Feedback positivo: entenda a importância

Tempo de leitura: 6 minutos

Sem tempo para ler sobre feedback positivo? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo!

Hoje, nas relações de trabalho, é muito importante o uso do feedback, uma vez que essa ferramenta visa conscientizar os profissionais de sua atuação dentro do ambiente corporativo e melhorar diversas áreas no empreendimento. Melhor ainda é quando surge o feedback positivo.

A maioria das pessoas pensa que somente o elogio faz parte desse tipo de retorno. Mas ele vai além disso, envolvendo questões que são bastante valiosas para as organizações.

Neste post, abordaremos o feedback positivo. Quer aprender mais sobre o tema e potencializar o seu time? Vem com a gente e descubra como essa ferramenta é essencial!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Qual a importância do feedback positivo?

Dar retornos com periodicidade ao colaborador é de extrema importância para que ele se sinta reconhecido e saiba onde está acertando. O feedback positivo é uma forma de valorizar as capacidades da sua equipe, mostrando que você confia e aposta neles.

Trata-se de uma ferramenta, que tem o objetivo de promover o bom desempenho do colaborador, fornecer direcionamento para maximizar os resultados e estimular a boa produção. A ideia é gerar um ciclo positivo dentro do ambiente corporativo. Dessa maneira, o profissional fica cada vez mais motivado para desenvolver suas funções.

Esse tipo de feedback permite mostrar às pessoas da sua equipe que elas atingiram os padrões esperados pela empresa durante a execução de uma atividade. Ainda, é um retorno que estimula a busca constante de crescimento profissional e de aprimoramento das atividades realizadas.

A falta do feedback positivo dentro de uma organização torna o ambiente mais tenso, pois o profissional não sabe como está sendo o seu desempenho e nem se está atendendo as expectativas. Além disso, a desmotivação é algo que começa a crescer, gerando uma insatisfação no meio da equipe.

Como realizar um feedback positivo?

De início, é importante tomar alguns cuidados, para que esse procedimento seja realizado com sucesso. Vejamos quais são as medidas mais importantes para dar esse retorno aos seus colaboradores.

Escolha um momento propício

Um feedback sempre precisa ser dado diante de uma situação adequada. Realizá-lo em ambientes movimentados ou com muito barulho pode ser negativo para esse retorno, dificultando a construção de um diálogo construtivo e causando ruídos na comunicação.

Outro ponto a ser observado em questão aos colaboradores, é que uns são mais reservados e outros mais extrovertidos. Isso quer dizer que nem todos sabem receber um feedback em público. Portanto, atente-se para que algo que deva ser positivo não se torne uma situação desagradável.

Um ambiente favorável para dar um feedback positivo é sempre em particular. No entanto, se você perceber que o seu colaborador não se importa em receber esse retorno em público, isso pode ser feito sem nenhum problema.

Introduza o assunto que será abordado

Um feedback sempre deixa um profissional ansioso, afinal, ele não sabe o que vai ouvir. Por isso, as informações que serão repassadas devem ser dadas de maneira cuidadosa e com bastante cordialidade. Logo, introduza o assunto e vá mostrando qual é o contexto que deseja apresentar.

Ainda, inicie falando que você tem observado como esse colaborador tem realizado a sua função e dizendo em quais tarefas ele teve um bom desempenho. Essa introdução ajudará ele a se situar no feedback e saber quais foram seus aspectos positivos. Aproveite para mostrá-lo as prioridades e a conduta que ele deve ter nos próximos trabalhos.

Reconheça todo o esforço do colaborador

Aqui temos uma das principais fontes de motivação de um profissional, ser reconhecido pelo seu esforço, seu trabalho. É um estímulo para que ele continue se dedicando à função. É possível fazer isso por meio das áreas, ou seja, criando feedbacks para os analistas, executores, comunicadores e planejadores

Para tanto, aponte os bons resultados de sua performance, mostrando que sua atitude tem sido coerente com o que ele se propôs a fazer. É importante também valorizar suas competências e falar das melhorias que ele teve em relação a tarefas anteriores.

Cite exemplos

As experiências vividas são as formas mais simples do profissional compreender melhor o que está sendo contextualizado. O feedback positivo tem uma função importante de aprendizagem e dar continuidade à boa performance. Portanto, é necessário que o colaborador entenda o que foi bem feito para que mantenha o seu bom desempenho.

Logo, ao citar exemplos, você deixa as situações mais palpáveis para que as pessoas da sua equipe compreendam melhor onde têm acertado. Assim, eles mantêm o esforço de continuar se dedicando e avançando nos resultados.

Realize o feedback positivo com periodicidade

Como estamos vendo, o feedback positivo é uma ferramenta essencial para manter viva a motivação dos seus colaboradores. Logo, se eles não recebem esse tipo de retorno, ficam com a sensação de que o seu trabalho não está sendo notado. Além disso, é importante lembrar que, em alguns momentos, será necessário aplicar feedbacks negativos.

Sendo assim, realizar o feedback positivo com periodicidade é fundamental para manter o engajamento da equipe e maximizar as potencialidades. Isso também contribui positivamente com a melhoria do clima dentro da organização.

Dar um feedback positivo para sua equipe traz diversos benefícios para o ambiente corporativo, uma vez que a ferramenta dá aos colaboradores o direcionamento necessário para a busca do crescimento e aprimoramento profissional.

Além disso, contribui para o aumento da produção e, consequentemente, dos resultados empresariais. Isso porque os colaboradores se sentem mais envolvidos com o cargo em que ocupam e procuram desempenhar melhor as suas tarefas do dia a dia.

Ainda, o clima organizacional, o humor dos profissionais e o contentamento com o trabalho também são pontos que melhoram, já que eles se sentem mais motivados para enfrentar os desafios que vierem durante a rotina.

O feedback é uma ferramenta fundamental para o bom andamento de qualquer empresa. Afinal, tem dias em que não estamos bem, mas quando recebemos um retorno sobre as nossas funções e percebemos que fazemos a diferença, tudo melhora!

Por fim, isso não quer dizer que os colaboradores não tenham pontos que precisam ser trabalhados, mas quando puder ser assertivo e dar um feedback positivo, dê! Você verá que será um gás a mais para que a sua equipe continue dando o seu melhor.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais? Então, que tal descobrir como o feedback é fundamental para o desenvolvimento da sua equipe?

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments