Como dar feedbacks para colaboradores: confira 5 dicas

Tempo de leitura: 3 minutos

Na área de gestão de pessoas, saber aplicar o feedback para colaboradores é algo essencial. Ele tem o objetivo de criar um círculo virtuoso e proporcionar o crescimento da equipe. Essa avaliação pode ser periódica, mensal ou trimestral. Você quem escolhe, o importante é ser bem aplicado.

No entanto, mesmo em casos em que já é aplicado, em várias empresas existem gestores que dão esse retorno ao colaborador de forma errada. É importante saber o momento certo e preparar o ambiente para que o profissional receba todas as informações, negativas e positivas, de uma forma bem aberta, a fim de melhorar sua postura.

Por isso, criamos este post, para mostrar 5 dicas de como dar esse feedback para colaboradores da melhor forma. Quer aprender? Vem com a gente e descubra!

Aplicação de feedback para colaboradores

Aplicar feedback para colaboradores pode não ser uma das tarefas mais fáceis. Compreendemos que existem pessoas que não são tão receptivas assim. No entanto, é possível criar o momento e cenário ideal para falar com elas.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Por isso, se você tem dificuldades para dar esse retorno, veja as nossas dicas.

1. Não faça críticas pessoais

É primordial entender que o feedback é uma ferramenta profissional. Portanto, dentro do ambiente corporativo, você, gestor, não tem que fazer críticas pessoais aos seus profissionais. Esse é um dos maiores equívocos que existem hoje.

Ainda, procure não aplicar o feedback em momentos de irritação. O calor da emoção pode fazer você falar palavras não muito legais e estragar a relação gestor e colaborador. Além disso, sua base deve ser o desempenho profissional da pessoa, em como ela está realizando suas tarefas e em que pode melhorar.

2. Veja o feedback como uma ferramenta de construção

Seja verbal ou escrito, na hora que estiver construindo o feedback para colaboradores é importante pensar bem nas palavras. Lembre-se que ele tem o intuito de contribuir para a evolução do profissional, portanto, deve ser visto como uma ferramenta construtiva.

3. Aplique o feedback positivo e o negativo

Ok, nem só de coisas positivas são feitos os feedbacks. Portanto, terá uma hora que você precisará aplicar o feedback negativo, mas com intenção de melhoria. Sendo assim, lembre-se sempre de motivar a sua equipe para que ela seja melhor. Além disso, ressalte os pontos positivos para que vejam que tem momentos em sua trajetória que estão sendo traçados corretamente.

4. Use a regra de três para aplicar feedback para colaboradores sobre o desempenho

Para aplicar feedback para colaboradores de uma maneira assertiva, siga essas três regras:

  • mostre o contexto da situação;
  • dê um exemplo de comportamento ou procedimento que foi observado;
  • explique as consequências e finalize propondo a melhoria.

5. Coloque-se no lugar do outro

A melhor maneira de aplicar corretamente um feedback é sempre sendo empático. Afinal, quando você se coloca no lugar do outro usará palavras que gostaria que lhe dissessem, seja um feedback negativo ou positivo. O importante é não agredir ao próximo verbalmente e que ele entenda que tudo é uma forma de buscarem juntos o crescimento.

Aplicar o feedback para colaboradores pode ser uma tarefa difícil, mas possível. Lembramos que é importante ser somente você e a pessoa, ou seja, longe de outros funcionários. Portanto, seja claro, fale também dos bons resultados e deixe-o se expressar também. 

Criando um cenário positivo, certamente, você terá um bom desempenho nessa avaliação. Aproveite a sua visita para entender mais sobre a avaliação de desempenho!


2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Giuliano SalesVilma Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Vilma
Visitante
Vilma

Usar a regra de 3 para aplicar feedback. Sensacional.

Giuliano Sales
Admin

Ei, Vilma, tudo bem?
Ficamos felizes que você tenha gostado do conteúdo.
Essa dica é realmente algo inovador, né? Esperamos que tenha efetividade na sua empresa.
Abraços.