

O Lúpus é uma doença autoimune crônica e complexa que pode afetar várias partes do corpo. Quando ela acontece, o sistema imunológico, que normalmente protege o corpo contra invasores como vírus e bactérias, começa a atacar erroneamente tecidos saudáveis. Existem diferentes tipos de Lúpus, sendo os dois principais o lúpus eritematoso sistêmico (LES) e o lúpus discoide.

Alguns dos principais sintomas são:

  • Fadiga persistente
  • Febre inexplicada
  • Dor nas articulações e inchaço
  • Erupções cutâneas, especialmente em áreas expostas ao sol
  • Sensibilidade à luz solar
  • Dificuldades respiratórias
  • Inflamação renal
  • Problemas hematológicos (anemia, trombocitopenia, alterações nos glóbulos brancos)
  • Fotossensibilidade
  • Dores de cabeça e distúrbios neurológicos
  • Problemas gastrointestinais
  • Perda de cabelo

Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma condição neurodegenerativa crônica e progressiva que afeta o cérebro. Assim, a pessoa que apresenta essa doença tem problemas relacionados à memória, cognição e habilidades funcionais. Ainda, é uma condição muito frequente, sendo a forma mais comum de demência, um termo usado para descrever uma variedade de sintomas relacionados ao declínio mental.

Entre seus sintomas, estão:

  • Perda de memória;
  • Dificuldades cognitivas;
  • Desorientação temporal e espacial;
  • Problemas de linguagem;
  • Mudanças de personalidade e comportamento;
  • Perda de habilidades funcionais;
  • Dificuldade em julgamento;
  • Problemas de orientação social;
  • Perda de interesse em atividades que eram de seu gosto.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome que causa dor crônica musculoesquelética generalizada, sensibilidade em pontos específicos e outros sintomas associados. Assim, por sua variedade de sinais, o diagnóstico requer atenção. Seus sintomas são:

  • Dor generalizada e crônica em músculos, ligamentos e tendões;
  • Pontos de dor sensíveis ao toque;
  • Fadiga persistente;
  • Distúrbios do sono, como insônia;
  • Dificuldades cognitivas;
  • Rigidez muscular;
  • Possíveis sintomas gastrointestinais;
  • Sensibilidade aumentada a estímulos externos, como luz, ruído e mudanças climáticas;
  • Dores de cabeça, enxaquecas e outros problemas de saúde.

Sendo assim, a campanha de Fevereiro Roxo é essencial para conscientizar os colaboradores sobre essas condições e como é possível conviver com elas da melhor forma.

💡 Leia também: Estratégias para melhorar a saúde dos colaboradores

Qual o objetivo do Fevereio Laranja?

Já a cor laranja aparece para chamar a atenção da população para a prevenção, diagnóstico e combate à Leucemia, um tipo de câncer bastante frequente em crianças e adolescentes. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) a estimativa é que, entre 2023 e 2025, o Brasil tenha mais de 11 mil casos de Leucemia por ano. Ainda, segundo o INCA, este é o 9º câncer mais comum no sexo masculino e o 11º no feminino.

A campanha fevereiro laranja foi criada em 2005, pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Seu objetivo é promover a conscientização a respeito da doença e incentivar o diagnóstico precoce.  

Além disso, a campanha visa conscientizar e incentivar a doação de medula óssea, tão importante para o tratamento da doença.

Leucemia

A leucemia é um tipo de câncer que afeta as células do sangue e da medula óssea, onde as células sanguíneas são produzidas. Dessa forma, a condição ocorre quando as células sanguíneas, geralmente glóbulos brancos, começam a se reproduzir de forma anormal e descontrolada.

Entre seus sintomas, que podem ser variados, estão:

  • Fadiga persistente e sensação de fraqueza;
  • Palidez;
  • Infecções frequentes;
  • Sangramentos e hematomas incomuns;
  • Dor óssea e articular;
  • Sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, suores noturnos e perda de peso inexplicada.

Por que o RH deve se preocupar com o Fevereiro Roxo e Laranja? Qual a importância?

Sensibilizar os colaboradores sobre questões ligadas à saúde é uma atitude muito legal por parte do RH. Muitas vezes, os profissionais não têm acesso às informações sobre diferentes enfermidades e podem adquiri-las em campanhas corporativas. 

Assim, esse tipo de ação ajuda a detectar doenças precocemente, seja nos próprios colaboradores ou em familiares e amigos. Dessa forma, a empresa atua como uma aliada pela promoção da saúde no ambiente de trabalho e na sociedade como um todo. 

➡️ Saiba também: A importância da saúde mental no trabalho e como promover ações na sua empresa

O que fazer no fevereiro roxo? 4 dicas para o RH

Além de decorar o escritório com as cores do mês, é válido pensar em outras ideias interessantes para abordar o tema e abrir diálogos sobre as doenças. A seguir, listamos algumas boas ideias para o calendário da campanha, confira. 

1. Palestras e rodas de conversa

As palestras são sempre boas oportunidades para atrair a atenção dos colaboradores e tirar dúvidas sobre sinais e sintomas. Para isso, é válido convidar especialistas da área médica e também portadores das doenças abordadas. 

É importante que os funcionários entendam as consequências de um diagnóstico tardio e que tenham consciência que o tratamento correto é essencial para que o paciente tenha qualidade de vida. 

2. Distribuição de kits informativos

Nem sempre a empresa consegue realizar palestras e eventos nesse tipo de ação. Se esse for o seu caso, no entanto, é importante ter em mente que mesmo uma ação mais simples, também pode gerar impactos. 

A distribuição de um material informativo, por exemplo, pode ser de grande valia para que os colaboradores fiquem por dentro do assunto e compartilhem informações com familiares e amigos. Assim, se a empresa não puder investir em campanhas mais robustas, vale a pena pensar em um conteúdo didático e atrativo. 

3. Incentivo aos exames preventivos

Além de expor os principais sinais e sintomas das três doenças do fevereiro roxo, é essencial que a empresa incentive os exames preventivos para aqueles indivíduos que apresentam sintomas pertinentes. 

Essa ação pode ser realizada junto às lideranças, lembrando os funcionários sobre a importância de buscar atendimento médico. Além disso, o RH pode auxiliar na escala de ausências, organizando um cronograma para que os funcionários consigam realizar exames tranquilamente, sem causar impactos na operação. 

4. Apoio a instituições sociais

Uma boa ideia de ação de endomarketing para esse mês é criar campanhas de arrecadação de fundos e itens para instituições sociais. Uma dica é buscar por casas de acolhimento a pacientes com Alzheimer, por exemplo. 

Para engajar ainda mais os colaboradores na ação, o RH pode pensar em premiações para os times que arrecadarem o maior número de itens, como um saldo extra no cartão de benefícios ou horas de folga. 

O que fazer no Fevereiro Laranja? 3 ideias para aplicar

As ações indicadas para o Fevereiro Roxo, como palestras e materiais informativos, também podem ser aplicadas na campanha Fevereiro Laranja. Além dessas opções vale a pena apostar em mais três ideias. 

1. Dia do laranja

Essa é uma campanha simbólica e simples, mas que pode gerar engajamento e atrair a curiosidade e a atenção dos colaboradores sobre a pauta. A ideia é escolher um dia do mês e convidar todos os funcionários a irem trabalhar vestindo uma peça laranja. 

Para fortalecer o employer branding, o RH deve divulgar as fotos nas redes sociais da empresa e criar uma hashtag, incentivando o time a publicar as imagens e marcar a organização. 

2. Visitas a hospitais

Como já citado, a leucemia é uma doença que atinge muitas crianças e adolescentes. Sendo assim, é comum que as alas de pediatria oncológica dos hospitais tenham um número elevado de pacientes com a doença. 

A dica aqui é programar visitar com os colaboradores aos hospitais, levando um pouco de carinho e diversão para as crianças em tratamento. Profissionais mais comunicativos podem ir fantasiados, por exemplo, e o restante da equipe pode se engajar em campanhas de arrecadação de brinquedos. 

3. Campanhas de doação de sangue e medula

Por fim, outra ação importante para essa época do ano é a campanha de doação de sangue. Dependendo do porte da empresa, ela pode ser feita em parceria com hemocentros que realizam a coleta externa, como a Fundação Pró-Sangue. Outra alternativa é incentivar os colaboradores a procurarem um hemocentro próximo e realizarem a doação.

Também é válido incentivar o cadastro como doador de medula óssea, mostrando como funciona o processo, uma vez que a busca por um doador compatível pode ser longa.   

Como o RH pode ajudar colaboradores com doenças crônicas?

As doenças crônicas existem e estão presentes em nosso dia a dia. Por isso, é essencial que o RH saiba como agir com profissionais que demandam mais atenção e cuidados médicos. 

Portanto, algumas ações simples podem e devem ser incorporadas na gestão de pessoas para garantir que esses colaboradores se sintam seguros, confortáveis e confiantes, sabendo que a organização se preocupa com seu bem-estar. Entre elas, podemos citar:

  • Oferecer plano de saúde para colaboradores e dependentes;
  • Disponibilizar apoio psicológico com sessões de terapia;
  • Promover a confiança e a transparência entre líderes e liderados;
  • Estimular a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável;
  • Criar momentos de descontração e relaxamento;
  • Fortalecer o clima organizacional.

Como vimos, fevereiro roxo e fevereiro laranja são suas campanhas que focam na saúde e que o RH pode promover ações de endomarketing e conscientização dos trabalhadores. 

Assim, na hora de criar as campanhas, é fundamental ter organização e buscar apoio de profissionais da saúde, para garantir informações corretas e didáticas. 

Quer programar e organizar as ações do RH com mais antecedência? Baixe gratuitamente nosso Calendário do RH e DP 2024 e não perca nenhuma data importante. 

Sabrina Siqueira
Sabrina Siqueira
Sou apaixonada por Gestão de Pessoas desde sempre! Me tornei especialista em Gestão Comportamental, cursei administração com Ênfase em Comercio exterior (UNA), fiz Pós Graduação em Gestão Comercial e Vendas. Atualmente também sou facilitadora da Formação Analista Comportamental Profiler e Sales Enablement do time de New MRR da Sólides
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima