5 dicas para dar feedbacks efetivos para seus liderados

foto de um homem e uma mulher trabalhando em feedback efetivos
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Dar feedbacks efetivos para seus liderados é um desafio a ser encarado por muitos gestores. A conversa franca e sincera sobre aspectos positivos e negativos do trabalho do colaborador pode ajudar a aumentar a qualidade e produtividade.

Quando não há feedback, os liderados podem ficar inseguros em relação a sua entrega e não desenvolver características e aspectos necessários para avançar em sua carreira profissional.

Para ajudar, preparamos um infográfico com dicas de como dar feedbacks efetivos para seus liderados. Confira!

A importância do feedback

Antes de falarmos da dicas, precisamos reforçar que o feedback é uma prática necessária a ser adotada na rotina de trabalho da sua empresa.

Existem várias formas de tornar essa metodologia diária, seja com one-on-one agendados com todos os seus colaboradores ou pela busca da gestão em promover momentos de interação.

É preciso entender que mesmo em cenários como o atual, no qual o distanciamento social levou os trabalhadores para o cenário de home office, há a necessidade de promover feedbacks com certa constância.

Outro aspecto a ser percebido é que esse retorno não pode ser apenas quando o trabalhador faz algo de errado. A conversa precisa estimular os liderados a quererem aprender e se desenvolver, por isso é fundamental dar feedbacks positivos e negativos.

As 5 dicas para dar feedbacks efetivos

Nem todo feedback, porém, causa o efeito esperado pelos gestores. Por isso, é fundamental se preparar e contar com algumas dicas que podem ajudar.

No infográfico abaixo, separamos 5 dicas para dar feedbacks efetivos:

  1. considerar os valores dos liderados;
  2. estruturar cada ponto que será abordado na conversa;
  3. indicar ou sugerir caminhos;
  4. escutar;
  5. colaborar com a solução.

Confira o nosso infográfico:

O feedback considerando o perfil comportamental

Outra dica fundamental para dar feedbacks efetivos está na consideração do perfil comportamental do colaborador.

Cada pessoa reage de uma forma diferente diante de um feedback, por isso, conhecer as tendências comportamentais dos perfis ajuda a gestão a elaborar uma melhor abordagem.

É fundamental que na hora de dar feedback, os gestores levem em consideração o momento e o contexto dos colaboradores. Perguntar se estão disponíveis para ouvir e conversar, assim, abre-se uma porta para a melhor receptividade.

Agora que você aprendeu a dar feedbacks efetivos para os liderados, confira o nosso guia completo sobre feedback!

Sabrina Siqueira
Sabrina Siqueira
Sou apaixonada por Gestão de Pessoas desde sempre! Me tornei especialista em Gestão Comportamental, cursei administração com Ênfase em Comercio exterior (UNA), fiz Pós Graduação em Gestão Comercial e Vendas. Atualmente também sou facilitadora da Formação Analista Comportamental Profiler e Sales Enablement do time de New MRR da Sólides
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima