Feedforward: o que é e como aplicá-lo na gestão de pessoas

Tempo de leitura: 7 minutos

Aperte o play e ouça a narração deste artigo sobre feedforward:

Ao preencher seu e-mail você concorda com a Política de Privacidade da Sólides.

Feedforward é um conceito novo para a sua empresa? Então, você chegou ao lugar certo. Essa tendência está em alta no mercado e acompanha as  transformações pelas quais ele tem passado ao longo dos anos.

Dentre elas, podemos citar a mudança de pensamento dos profissionais em relação ao local de trabalho. Atualmente, eles não querem ser vistos apenas como um simples “funcionário”. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

É nesse contexto que o feedforward entra como um aliado da gestão de pessoas, ajudando o colaborador a entender onde quer chegar e qual caminho percorrer para alcançar seus objetivos. 

Quer saber mais sobre feedforward? Continue a leitura e descubra como aplicá-lo para desenvolver profissionais de alta performance.

O que é feedforward?

Traduzido do inglês, a palavra feedforward significa “olhar para frente” ou “olhar adiante”. O conceito foi desenvolvido por Marshall Goldsmith, um dos principais pensadores da metodologia coaching

Como ferramenta de gestão de pessoas, o objetivo do feedforward é auxiliar na visualização de competências e comportamentos que devemos trabalhar e desenvolver nos colaboradores. 

Qual a diferença entre feedback e feedforward?

É comum confundir os conceitos de feedback e feedforward. Mas existem diferenças importantes entre os dois, confira a seguir. 

Feedback

A tradução de feedback significa “olhar para trás”. Seu objetivo é proporcionar a autorreflexão sobre o que foi realizado no passado em relação a comportamentos e ações. Trata-se de uma ferramenta utilizada para melhorar o desempenho e o comportamento do colaborador no ambiente organizacional.

Feedforward

Já o feedforward funciona como um incentivo para ações focadas no futuro, sem se apegar ao que foi realizado no passado. Desse modo, o profissional pode potencializar ainda mais seus resultados. Além disso, essa reflexão serve tanto para melhorias na sua vida profissional, quanto social.

Ficou clara qual a diferença entre feedback e feedforward? Então vamos entender os benefícios que ele oferece. 

A importância e os benefícios do feedforward

O feedforward é baseado em três pilares: o presente, o futuro e a positividade. Nesse sentido, ele traz benefícios não apenas ao colaborador, mas também para a empresa.

Benefícios para o colaborador

O feedforward proporciona autoconhecimento, alinhando, desenvolvendo e engajando o profissional. A aplicação desses pilares aumenta o bem-estar e a satisfação no ambiente organizacional e na vida social.

Assim, o colaborador se sente mais motivado, mais produtivo e, como consequência, entrega melhores resultados.  

Benefícios para a empresa

Embora o foco dessa estratégia seja o colaborador, as organizações também garantem benefícios, principalmente para a gestão de pessoas, pois o setor aprende novas maneiras de lidar com o capital humano. 

Implementar a ferramenta e saber como aplicar o feedforward oferece muitos pontos positivos para as empresas, como:

  • mais produtividade e maior engajamento;
  • reduz índices de turnover;
  • contribui para o bem-estar coletivo;
  • proporciona clima organizacional saudável;
  • oferece boas perspectivas para o negócio quando a organização investe no desenvolvimento de competências técnicas (hard skills) e habilidades comportamentais (soft skills); 
  • promove uma cultura colaborativa e fortalece as relações interpessoais;
  • aumenta a competitividade da empresa, fortalece o employer branding e eleva a atração e a retenção de talentos. 

Características do feedforward

Em sua aplicação na gestão de pessoas, o feedforward conta com as características que veremos a seguir.

Foco no futuro

Olhar sempre para frente, utilizando os erros do passado como aprendizado para que eles sirvam como ferramentas de desenvolvimento. Para que isso ocorra, é fundamental que as pessoas que recebem o feedforward estejam abertas ao diálogo e, principalmente, a ouvir o que o outro tem a dizer. 

Autoconhecimento 

Para que um indivíduo se desenvolva, é fundamental que ele tenha um profundo conhecimento de quem realmente é. Somente assim, ele poderá reconhecer onde quer chegar em todas as áreas da sua vida. 

Estímulo de talentos

Muitas vezes as pessoas contam com habilidades guardadas dentro de si, sem sequer saber que as têm. Logo, o feedforward cumpre seu papel no desenvolvimento de talentos por estimular a reflexão e também a busca de melhorias comportamentais e profissionais. 

banner para baixar o ebook sobre Autoconhecimento: o fundamento para se desenvolver-feedforward

6 dicas de como aplicar o feedforward na gestão de pessoas

Como gestor, analista de RH ou coaching empresarial, você pode aplicar o feedforward para trazer resultados aos colaboradores e à empresa. Pensando nisso, preparamos 6 dicas para auxiliar nessa autoavaliação e para aplicá-la com mais eficiência. Confira!

1. Use o mapeamento comportamental

O mapeamento do perfil comportamental auxilia profissionais na jornada do autoconhecimento. Afinal, quando compreendemos nossas reações e comportamentos, fica mais fácil tomar decisões para a carreira, por exemplo. 

Ainda, identificar qual é o perfil do colaborador permite criar estratégias para lidar com nuances de personalidade sem sobressaltos. Isso porque, a gestão de pessoas tem conhecimento a respeito das características de cada profissional. 

Nesse sentido, utilizar o conceito de feedforward aliado ao mapeamento do perfil comportamental é uma excelente estratégia para potencializar a ação e torná-la mais efetiva. 

Como resultado, o colaborador consegue visualizar competências e comportamentos que deve aprimorar para evoluir como ser humano e como profissional. 

2. Utilize como complemento do feedback

Após o feedback, demonstre com clareza e de forma construtiva que o feedforward propõe uma reflexão para estimular atitudes imediatas, deixando para trás o que não tem agregado na trajetória.

3. Faça questionamentos que promovam autorreflexão 

Para que a pessoa que está recebendo o feedforward possa refletir sobre o que ela precisa mudar para crescer e também entender que as respostas estão dentro dela mesma, faça as seguintes perguntas:

  • Que comportamentos e ações você imagina que precisa aprimorar ou transformar?
  • Quais os objetivos a serem alcançados? Onde você quer chegar?
  • Como será seu futuro se os seus objetivos forem colocados em prática? 
  • Por onde você imagina que deva começar a mudança em cada âmbito?

4. Apoie as mudanças e auxilie na transformação

Logo após ouvir o que a pessoa tem a dizer, é importante que você a ajude-a a olhar para frente, mostrando que confia em seu potencial, auxiliando no encontro das respostas para os questionamentos feitos anteriormente. 

5. Elabore um plano de ação

Além de ouvir e apoiar, é papel do gestor ou coaching orientar o indivíduo na elaboração de um plano de ação focado nos objetivos que ele deseja alcançar. Para isso, sugira uma transformação em etapas e não deixe de demonstrar que ele pode sempre contar com você nessa trajetória, marcando encontros periódicos. 

6. Desperte talentos potenciais

Sabendo que o feedforward é uma ferramenta poderosa na identificação de talentos, não deixe de sugerir ações para que eles sejam desenvolvidos e reconhecidos.

Conclusão

Você conferiu que o principal foco do feedforward é colaborar para o autodesenvolvimento do capital humano

Ainda, o profissional de hoje deseja ser reconhecido como um indivíduo que está aberto a desenvolver suas hard e soft skills. O feedforward contribui para esse desenvolvimento e incentiva a evolução constante. 

Para turbinar ainda mais seus conhecimentos sobre gestão de pessoas, baixe nosso ebook sobre Gestão de Pessoas: é bem mais fácil quando você conhece seus colaboradores.

banner para baixar ebook sobre Gestão de Pessoas: é bem mais fácil quando você conhece seus colaboradores-Feedforward
4.5 2 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
José Israel Conti

Excelente !!!! A metodologia clara simples de fácil entendimento.