Feedback: o que é, quais os benefícios e como associar ao perfil dos colaboradores?

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Feedback é uma resposta dada a um profissional com o intuito de estimulá-lo. Uma avaliação que pode ser positiva, construtiva ou negativa. Essa ferramenta é eficiente por permitir que a comunicação flua melhor dentro do ambiente corporativo.

Existem diferentes formas de abordar o colaborador e adotar o feedback dentro de uma empresa. Quando incluída na cultura organizacional, pode-se potencializar as ações e conseguir resultados que impactam a performance e o clima do ambiente de trabalho.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Neste guia, você vai conferir tudo o que é necessário para entender a importância do feedback, suas várias técnicas e formas de aplicar. Então, vem com a gente e entenda mais sobre esse assunto.

O que é feedback?

Você sabe o que é feedback? Trata-se de uma resposta oferecida ao colaborador como forma de estímulo. Ele é feito por meio de uma avaliação do líder para o liderado ou vice-versa. O objetivo é levar o interlocutor a entender mais sobre o seu comportamento dentro da empresa, mostrando como ele foi interpretado ou recebido pelo próximo.

Portanto, o feedback é um meio de comunicação, é uma demonstração de investir na relação entre empresa e colaborador para que haja o aprendizado constante e melhor desenvolvimento profissional.

Sendo assim, dar um feedback quer dizer que você se importa com o seu profissional o suficiente para sair da sua zona de conforto e ter uma conversa bastante aberta. Mas que ela seja feita de forma profissional, com cuidado e carinho. Por isso, precisa ser preparado em seus detalhes para que seja algo transformador e eficiente.

Além disso, vale ressaltar que o feedback é composto por mais do que palavras. Por isso, o tom de voz que usamos está envolvido no meio dessa comunicação, então, atenção para que não soe como agressivo. Ainda, a expressão corporal também conta bastante na hora de ter essa conversa. Logo, tome cuidado com os seus gestos para que eles não expressem algo inadequado.

Quais são os tipos possíveis de feedback?

Há alguns modelos de feedback que podem ser adotados em sua empresa. A diferença entre eles é o seu objetivo.

Feedback construtivo

Esse modelo tem o objetivo de abordar algum comportamento ou atitude que obteve um impacto negativo e que deve ser trabalhado. Para tanto, é necessário dar a ele um caminho para conseguir melhorar em algo.

Exemplo de feedback construtivo

Quando um colaborador tem uma atitude impulsiva ou descontrolada no meio de um atendimento, por exemplo, é possível mostrar a ele um caminho para melhorar. A abordagem pode ser:

  • “Percebemos que você está um pouco agitado nos últimos dias, podemos ajudar? Precisa conversar? É algo aqui na empresa que o incomoda? Às vezes, colocar os sentimentos para fora ajuda a melhorar nosso comportamento. No entanto, precisamos que você se comprometa a não deixar os seus impulsos falarem mais alto durante um atendimento. Conte conosco para o que necessitar”.

Feedback positivo

Esse tem o objetivo de elogiar uma atitude de um profissional ou um comportamento que teve um impacto positivo. Ainda, mostra para esse colaborador que a empresa gostaria que ele repetisse essa atitude.

Exemplo de feedback positivo

Citar exemplos reais, vividos pela pessoa avaliada, é importante para que ela entenda do que se trata esse feedback. Portanto, se o colaborador bateu a meta de vendas estabelecidas pelo gestor no mês e foi também elogiado por um cliente, ele precisa saber disso.

Veja como você pode abordar esse feedback:

  • “Parabéns, você bateu a sua meta do mês e também foi elogiado pelo cliente X, pois foi atencioso em sua ligação. Continue assim!”

Dar o feedback positivo é detalhar a ação do colaborador para que ele entenda quais são os pontos fortes do seu trabalho. Portanto, mesmo que seja uma atitude simples, mas que tenha tido um impacto grande, elogie!

Feedback negativo

Esse é um tipo de feedback que precisa ser pensado com mais detalhes. Afinal, é uma conversa na qual você vai falar sobre algo que deve ser aprimorado. Não somente, será um comentário negativo, que explicará como uma atitude não foi legal dentro do ambiente de trabalho.

Normalmente, existem três tipos de feedback negativo:

  • gestor para o colaborador;
  • colaborador para o gestor;
  • colaborador para colaborador.

Exemplo de feedback negativo

Quando o gestor precisa falar para o colaborador sobre uma demanda em atraso, ele pode fazer a seguinte abordagem:

  • “Compreendo que você tem passado por alguns problemas, caso precise de ajuda, estamos aqui para auxiliar. Porém, o fato desse obstáculo ter sido colocado a frente do seu trabalho afetou as suas entregas de demandas nesses dias. Precisamos que você saiba separar melhor essas situações para não impactar o seu desenvolvimento”.

Agora, quando o gestor deixa a equipe de lado e prejudica o desenvolvimento do time, a abordagem pode ser da seguinte forma:

  • “Sei que você está preocupado em entregar as suas demandas dentro do prazo. Mas a sua atitude afetou o desenvolvimento de toda a equipe na produção do projeto X. No entanto, você pediu para passarmos outras tarefas na frente, o que nos confundiu sobre a ordem de prioridade. Como nosso gestor, é importante que se preocupe com todo o time“.

Ainda, quando um colaborador precisa conversar com outro porque a sua atitude está atrapalhando o seu desempenho, a forma de falar pode ser:

  • sei que o seu modo de falar não é de propósito. Porém, quando você fala muito alto acaba atrapalhando a minha concentração nas tarefas. Portanto, é importante que a gente consiga chegar a um ponto de equilíbrio para que a equipe tenha sucesso de forma geral.

Como o feedback atua para o benefício da empresa?

Uma empresa é formada por profissionais que trabalham em conjunto. Entretanto, seus comportamentos são diferentes, afinal, são pessoas diferentes. Logo, a organização precisa ficar atenta para que todos atendam às necessidades. Somente com uma boa equipe é que uma instituição se manterá competitiva e sustentável no mercado em que atua.

Por isso, o feedback é tão importante, uma vez que ele ajuda a empresa a aprimorar a sua equipe para que o produto ou serviço que eles executam se tornem cada vez melhor. Além de terem profissionais cada vez mais qualificados em sua área.

O mercado já recebe muito bem o feedback de seus clientes e sabe que isso é importante para que uma empresa se mantenha em alta no mercado. Porém, é preciso que essa cultura também seja aceita de forma bem aberta dentro das organizações.

O feedback, vindo de um consumidor para a empresa, pode ser feito por meio de uma ferramenta chamada Net Promoter Score (NPS). Há outras formas de uma instituição receber esse retorno do cliente como por canais de atendimento, por pesquisa de satisfação no site etc.

Todos esses retornos coletados podem proporcionar melhorias para os serviços ou produtos da empresa. A importância dessa ferramenta para o crescimento de uma marca aparece quando descobrimos que não é possível perceber as melhorias que um produto ou serviço precisam sem esse retorno. Portanto, é necessária a ajuda do público externo.

Melhorando o ambiente corporativo

Já dentro do ambiente corporativo, o feedback traz melhoria no relacionamento da equipe e uma forma de solucionar os pontos cegos que passam despercebidos. Seja ele de um líder ou um colega de trabalho, é crucial para aprimorar o que deve ser mais bem desenvolvido e exaltar comportamentos que precisam ser mantidos.

Por isso, disseminar a cultura do feedback dentro de uma organização resulta em um nível maior de satisfação do seu público interno e externo. Além de ser uma boa oportunidade para fidelizar o seu cliente/consumidor.

Veja como o feedback pode ajudar a melhorar o ambiente corporativo:

  • motivação para a equipe: os profissionais, sejam eles líderes ou liderados, terão a oportunidade de saber onde estão acertando e errando;
  • ferramenta de escuta: falar é bom, mas aprender a ouvir pode ser transformador. Com o feedback é possível aprender essa habilidade e ensinar o próximo. Portanto, é uma ferramenta de grandes mudanças positivas dentro de um ambiente corporativo;
  • melhora o desempenho: por meio do feedback, o colaborador ou gestor tem a chance de aprimorar suas habilidades e melhorar o seu profissional;
  • processo de aprendizado: esse meio de comunicação é uma via de aprendizado para todas as partes envolvidas, pois, por meio de uma conversa aberta e sincera, é possível corrigir várias falhas que, em muitos casos, passam invisivelmente.

Quais os benefícios do feedback para os colaboradores?

Com certeza, você já identificou uma série de vantagens sobre aplicar corretamente o feedback, não é mesmo? Agora, falaremos mais detalhadamente sobre as vantagens que ele tem para os seus colaboradores.

Confira quais são os benefícios do feedback para a sua equipe:

  • proporciona uma maior proximidade entre o gestor e o colaborador;
  • dá mais confiança para o profissional, pois ele se sente seguro e sabe que pode contar com a ajuda do seu líder, bem como da empresa para melhorar o seu desempenho;
  • é um alerta que dá a chance ao colaborador de aprimorar as suas habilidades ou tomar conhecimento sobre alguma ação que não foi positiva, evitando ser surpreendido com uma possível demissão;
  • é uma maneira de ter um feedback de mão dupla, afinal, se há algo atrapalhando o relacionando entre o gestor e o colaborador, é possível que o líder tenha conhecimento de alguma atitude que não seja positiva;
  • diminui o turnover dentro da empresa, pois, ao aplicar o feedback com periodicidade, a equipe tem chances de melhorar o seu desempenho e o meio de produção, além de mostrar a seu líder que está ao seu lado, apoiando seus passos e transformações;
  • uma forma do colaborador melhorar o seu marketing pessoal, pois o feedback tem essa função, de transformar profissionais, já que as instruções são personalizadas;
  • faz da empresa um local melhor para se trabalhar, portanto, proporciona ao colaborador um ambiente propício, a partir do momento em que a organização mostra a sua empatia, colaboração e cuidado com os seus profissionais. Dessa forma, a relação ficar mais sólida.

Quais são as vantagens do feedback para os gestores?

Não é somente os colaboradores que se beneficiam com o feedback, mas os gestores também. Trata-se de uma via de mão dupla, portanto, todos saem ganhando quando ele é aplicado de maneira assertiva e clara. Acompanhe os benefícios do feedback para os gestores:

  • colaboradores sempre alinhados com os objetivos da empresa;
  • aumento da produtividade da equipe;
  • motivação dos profissionais;
  • retenção de talentos, o que diminui os gastos com desligamentos de colaboradores;
  • gera economia;
  • relação sólida entre gestores e equipe;
  • gestores mais atentos ao que acontece ao seu redor, identificando corretamente os problemas e os corrigindo com assertividade.

Como construir um feedback adequado?

Saber como dar feedback para colaboradores é fundamental. Mas para ele ser construtivo precisa ter alguns elementos. 

Elementos que devem ser considerados para o feedback

É preciso que o gestor pense em todos os detalhes para que o seu liderado receba a mensagem de forma correta e não somente como uma crítica.

Contexto

É importante saber a realidade da situação que originou o feedback. Portanto, é necessário ser bem transparente e especificar o momento para gerar essa conversa, por exemplo: “na última semana ocorreu um comportamento que foi desfavorável”.

Comportamento

Além do contexto, é necessário informar qual tipo de comportamento foi ou não bom dentro da situação. Assim o colaborador saberá onde precisa melhorar ou se a sua atitude foi correta.

Impacto

Ainda, é preciso explicar o impacto que determinado tipo de comportamento ou atitude causa dentro do ambiente corporativo. Afinal, toda ação tem uma reação. As consequências trazem aprendizados, portanto, o gestor precisa aprender a extrair a mudança que o colaborador necessita para passar a mensagem corretamente.

Expectativa

Para finalizar, feche a conversa mostrando as possíveis saídas para que essa situação não ocorra no futuro. Além disso, você pode perguntar ao profissional se ele tem outra forma de solucionar o ocorrido, agindo de maneira preventiva ao invés de corretiva.

Mas deixe claro que você tem a expectativa de melhoria, que conta com o profissional para ajudar a transformar essa situação. Ainda, mostre-se solícito e que está ao lado do colaborador para auxiliar no que precisar.

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Como receber e oferecer feedback?

Há algumas estratégias importantes para oferecer um feedback de forma adequada:

  • primeiramente, ele deve ser dado em tempo, ou seja, não pode esperar muito após a ocorrência de um fato para ter essa conversa com o profissional;
  • é preciso se preparar adequadamente, pensar nos elementos para que o feedback seja construtivo e o mais objetivo possível;
  • não usar a prática do sanduíche, ou seja, não inserir uma crítica no meio dos elogios. Se o feedback é para elogiar, que essa seja somente a finalidade, mas se for corretivo, fale sobre a situação e mostre o caminho para que não ocorra novamente;
  • pensar no tom a ser usado nessa conversa para que não se torne algo destrutivo e o colaborador enxergue a crítica como uma punição e não como uma forma de aprimorar o seu lado profissional;
  • o feedback construtivo é o melhor a ser aplicado, pois os profissionais estão sempre em busca de evolução, não somente de elogios ou críticas;
  • aplicar o feedback para os gêneros de forma imparcial, independente de ser homem ou mulher — todos são profissionais e devem ser tratados com respeito, independentemente do sexo.

A melhor maneira de receber o feedback

Em contrapartida, quem recebe o feedback também deve atuar de forma ativa, não somente com passividade. Para tanto, é preciso que o receptor aja de forma que esse retorno seja útil em seu processo de desenvolvimento.

Logo, a pessoa que vai receber o feedback precisa buscar as seguintes reações:

  • reconheça que essa conversa é construtiva, pois pode melhorar a sua produtividade e relacionamento com toda a equipe;
  • veja a situação com a perspectiva de quem está aplicando o feedback, afinal, colocar-se no lugar do outro é importante para analisar a situação com outra visão, assim, lidará melhor com o que está sendo apresentado;
  • preste atenção se o feedback é sobre o seu comportamento e, em caso afirmativo, transforme-o em algo positivo;
  • ouça atentamente para poder dar respostas coerentes e a conversa fluir abertamente;
  • agradeça o feedback e use-o de forma apropriada para fazer as mudanças necessárias;
  • tenha consciência de que você mesmo pode encontrar soluções confortáveis para mudar a situação e ser melhor a cada dia;
  • procure fazer as transformações de forma construtiva;
  • quando for a sua hora de falar, seja claro e expresse bem os seus sentimentos e o que pensa sobre o feedback.

Por fim, é importante que tanto quem vai aplicar quanto quem receberá o feedback faça dessa conversa algo saudável e construtivo. Logo, tenham em mente que juntos podem transformar o ambiente de trabalho em algo positivo para ambos.

Quais são os erros que devem ser evitados na hora do feedback?

Assim como existem as atitudes corretas, é preciso ficar atento aos erros que precisam ser evitados na hora do feedback, por exemplo:

  • o feedback não é pessoal, e sim profissional, portanto, tome cuidado para a conversa não perder o rumo;
  • Não ser específico e não estruturar corretamente o feedback;
  • citar outros nomes no meio da conversa, de pessoas que não estejam presentes no local;
  • os feedbacks construtivos devem ser aplicados de modo individual e não em público;
  • não se preparar para aplicar o feedback;
  • trata-se de uma conversa séria, portanto, não deve haver piadas durante o feedback;
  • o feedback precisa ser aplicado com tempo, não pode ser algo corrido;
  • falar em tom punitivo.

Quais as principais técnicas de feedback?

Agora, conheça algumas técnicas para aplicar o feedback corretamente.

Feedback SCI

Trata-se do feedback que ensina os colaboradores a falar o que deve ser dito, de modo inteligente, absorvendo de maneira positiva, ou seja, deixa de ser somente uma conversa para uma bronca e passa a ser algo construtivo, uma troca de informações que contribuirá para alavancar a produtividade da empresa.

Feedback Sanduíche

É a técnica que diz para ser sincero sem ofender. A organização de ideias é o principal no contexto do feedback sanduíche, ajudando a elevar os pontos-chave dessa conversa, sejam eles positivos ou negativos. Portanto, a formação desse feedback é:

  • elogiar para preparar o colaborador;
  • falar sobre o ponto que precisa ser melhorado;
  • encorajar a pessoa a ser melhor, dando o norte de como fazer isso.

Feedback 360º

Essa é uma ferramenta de avaliação de desempenho, na qual uma pessoa é avaliada por todos a sua volta: superiores, subordinados, prestadores de serviço, clientes e por si mesmo. Um método utilizado para compreender as deficiências do colaborador e ajudá-lo a evoluir em suas competências.

Feedback Canvas

Aqui, temos uma ferramenta de avaliação de desempenho com o objetivo de criar um ambiente mais colaborativo e de confiança. Por meio dela, é possível que todos expressem o seu ponto de vista: gestor e todos os que compõem a equipe.

Como valorizar o feedback dos consumidores?

A melhor forma de valorizar o feedback recebido por seus clientes é buscar a mudança que foi sugerida — seja no atendimento, processos ou no serviço/produto que adquiriu. Assim, é possível demonstrar, de forma prática, que a sua empresa está sempre aberta a realizar melhorias.

Portanto, converse com o seu cliente para mostrar a sua satisfação com o retorno. Mesmo que para você não seja tão positivo, mas afirme que está aberto para realizar essa transformação. Fale sobre prazos, porque se demorar, ele pode pensar que não será atendido. Demonstre sempre a sua dedicação para atendê-lo!

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Como associar o feedback com o perfil comportamental?

É muito importante que o gestor saiba identificar o comportamento de cada membro para aplicar o retorno corretamente. Feedback e perfil comportamental andam juntos dentro de uma gestão de pessoas. Afinal, saber usar a linguagem e tom de voz correto para iniciar essa conversa é fundamental para que ela seja positiva!

Para Comunicadores

O perfil comunicador é mais positivo, com habilidades mais racionais e bem informal. Portanto, ter uma conversa mais assertiva e otimista é a melhor saída para dar feedback para comunicadores. Dessa forma, você conseguirá prender a atenção para que absorvam melhor todo o conteúdo.

Para Analistas

Trata-se de pessoas que preferem trabalhar individualmente, com informações passadas de forma direta e mais formal. Normalmente, durante a conversa do feedback, o analista saberá o que existe de errado e o que deve fazer para mudar a situação. Mas é necessário que o feedback para analistas nunca seja na frente de outras pessoas, uma vez que eles não gostam de exposição.

Para Executores

Os executores são profissionais mais ágeis, que costumam fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo. Eles não se sentem intimidados no momento do feedback, porém, para prender a atenção deles é preciso desafiá-los a serem melhores, a se doarem mais. Ainda, durante o feedback para executores seja objetivo e direto em suas observações.

Para Planejadores

Os planejadores são bons no trabalho em equipe, em tarefas que exijam atenção e se preocupam com o bem-estar de todos. Eles esperam ansiosamente pelo momento do feedback, pois precisam saber como estão se saindo em suas tarefas. Para estimular um colaborador, durante o feedback para planejadores é preciso que o gestor mostre que sabe que ele é capaz de se superar.

Viu como o feedback é importante para a empresa? Ainda, que há vantagens para a organização, gestores e colaboradores? Portanto, todos saem ganhando. Mas a ausência de feedbacks pode gerar transtornos. Logo, evite que isso aconteça e tenha sempre uma conversa direta e franca com a sua equipe.

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