Como escolher um Software de Perfil Comportamental em 5 passos

Tempo de leitura: 3 minutos

Com o avanço da tecnologia, o processo de seleção de candidatos também evoluiu. Dispondo de mais recursos, agora é possível contar com Software de Perfil Comportamental para confirmar se aquele candidato é o mais adequado para o cargo.

Acertar na escolha do software de mapeamento de perfil comportamental, portanto, é fundamental para o sucesso da seleção de candidatos. Para que você não caia no erro, confira como escolher o melhor sistema para a empresa!

1. Garanta que a metodologia é de qualidade

Um software de mapeamento de perfil comportamental é um dos programas mais importantes que podem ser utilizados pela empresa e também um dos mais críticos.

A análise errada ou incompleta pode levar até uma decisão errada. Isso trará impactos diretos para a empresa e terá como resultado final a necessidade de um novo processo seletivo.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Por isso, para escolher esse software o primeiro passo é garantir que ele seja de qualidade e que tenha validação, pois isso garante que a metodologia será desenvolvida da maneira correta.

2. Conheça a empresa que o oferece

Ter confiança na empresa também é muito importante, afinal, adquirir esse software é um investimento que deve ser planejado corretamente. Por isso, descubra se a fornecedora tem muitos clientes, qual o grau de satisfação e experiência com o software.

Verifique também qual o posicionamento da empresa, se é reconhecida e considerada uma referência em RH. Um nome de peso e de qualidade para estar ao seu lado pode ser estratégico como negócio.

Dessa forma, a gestão de talentos será eficiente, pois você terá uma empresa com conhecimento do mercado e um software aderente às suas necessidades.

3. Avalie os relatórios de análise

Antes de adquirir um software de mapeamento de perfil comportamental você também precisa analisar e ter acesso a como são os relatórios gerados, pois assim você pode identificar se tem a ver com o que você precisa e espera ou não.

Avalie a qualidade do texto, dos gráficos, dos índices e dos elementos em geral. Quanto mais facilitado o entendimento, melhor. Recursos visuais, como diagramas específicos, também são bem-vindos porque ajudam na tomada de decisão, especialmente de maneira mais rápida.

Uma grande quantidade de informações também, pois torna possível fazer um cruzamento de dados para identificar, por exemplo, quais serão as melhores configurações de equipes para melhorar o clima organizacional.

4. Considere o preço

Utilizar um software de perfil comportamental deve servir para ajudar a empresa e não para fazer com que ela fique endividada. Por isso, levar o preço em consideração é importante.

De maneira geral, é preciso que o software tenha um custo menor do que os benefícios que o seu uso trará. Isso não significa, entretanto, que o valor deva ser módico ou muito abaixo do mercado, já que isso pode indicar falta de estrutura ou capacidade.

Assim, o ideal é optar por uma opção que tenha um preço condizente com os serviços que oferece e também com as necessidades da sua empresa e possibilidades oferecidas pela fornecedora.

5. Pense na usabilidade e funcionalidade

Pense em como funciona o seu uso e se ele realmente traz praticidade para o dia a dia. Se ele tem uso totalmente on-line, por exemplo, é uma opção mais vantajosa, pois significa que pode ser acessado de qualquer lugar.

Além disso, também é preciso pensar em quais recursos o software oferece além do relatório de perfil. Quanto mais funcionalidades, melhor será o investimento, já que pelo mesmo preço a empresa terá acesso a opções muito importantes não só para o recrutamento, mas para toda a gestão.

Contar com um Software de Perfil Comportamental tornou-se uma maneira de tornar o RH cada vez mais estratégico, capaz de influenciar nas decisões gerenciais da empresa.

Quer saber como tornar o RH cada vez mais estratégico? Separamos algumas dicas em um conteúdo exclusivo, veja!


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] colaboradores em um só lugar e te ajuda a desenvolver avaliações de desempenho, além de fazer mapeamento comportamental, identificar o colaborador certo para a vaga certa e te fornecer informações importante sobre […]