8 Ferramentas de gestão de pessoas que todo RH precisa conhecer

Tempo de leitura: 6 minutos

Conhecer ferramentas de gestão de pessoas é essencial para quem quer se adaptar às mudanças tecnológicas e alavancar os resultados dos Recursos Humanos. 

Isso significa que o RH muda com as inovações, e os profissionais da área devem contar com ferramentas e plataformas específicas para gerenciar suas demandas. 

Neste artigo você vai conhecer as 8 ferramentas de gestão de pessoas indispensáveis para colocar o RH da sua empresa em outro patamar. Vamos lá?

Como as ferramentas de gestão de pessoas ajudam na rotina do RH?

A transformação digital pela qual as empresas passaram nos últimos anos trouxe novas perspectivas ao RH. O que antes representava um trabalho burocrático, moroso e cansativo, tornou-se uma prática menos engessada, mais ágil e eficiente. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Essa revolução no RH alinha o conceito de RH Ágil com a transformação digital. O método promove velocidade à gestão de pessoas, simplificando os processos administrativos. 

Assim como os demais setores, o RH também vive o seu momento 4.0. Nele, o foco é no uso inteligente das ferramentas tecnológicas, integradas à estratégia da empresa.

Conheça 8 ferramentas essenciais para o RH atual

Para acompanhar as alterações provocadas pela tecnologia e fazer o RH 4.0,  convém contar com ferramentas apropriadas para otimizar as rotinas e torná-las mais estratégicas. Conheça!

1. Software de Gestão de RH

Com um software de RH, as rotinas administrativas são simplificadas e otimizadas. E isso só é possível com um bom sistema para RH, que permite coletar e analisar dados, garantir a segurança das informações, organizar documentos, dentre outros benefícios.

Imagine reunir tudo o que o RH precisa, em um só lugar. Imaginou? A Sólides pensou nisso, e desenvolveu um software de gestão completo, utilizando inteligência artificial e People Analytics para descomplicar as rotinas da gestão de pessoas nas organizações.

A plataforma traz ferramentas essenciais para atração e recrutamento de talentos, gestão administrativa, desenvolvimento de pessoas e promoção do engajamento. Tudo online, com agilidade e segurança. 

2. Controle de Ponto Digital

Com a pandemia e o home office, acompanhar o expediente do colaborador se tornou ainda mais importante. Por isso, ferramentas como o Tangerino tornaram-se indispensáveis para a gestão de pessoas atual.

Trata-se de um aplicativo para controle de ponto digital para acompanhamento de jornada. O app usa tecnologia segura e prática, inclusive para o trabalho remoto. Além de atender às regras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho. 

3. Assessment

Nas organizações, Assessment está relacionado a uma metodologia para analisar perfis comportamentais, avaliar e desenvolver pessoas. Para colocá-la em prática, utiliza-se a metodologia DISC, que identifica 4 tendências de comportamento: Dominância, Influência, Estabilidade e Cautela. 

O Profiler, ferramenta de tecnologia exclusiva da Sólides, fornece, em um único assessment, mais de 50 informações sobre o perfil comportamental do profissional. Tudo em apenas 5 minutos. Além da DISC, o software usa outros 7 métodos específicos para análise profissional. 

Informações importantes para trabalhar o desenvolvimento de talentos e a gestão comportamental.

banner para baixar ebook sobre ferramenta de gestao de pessoas: Perfil Comportamental: O guia completo para sua carreira e gestão

4. Gestão de Tarefas Online

Como aliada do RH, a tecnologia fez com que processos manuais fossem digitalizados. Assim, o setor precisou se adaptar, também, à gestão de tarefas online. Confira três ferramentas para esse fim.

Trello

O Trello usa o método Kanban para gerenciar projetos. O app organiza tarefas em três categorias: “para fazer”, “executando” e “concluído”. Assim, o usuário consegue saber quando, quanto e o que deve produzir. 

Runrun.it

A plataforma ajuda equipes a controlar tarefas, processos e projetos. Com o Runrun.it, o gestor consegue visualizar prazos de entrega, projetos em andamento, quem está livre para receber novas demandas e o que está na fila de espera. 

Asana

O Asana também permite criar tarefas e gerar relatórios. Desse modo, organiza as atividades visualmente, em lista ou no modelo Kanban. Assim, o gestor acompanha etapas, seus responsáveis, envia e recebe mensagens, organiza cronogramas, emite notificações e lembretes. 

5. Aplicativo para o RH e o Colaborador

Que tal oferecer uma experiência extraordinária aos colaboradores, impulsionando o engajamento e a comunicação com os times? Para tanto, você precisa conhecer o App Sólides

Trata-se de uma ferramenta que reúne tudo o que o RH e os colaboradores precisam, com uma interface intuitiva e de rápida interação. Ainda, o aplicativo facilita a comunicação e a percepção dos funcionários sobre a empresa. 

Além disso, permite acompanhar o desenvolvimento dos talentos e fortalecer a integração entre as equipes, resultando em mais engajamento e retenção de talentos. 

6. Saúde Mental do Colaborador

Cuidar das pessoas é também uma responsabilidade do setor de RH. Nesse sentido, o profissional de recursos humanos trata dos assuntos administrativos e zela pela saúde física e mental e o bem-estar dos colaboradores. 

Para ajudar no cuidado com a saúde mental, vale a pena conhecer a assistente virtual da Vitalk, disponível por meio de aplicativo para receber as demandas do colaborador sobre questões pessoais e profissionais. O app ainda oferece exercícios respiratórios e atendimento psicológico à distância. 

7. Plataforma de Divulgação de Vagas

Precisa divulgar as oportunidades na empresa? Ter uma ferramenta para esse fim ajuda muito. O Jobs conecta profissionais com habilidades e perfis comportamentais adequados às vagas disponíveis. 

Por meio dessa ferramenta de RH, é possível registrar vagas, divulgá-las na página institucional, acompanhar o status do processo e deixar que a tecnologia da Sólides cuide do resto. 

8. Dashboard do RH

O sistema Sólides Gestão ainda oferece recurso de dashboard, para visualizar com rapidez e clareza o quadro de colaboradores. Acompanhe o nível de energia e engajamento, além de outros indicadores fundamentais para o RH. 

imagem da oitava ferramenta de gestão de pessoas: Dashboard

Conclusão

Como vimos, com ferramentas de gestão de pessoas, o RH pode executar suas tarefas com praticidade, agilidade e eficiência. Uma vez que elas são essenciais para tornar o setor mais estratégico e dinâmico. 

Faça um levantamento sobre as necessidades do seu departamento de recursos humanos e comece já a utilizar ferramentas tecnológicas para alavancar os seus resultados.

Quer saber como a Sólides pode ajudar? Temos a mais completa plataforma de RH do Brasil. Nela, reunimos tudo o que a gestão de pessoas precisa, em um único lugar.

Faça uma demonstração gratuita e comece agora a revolucionar seu RH!

Veja também:

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments