Experiência do colaborador: entenda a importância para sua empresa

Tempo de leitura: 6 minutos

A experiência do consumidor (Customer Experience) tem sido um fator de grande investimento das empresas, elas buscam oferecer cada vez mais experiências ricas e satisfatórias para seus clientes. Mas por outro lado, a experiência do colaborador não é vista com tanta importância, apesar de ser um quesito fundamental para ter uma empresa bem sucedida.

O desempenho da empresa e a qualidade do produto são afetados pelo trabalho dos colaboradores, e por isso é essencial prestar atenção também na experiência do colaborador. Quer entender mais sobre o tema e começar a implementá-lo na sua empresa? Então continue com a gente!

Entenda a importância da experiência do seu funcionário

Para entender a importância dessa experiência, é necessário que você entenda o que ela significa. A experiência do colaborador, ou Employee Experience, é a visão que um trabalhador tem sobre toda sua jornada na empresa. Essa jornada inicia com o processo seletivo, passa pela contratação e segue até o desligamento, e todas as opiniões, percepções e vivências que o trabalhador tem durante esse período formam a visão dele sobre sua empresa. É o relacionamento do funcionário com a organização, visto de forma ampla, e levando em conta todas as interações e pontos de contato.

Vimos que as empresas estão buscando cada vez mais oferecer uma boa experiência para seus clientes, mas para isso o trabalho deve começar muito antes. É necessário trabalhar constantemente para manter uma imagem positiva da sua organização e ao contrário do que muitas empresas acreditam, isso começa com seus colaboradores. A experiência do colaborador é capaz de influenciar em todo clima organizacional e principalmente na imagem que a empresa deseja passar.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Além disso, a geração dos millenials busca muito mais do que bons salários, eles são mais ligados à qualidade de vida e por isso, valorizam principalmente ter um bom gestor e um bom ambiente de trabalho. Hoje eles representam 30% da população mundial e até 2025 vão ser 70% da força de trabalho global. Por isso, é importante oferecer uma boa experiência para seus colaboradores, dessa forma você poderá contar com pessoas  engajadas e motivadas a exercer sua função de forma mais eficiente.

Invista na experiência do seu colaborador, ofereça flexibilidade, autonomia e um ambiente amigável. Isso é fundamental para garantir o sucesso de sua empresa. Dessa forma, os funcionários são mais produtivos e motivados e apresentam maior qualidade no trabalho que fazem. Além disso, uma boa experiência diminui o nível de rotatividade da sua empresa (Turnover), melhora o clima organizacional e consequentemente melhora o relacionamento com o cliente.

Como investir na experiência do colaborador

Como vimos, a experiência do colaborador é essencial para o crescimento da empresa, está ligada com a experiência que seu cliente terá. Fatores como condição de trabalho, integração de equipe e relacionamento com os gestores influenciam muito na visão que o colaborador tem da empresa. E quanto maior a satisfação do colaborador, melhor será a imagem da empresa, e isso afeta diretamente o desempenho do seu negócio.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que sua companhia pode adotar para começar a melhorar a experiência do seu colaborador:

Mapeia a jornada do seu colaborador

Assim como um cliente, um colaborador tem um objetivo e espera que a empresa o ajude a alcançá-lo. E construir o mapa dessa jornada é fundamental para oferecer boas experiências. Como vimos, a experiência do colaborador é construída desde a contratação do profissional até um eventual desligamento, então é importante considerar todas as etapas. Com uma jornada bem planejada, você é capaz de definir as melhores estratégias para melhorar a experiência do seu colaborador.

Conheça seus funcionários

Outra estratégia importante para alcançar uma boa experiência é buscar conhecer cada colaborador a fundo e entender suas necessidades. As avaliações de desempenho e os feedbacks são ferramentas que podem ajudar a sua empresa a descobrir as aspirações pessoais e profissionais dos colaboradores. Assim, você é capaz de conhecê-los melhor e pode oferecer aquilo que eles desejam.

Escute o que seus profissionais têm a dizer

É essencial para melhorar a experiência dos colaboradores ter um espaço no qual os funcionários possam falar, sugerir e discutir ideias, um espaço no qual eles tenham voz e sejam ouvidos genuinamente. Os funcionários se sentem valorizados e mais felizes quando suas opiniões são ouvidas e consideradas e por isso escutá-los é uma ótima estratégia.

Invista no desenvolvimento dos seus colaboradores

Para manter a satisfação dos seus funcionários é importante que eles estejam motivados a exercer suas funções. Por isso, uma outra estratégia a seguir é estimular seus funcionários a progredir pessoalmente e profissionalmente. Também é interessante oferecer oportunidade de trabalho na qual ele possa adquirir novos conhecimentos. Dessa forma, você garante a felicidade de seu colaborador e melhora o desempenho dele. 

Construa um bom clima organizacional:

O clima organizacional é a principal estratégia para alcançar uma boa experiência no seu colaborador. Esse é um fator fundamental, porque quanto melhor for o clima organizacional, maior é a satisfação do profissional, assim seu rendimento também é melhor. É importante que os colaboradores se sintam confortáveis em seu ambiente de trabalho para conseguirem se concentrar melhor em suas funções.

Sabemos que a experiência do consumidor é determinante no negócio de qualquer empresa e por isso é o foco de atenção da maioria das organizações atualmente. Mas como vimos, a experiência do colaborador tem sua importância e possui relação direta com a experiência que o consumidor final terá. Isso porque, a experiência do seu funcionário reflete diretamente no desempenho que sua empresa terá.

Então, além de focar apenas na experiência do consumidor, é importante investir na experiência de seus colaboradores também. Com isso, você consegue ter funcionários mais motivados e eficientes, e assim, seus produtos e serviços vão ser feitos com qualidade e seus clientes ficarão satisfeitos. Por isso, o Employee Experience tem ganhado cada vez mais destaque no mercado. Então não perca tempo e utilize as dicas que demos para adotar essa prática e garantir o sucesso do seu negócio.

Assinante:

Guest post escrito pela equipe da Lumis Tecnologia, empresa especialista em apoiar a transformação digital do seu negócio, com produtos e serviços que dão agilidade aos seus projetos e ajudam você a fortalecer a experiência dos clientes com a sua marca.

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