Feedforward: O que é e 5 dicas de como aplicar para acelerar o desenvolvimento profissional

Tempo de leitura: 6 minutos

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração deste artigo. Aperte o play!

O mercado de trabalho tem passado por várias transformações ao longo dos anos, dentre elas, pode-se incluir o novo perfil dos profissionais que escolhem as empresas onde trabalharão. Isso porque, esse profissional não quer só ser visto como um simples “empregado”, e sim como um indivíduo que precisa ser desenvolvido tanto em suas hard skills quanto nas soft skills. E é nesse momento que o feedforward pode ser um aliado.

Assim como o feedback, trata-se de uma ferramenta fundamental para que o profissional possa ter um retorno do seu desempenho e comportamento dentro do ambiente organizacional. O feedforward auxilia o colaborador no entendimento de onde ele quer chegar e qual caminho deve percorrer para alcançar esses objetivos. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Então, se você, enquanto gestor ou profissional de coaching, ficou interessado em saber mais sobre feedforward e como aplicá-lo no desenvolvimento de profissionais de alta performance, continue a leitura e descubra 5 dicas valiosas!

 O que é feedforward?

Traduzido do inglês, a palavra feedforward significa “olhar para frente”. Esse conceito foi desenvolvido por Marshall Goldsmith, um dos principais pensadores da metodologia coaching, autor de mais de 30 livros, dentre eles o Feedforward, aplicando essa ferramenta com os principais líderes do mundo.

Como ferramenta de gestão de pessoas, o intuito do feedforward é auxiliar todos a enxergar quais competências e comportamentos devem trabalhar e desenvolver para que possam evoluir como ser humano e também como profissionais. 

Diferença entre feedforward e feedback

Pode ser que você confunda o conceito  de feedforward com o famoso “feedback”. Mas existem diferenças entre as duas ferramentas. 

A própria tradução do termo “feedback”, que significa “olhar para trás”, já nos esclarece que seu objetivo é proporcionar uma autorreflexão sobre o que foi desenvolvido no passado em relação a comportamentos e ações. 

o feedforward, tem um tom de incentivar ações focadas no futuro, sem se apegar ao que foi realizado no passado, para que o profissional possa potencializar ainda mais seus resultados. Ainda, essa reflexão serve tanto para melhorias na sua vida profissional quanto na social, com a família e amigos.

Quais os pilares do feedforward?

O feedforward é baseado em três pilares:

  1. o presente;
  2. o futuro;
  3. a positividade.

O objetivo é proporcionar o autoconhecimento, alinhando, desenvolvendo e engajando o profissional. Como resultado, a aplicação desses pilares aumenta o bem-estar e a satisfação no ambiente organizacional e na vida social como um todo.

Assim, o colaborador se sentirá mais motivado, tornando-se mais produtivo e, como consequência, entregará melhores resultados.  

E quanto às características? 

Em sua aplicação na gestão de pessoas, o feedforward conta com as características que veremos a seguir.

Foco no futuro

Olhar sempre para frente e utilizar os erros do passado como aprendizado para que eles sirvam como ferramentas de desenvolvimento. Para que isso ocorra, é fundamental que as pessoas que recebem o feedforward estejam abertas ao diálogo e, principalmente, a ouvir o que o outro tem a dizer. 

Autoconhecimento 

Para que um indivíduo possa se desenvolver, é fundamental que ele tenha um profundo conhecimento de quem realmente é. Somente assim, ele poderá reconhecer onde quer chegar em todas as áreas da sua vida. 

Estímulo de talentos

Muitas vezes, as pessoas contam com habilidades guardadas dentro de si, sem sequer saber que as têm. Logo, o feedforward cumpre seu papel no desenvolvimento de talentos por estimular a reflexão e também a busca de melhorias comportamentais e profissionais. 

ebook_elaborar_pdi_com_a_sólides

Como aplicar o feedforward?

Se você, como gestor, líder ou profissional de coaching empresarial, ainda tem dúvidas na hora de aplicar o feedforward, preparamos 5 dicas para auxiliar nessa autoavaliação e aplicá-la de forma assertiva. Confira!

1. Utilize-o como complemento do feedback

Logo após oferecer feedback, pontuando atitudes e ações que estejam atrapalhando o desenvolvimento do profissional — com todo cuidado e de forma construtiva, deixe bem claro que essa reflexão tem o objetivo de estimular atitudes imediatas, deixando para trás o que não tem agregado na sua trajetória.

2. Faça questionamentos que promovam autorreflexão 

Para que a pessoa que está recebendo o feedforward possa refletir sobre o que ela precisa mudar para crescer e também entender que as respostas estão dentro dela mesma, faça as seguintes perguntas:

  • Que comportamentos e ações você imagina que precisa aprimorar ou transformar?
  • Quais os objetivos a serem alcançados? Onde você quer chegar?
  • Como será seu futuro se os seus objetivos forem colocados em prática? Por onde você imagina que deva começar a mudança em cada âmbito?

3. Apoie as mudanças e auxilie na transformação

Logo após ouvir o que a pessoa tem a dizer, é importante que você o ajude a olhar para frente, mostrando que confia em seu potencial, auxiliando-o a encontrar as respostas para esses questionamentos. 

4. Elabore um plano de ação

Além de ouvir e apoiar, é papel do gestor ou coaching orientar o indivíduo na elaboração de um plano de ação focado nos objetivos que ele deseja alcançar. Para isso, sugira uma transformação em etapas e não deixe de demonstrar que ele pode sempre contar com você nessa trajetória, marcando encontros periódicos. 

5. Desperte talentos potenciais

Sabendo que o feedforward é uma ferramenta poderosa na identificação de talentos, como profissional de coaching de carreira, não deixe de sugerir ações para que eles sejam desenvolvidos.

Para isso, você pode indicar leituras, cursos ou treinamentos presenciais e online, que se encaixem no perfil comportamental do profissional. Assim, o orientado poderá potencializar o que ele já tem de melhor, alcançando a excelência e uma autorrealização. 

Percebeu que o principal foco do feedforward é colaborar para um autodesenvolvimento do capital humano e nada tem a ver com críticas ou julgamentos? Essa ferramenta de gestão de pessoas contribui para que o indivíduo possa se conhecer profundamente e aceitar que precisa estar em constante mudança para que possa evoluir. 

Ainda, a metodologia do feedforward mostra que essa mudança pode ser feita de forma leve e positiva, tornando essa caminhada muito mais fácil! 

Agora que conheceu algumas dicas dessa ferramenta, o resto é com você! Então, se deseja desenvolver um processo de coaching ainda mais assertivo para se destacar na sua área, não deixe também de acessar nosso e-book com 7 passos essenciais para um processo de coaching de sucesso. 

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
José Israel Conti

Excelente !!!! A metodologia clara simples de fácil entendimento.