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Dar feedback pode ser uma tarefa desafiadora para muitos, pois há uma tendência em considerarmos essa abordagem profissional como uma crítica pessoal. Para conseguir melhorar essa comunicação, conhecer o perfil comportamental é um caminho essencial. Um feedback para comunicadores, por exemplo, pede um pouco de informalidade.
Considerando que nosso país é formado majoritariamente por pessoas com predominância do perfil comunicador — segundo pesquisa do Sólides Report 2019 —, é comum que no momento de conversar com o colaborador, a gestão considere características predominantes deste perfil, como a informalidade e o otimismo.
Partindo do princípio que o feedback é uma comunicação, deve-se considerar a forma como o receptor capta a informação. A positividade de um comunicador pode gerar ruídos no diálogo, por isso, é importante conhecer a melhor abordagem.
Se você quer saber como dar um feedback para comunicadores, seja positivo ou negativo, continue a leitura!
Como dar feedback para comunicadores?
O perfil comunicador tem a positividade, a informalidade e a habilidade relacional como características predominantes. Ou seja, independente do teor do feedback, essas pessoas tendem a compartilharem com seus colegas a informação.
Para esses profissionais, a técnica do “sanduíche” (feedback negativo envolvido por dois comentários positivos) não é muito eficaz. A positividade e otimismo dos comunicadores fazem eles se apegarem ao que deu certo e não ao que deu errado.
Feedback negativo
No momento de receber um feedback negativo, os comunicadores tendem a ficar desanimados e reflexivo. É como se uma vela apagasse, pois uma crítica pode ser entendida como um balde de água fria na empolgação e na alegria do dia a dia. Pessoas com perfil comunicador tendem a sentirem culpa por algo ter dado errado.
Uma pessoa comunicadora tende a puxar o diálogo para um ambiente mais agradável e positivo. Por isso, ao falar sobre um ponto de melhoria é importante ter clareza e objetividade. Explicar o motivo para o feedback, mostrar os impactos das ações e tentar não amenizar a situação com comentários positivos são maneiras de fazer a melhor abordagem.
Outro ponto de atenção no momento de falar com um comunicador é o excesso de formalidade. Não há necessidade de encaminhar um e-mail convidando a pessoa para uma conversa, quando há formalidade demais, o comunicador tende a achar que a situação é mais grave e cria mecanismos de defesa.
Diante de feedbacks negativos, a pessoa tende a ficar chateada, incomodada de ter decepcionado alguém, de não ter conseguido fazer alguma coisa. Porém, não há rancor e, para situações como essa, a memória acaba sendo curta. Um dia é sempre um novo dia.
Então, é bom saber que na hora do feedback negativo, o comunicador vai se afastar, ficar no seu canto sem querer conversar. Mas depois de um momento reflexivo, a situação já ficará para trás.
Feedback positivo
Como os comunicadores gostam de compartilhar seus sentimentos com os colegas, a gestão precisa ter atenção com que falará no momento de dar um feedback positivo, a fim de evitar futuras situações desagradáveis com comentários que prejudiquem o time.
Por exemplo, se a gestão fala para o comunicador que ele é “o melhor analista do setor”, essa informação será compartilhada com os colegas e poderá gerar um clima de competição e de depreciação nos outros colaboradores.
Comunicadores gostam de ser reconhecidos pelo seu trabalho e ser uma verdadeira referência para os colegas. Por isso, colocá-los como mentor de novos colaboradores é um caminho para motivá-los e envolvê-los com o trabalho.
Se a gestão perceber que o comunicador está desanimado e rendendo menos do que o esperado, é positivo chamá-lo para conversar — de forma informal e em particular — para apontar no que ele está mandando bem. Isso o motivará!
Dar feedback para comunicadores é saber que provavelmente a conversa não ficará apenas entre o colaborador e gestão. Levando isso em consideração, é importante ter um preparo para a abordagem mais adequada e palavras que não impactarão negativamente o ambiente de trabalho.
Agora que você entendeu como dar feedback para os comunicadores, veja os cuidados necessários para falar com os planejadores!
Boa tarde! Ótimo artigo, realmente é muito importante saber abordar um feedback, seja ele negativo ou positivo, da forma correta.
Ei, Henrique. Tudo bem?
Você está completamente correto, conhecer os perfis pode ser muito importante para não tratarmos os outros dentro de nossa perspectiva.
Assim, poderíamos fazer algo mais empático e realmente efetivo.
Temos conteúdos sobre os outros perfis comportamentais, não deixe de conferir.
Abraços.