5 ferramentas de planejamento estratégico para pequenas empresas

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As ferramentas de planejamento estratégico são essenciais para todas as empresas, principalmente as PMEs. Por terem equipes enxutas e recursos limitados, as pequenas empresas precisam contar com ações coordenadas para atingir seus objetivos.

Neste artigo, mostraremos o que é planejamento estratégico e para que ele serve. E para complementar, listamos 5 ferramentas eficazes para trazer resultados. Confira!

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O que é planejamento estratégico? 

Também chamado de plano estratégico, trata-se de um processo sistemático criado para estabelecer o direcionamento que a empresa deve tomar para alcançar resultados. 

Portanto, com o planejamento estratégico de RH as pequenas empresas definem táticas para conduzir o negócio ao patamar desejado.

Sendo assim, o plano estratégico:

  • Organiza os insights que o mercado oferece;
  • Coleta informações sobre o cenário;
  • Define a hierarquia da empresa e as funções de cada um;
  • Faz um mapeamento dos processos e estabelece planos de ação para serem seguidos. 

O planejamento pode ser anual ou mensal e algumas empresas preferem executá-lo no longo prazo. Independente da periodicidade, é fundamental utilizar metodologias e práticas para desenvolver um plano, além de contar com pesquisas para ter sucesso na parte operacional. 

Quais as principais ferramentas de planejamento estratégico para PMEs?

Existem muitas metodologias para desenvolver um plano de ação que seja realmente eficaz para seu negócio.

A seguir, confira 5 ferramentas de planejamento estratégico que podem ajudar as pequenas empresas na viabilização do seu propósito. 

1. Definição de Missão, Visão e Valores da empresa

Para chegar onde deseja, é fundamental que todos saibam quem é e o que defende a organização. Sendo assim, a empresa deve definir sua missão, visão e valores antes de construir um planejamento estratégico. 

A missão é a causa primária para começar um negócio. A visão representa onde a empresa quer chegar no futuro.

Já os valores dizem respeito às condições inegociáveis para conquistar o que se deseja durante a evolução. Essa tríade é o ponto de partida para estabelecer o plano estratégico. 

2. Análise de ambiente externo e interno (SWOT)

Considerada uma das mais importantes ferramentas de planejamento estratégico, a análise SWOT verifica as condições internas e possíveis de controlar, além das variáveis externas, aquelas que não se pode conter para alcançar seus objetivos e ser uma empresa de sucesso

Nesse sentido, a SWOT considera quatro fatores:

  • Strengths (forças): analisa as vantagens internas da empresa diante da concorrência;
  • Weaknesses (fraquezas): verifica quais são as desvantagens internas perante o mercado;
  • Opportunities (oportunidades): estuda o que é favorável à empresa externamente e poderia ser aproveitado;
  • Threats (ameaças): pondera os indícios externos que podem afetar negativamente a empresa. 

Ao verificar forças e fraquezas, a organização consegue determinar o que mudar no ambiente interno e o que pode permanecer igual ou ser aprimorado. 

Em relação às condições externas, a análise SWOT mostra quais estratégias utilizar para diminuir as ameaças e aproveitar as oportunidades. 

3. Mapa de planejamento estratégico

Essa ferramenta mostra um panorama objetivo sobre o funcionamento da organização e onde cada colaborador é útil. Desse modo, o mapa considera como cada função está ligada ao objetivo final do negócio. 

Por essas características, o mapa de planejamento estratégico é uma ferramenta de engajamento, pois mostra ao profissional que sua força de trabalho faz diferença e que a empresa tem uma gestão estratégica de pessoas. Esse roteiro deve fornecer informações concisas e de fácil entendimento. 

4. Mapa da empatia

Trata-se de uma ferramenta estratégica que ajuda a compreender o público-alvo da empresa e a elaborar o perfil do cliente ideal. Para isso, mapeiam-se desejos, dores e comportamentos do consumidor. 

Ao fazer isso, a organização consegue entender os sentimentos do cliente e utilizar as informações para entregar o que o público deseja, aumentando a capacidade de fechar negócios. 

5. Definição de metas para pequenas e médias empresas

A aplicação dessa ferramenta torna mais claros os conceitos de objetivo, indicador e meta. Assim, a definição de metas serve para garantir que os esforços de crescimento estão alinhados à estratégia da empresa, utilizando uma linguagem simples. 

Como o Sólides Gestão pode facilitar o planejamento estratégico de RH? 

Uma das maiores dificuldades das pequenas empresas é atrair talentos compatíveis com as necessidades do negócio e com perfil alinhado à cultura organizacional. Para solucionar essa dor, podemos contar com a gestão estratégica de pessoas. 

Para ajudar a colocar os profissionais certos nos lugares certos com automatização e agilidade, a Sólides desenvolveu uma ferramenta de Recrutamento e Seleção. 

Com a Sólides, a contratação ocorre com rapidez e eficiência, seja no sistema presencial, híbrido ou remoto. Para tanto, o software usa a inteligência de dados e People Analytics para recrutar talentos com segurança e acertadamente. 

Dessa forma, as equipes de gestão de pessoas podem economizar tempo nos processos seletivos, sem abrir mão da qualidade dos candidatos

A ferramenta também seleciona os candidatos com o perfil mais adequado para a empresa e sugere os melhores profissionais, considerando o percentual de aderência à vaga. Com a automação desse processo, sobra tempo para a gestão de pessoas se dedicar ao planejamento estratégico de RH. 

Agora que você conhece 5 ferramentas de planejamento estratégico ideais para pequenas empresas, que tal continuar aprimorando seus conhecimentos com nosso Kit Avaliação de Desempenho? Confira e saia na frente!

Isabella Furbino
Isabella Furbino
Sou coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento na Sólides, mentora de profissionais de RH e também para empresas do terceiro setor. Sou Especialista em Gestão Comportamental e facilitadora da Formação Analista Comportamental Profiler há 5 anos. Me formei em Psicóloga (UFMG) e sou pós-graduada em Gestão de Negócios (IBMEC BH)
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