Entender o comportamento humano é uma das grandes incógnitas do mundo. Dentro de uma empresa, conhecer melhor cada indivíduo pode ser o grande diferencial. Com diversas metodologias disponíveis, o DISC poderosos e simples para entender as pessoas. Uma ferramenta DISC bem apurada e desenvolvida ajuda na compreensão das características socioemocionais dos colaboradores. O conhecimento sobre os perfis comportamentais traz insumos ricos sobre colaboradores, candidatos e líderes e auxilia com a assertividade dos mais diversos processos de RH. Isto faz da Metodologia DISC uma excelente alternativa para ser utilizada na organização. Mas várias opções de testes baseados nesta metodologia estão disponíveis no mercado, certo? Por isso, vamos dar algumas dicas para você escolher uma ferramenta DISC de qualidade e que se adapte às suas necessidades!
O que é o DISC?
Há muito tempo que se busca entender o comportamento humano. Na Grécia antiga se atribuía às atitudes aos elementos da natureza — água, terra, fogo e ar. Hipócrates, conhecido como o pai da medicina apresentou a questão do temperamento associado aos conceitos de colérico, fleumático, melancólico e sanguíneo. O psiquiatra Carl Jung usou outra classificação: produtor, sensitivo, intuitivo e analítico. E, em 1926, o psicólogo William Marston descreveu a Teoria DISC em seu livro “Emotions of Normal People”. O DISC — sigla para Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade — é uma forma de análise de perfil mais utilizadas no mundo e com mais de 98% de eficácia. Utilizado para avaliar o perfil comportamental predominante e secundário do indivíduo, tem como principal propósito compreender como o avaliado responde aos desafios e estímulos do ambiente externo e quais são as principais motivações internas que impactam nas suas ações e reações. Conhecer melhor os tipos comportamentais aumenta a chance de alcançar o sucesso, pois é possível alinhar as atividades adequadas à representação de cada indivíduo. Há vários motivos que determinam o comportamento: o modelo familiar, exemplo e histórias de vida, ambiente em que viveu e vive atualmente, o próprio código genético e o autoconhecimento são algumas das variáveis que influenciam na ação e na reação das pessoas.O que é mapeamento de perfis?
O mapeamento está condicionado a duas esferas — interna e externa. A interna diz respeito à maneira como você percebe e avalia o seu poder em relação ao ambiente. A esfera externa está relacionada ao diagnóstico que o indivíduo faz na situação propriamente dita. Estas esferas geraram quatro campos comportamentais, que não são estáticos, e sim, podem ser adaptados de acordo com a experiência. Foram estes traços que deram origem ao nome da Teoria DISC. De maneira muito resumida, veja abaixo o que cada perfil representa:- Dominância: a maneira como se lida com problemas e desafios;
- Influencia: a maneira como trata com pessoas e as influencia;
- Estabilidade: a maneira como reage às mudanças;
- Complacência: a maneira como enfrenta regras externas.