Como escolher uma boa ferramenta de gestão comportamental?

Tempo de leitura: 3 minutos

Para que a uma gestão comportamental tenha sucesso no mercado atual, é necessário que o RH recorra ao uso de ferramentas capazes de auxiliar os processos internos do departamento. Esse tipo de ferramenta precisa oferecer soluções para a gestão dos colaboradores, além de também gerar dados relevantes para planejamentos estratégicos futuros. Esses dados podem ser diversos. Desde índices de rotatividade, produtividade ou informações sobre o clima organizacional.

Apesar de parecer simples, cada negócio tem suas particularidades e nem sempre uma mesma ferramenta traz os mesmos benefícios para empresas diferentes. Por essa razão, vamos listar aqui alguns dos passos a serem seguidos por gestores que estão em busca de uma nova ferramenta de gestão comportamental e dessa forma vocês poderão ter uma ideia do caminho a seguir. Dá uma olhada!

Faça uma análise do seu negócio

Antes de escolher qualquer ferramenta ou implementar qualquer mudança na gestão da sua organização, é preciso fazer algumas análises de negócio.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

A primeira análise a ser feita é no próprio departamento de RH. O gestor do departamento precisa buscar possíveis problemas nas áreas de atuação desses profissionais para entender como e onde a ajuda de um software de gestão comportamental entraria na rotina desses profissionais. Essa análise interna do RH é útil pois serão esses profissionais que trabalharão diretamente com a ferramenta.

A segunda análise é feita tendo como foco o contexto geral da organização, comportamento dos colaboradores e o cenário atual do negócio. Isso significa identificar os pontos que serão beneficiados por uma ferramenta de gestão comportamental, quais são as carências do negócio e os problemas a serem solucionados através da nova tática.

Monte uma lista de funcionalidades

Através da análise já feita, fica mais fácil e concreto visualizar o modelo de ferramenta de gestão comportamental que você deseja para a sua empresa.

Para organizar o planejamento e tornar a escolha do software mais efetiva, vale listar as funcionalidades que essa ferramenta precisa ter para garantir a conquista dos objetivos que você pretende .Dessa forma, estude as análises feitas, faça a lista de funcionalidades e  pesquise as opções de ferramentas disponíveis no mercado atualmente.

Estabeleça um orçamento

Após ter feito a lista de funcionalidades chegou a hora de estabelecer o orçamento. Quanto o seu negócio está disposto a gastar com uma ferramenta de gestão comportamental?

Obviamente, as opções no mercado são diversas e os preços também. Por isso é preciso estabelecer um orçamento para já eliminar tudo aquilo que foge dele.

Escolha as 3 melhores opções e faça um levantamento

É fato que com o limite no orçamento algumas das ferramentas disponíveis no mercado já serão imediatamente eliminadas. Após isso é preciso fazer uma análise dos pontos positivos e negativos de cada ferramenta e calcular quais das funcionalidades que você precisa cada uma tem.

Tendo feito isso, selecione as três melhores opções encontradas e agende demonstrações com os representantes de cada uma. Ao final de todo esse processo ficará bem mais fácil encontrar a ferramenta certa para você.

Gostou do nosso conteúdo e está à procura de uma ferramenta de gestão comportamental? Faça um teste gratuito do Solides Gestão e conheça o software de maior custo-benefício do mercado!


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
fabio lima Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
fabio lima
Visitante
fabio lima

produtivo