Por que a sua ferramenta de Gestão de Pessoas deve analisar o comportamento?

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você procura ter resultados excelentes em seu RH, com certeza já conhece a importância de um software para o seu setor. Permitindo a automatização dos processos, esse tipo de ferramenta colabora para que você otimize o seu tempo de trabalho e melhore a produtividade da equipe.

Mas quando você pensa em ter um RH focado em resultados, o seu sistema não pode apenas automatizar os processos. Ele precisa te entregar dados relevantes para que você desenvolva uma Gestão de Pessoas realmente assertiva.

Quer entender melhor sobre por que a sua ferramenta de Gestão de Pessoas precisa te ajudar a analisar o comportamento dos colaboradores? É só continuar a leitura!

Por que o sistema de RH precisa analisar o comportamento?

Principalmente se você já começou a procurar uma ferramenta de Gestão de Pessoas para o seu RH, você deve ter passado por várias opções de software que te auxiliam na automatização dos processos do setor. Geralmente, esse tipo de sistema é modularizado e te ajuda em uma atividade específica: recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, e por aí vai.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Mas para realmente ter um RH eficiente, a sua ferramenta precisa te ajudar mais do que isso! Afinal de contas, se você está buscando ser estratégico, não adianta apenas automatizar os processos no departamento. Você também precisa contar com informações relevantes, como dados sobre as competências e tendências comportamentais dos candidatos em processos seletivos e colaboradores da empresa. Assim, você toma as decisões certas no momento de contratação, de planejamento de treinamentos e muito mais.

Por isso, é fundamental contar com um sistema que, além de automatizar o seu RH e integrar os diversos processos relacionados à Gestão de Pessoas, também te ajude a fazer o mapeamento de perfil comportamental dos colaboradores e analisá-lo.

Assim, você consegue implementar a Gestão Comportamental em sua empresa. Ou seja, uma Gestão de Pessoas que leva em consideração as informações sobre o comportamento dos colaboradores com o objetivo de ter processos mais assertivos, focado em melhores resultados para a empresa e no desenvolvimento dos profissionais.

Um bom sistema não só automatiza os processos do RH, mas te ajuda a criar inteligência de dados e levar estratégia para o seu departamento.

Quais são os benefícios?

Quando você utiliza um software que te ajuda não só com a automatização dos processos, mas também com o mapeamento e a análise comportamental dos profissionais, você consegue gerar diversos benefícios para o seu setor e para a organização. Veja mais sobre algumas dessas vantagens:

  • RH estratégico

Com uma ferramenta de gestão de pessoas que analisa o comportamento,  você consegue tornar o seu departamento de Recursos Humanos cada vez mais estratégico. Isso porque você irá se basear em dados concretos no planejamento das ações, conhecendo profundamente cada colaborador e liderança da empresa.

  • Decisões assertivas

Entender o comportamento dos colaboradores é o que você precisa para tomar decisões assertivas em relação à Gestão de Pessoas. Assim, você consegue realizar treinamentos focados nas necessidades de cada colaborador, evitando gastos irrelevantes, e contratar as pessoas certas, por exemplo, diminuindo a taxa de turnover, aumentando a produtividade e a retenção de talentos.

  • Clima organizacional

Além disso, um software que te permite levar a análise do perfil comportamental para os processos de RH ajuda a empresa a ter um clima organizacional saudável. Conhecendo as competências e tendências comportamentais dos colaboradores, você e as demais lideranças da empresa conseguem entender como desenvolver uma gestão voltada para o engajamento dos profissionais.

  • Equipes de alta performance

Contar com informações sobre o perfil de colaborador ideal para cada função e equipe em sua empresa é o caminho certo para ter equipes de alta performance. Com esses dados em mãos, você sabe quais são as competências necessárias para contratar um novo colaborador e o que precisa ser desenvolvido nas equipes para que cada profissional melhore os seus resultados.

Qual é a ferramenta de Gestão de Pessoas ideal para o seu RH?

O Solides Gestão é um sistema de RH que alia a automatização dos processos relacionados à Gestão de Pessoas à análise de perfil comportamental dos colaboradores. Ou seja, além de otimizar processos como o Recrutamento e Seleção, cadastro de colaboradores, engenharia de cargos e muito mais, você ainda irá integrá-los às informações sobre competências e tendências comportamentais dos colaboradores, tornando-os muito mais assertivos.

E para você entender na prática como ele pode te ajudar, que tal usá-lo gratuitamente por 14 dias? É só clicar aqui para tirar o seu acesso ao Solides Gestão!


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] dificuldades pois sentia que o seu RH era muito subjetivo. Assim, ficava difícil entender o comportamento dos […]