Veja 3 exemplos de dinâmica de grupo para colocar em prática no seu processo seletivo

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você já passou por um processo seletivo, é possível que também já tenha participado de uma dinâmica de grupo. Essa é uma etapa importante para a o recrutamento e seleção de profissionais relacionados a algumas áreas de trabalho, podendo ser aplicada para a contratação de um vendedor, por exemplo.

Em conjunto com as outras fases do funil de recrutamento, como é o caso da análise comportamental e da entrevista, a dinâmica pode te orientar para uma decisão mais adequada ao que a sua equipe precisa.

Mas você sabe que tipo de dinâmica aplicar na sua empresa? Hoje separamos 3 exemplos de dinâmica de grupo que você pode colocar em prática no seu recrutamento e seleção. Confira agora!

Como contratar a pessoa certa para uma vaga?

Confira exemplos de dinâmica de grupo para seu processo seletivo

Antes de escolher o tipo de dinâmica que você irá aplicar no processo seletivo, é necessário definir quais são os seus objetivos com essa etapa. Faça um planejamento e identifique o que você precisa descobrir sobre os candidatos e quais competências são essenciais para o preenchimento da vaga.

A partir disso, você consegue ter mais clareza sobre qual tipo de dinâmica é mais adequado para o processo seletivo em questão, o que vai te ajudar a recolher as informações necessárias.

1- Dinâmica de entrosamento

Esse é um tipo de dinâmica realizado no começo do processo seletivo, para que os candidatos se soltem e mostrem quem são. Por isso, com ela você conseguirá saber mais sobre cada um deles com foco em questões pessoais, e não só nos pontos relacionados à carreira profissional.

Um exemplo para esse tipo de dinâmica é a de reconhecimento do grupo. Ela funciona da seguinte maneira: você irá entregar uma folha para cada participante e pedir para que eles escrevam algo sobre si mesmos – características que estejam relacionadas à vida e à personalidade.

Dê em torno de 10 minutos para que façam isso. Passado esse tempo, recolha as folhas, misture e entregue de volta para os participantes. Eles terão que ler e tentar descobrir de quem é o papel que pegaram.

Isso faz com que os candidatos fiquem mais entrosados, relaxados e consigam mostrar melhor quem são e suas habilidades técnicas e comportamentais.

2- Dinâmica de iniciativa

As dinâmicas de iniciativa são ótimas para descobrir as principais competências comportamentais dos candidatos, como capacidade de trabalhar em equipe, proatividade e comunicação, por exemplo.

Um bom exemplo de dinâmica de grupo para iniciativa é a do caos. Você pedirá para os participantes saírem da sala e, nesse tempo, irá desorganizar todo o local, fazendo com que ele vire um verdadeiro caos.

Deixe os objetos espalhados, mude a posição dos móveis, jogue coisas no chão, enfim. Depois disso, peça para eles retornarem, diga que você não pode fazer nada, mas que eles podem fazer o que quiserem na sala.  Assim, veja como será a reação de cada um e o que irão fazer.

Alguns podem começar a arrumar imediatamente, outros podem querer organizar o grupo em equipes para cada um ficar com uma parte da sala, outros podem não fazer nada. Você pode observar qual foi a iniciativa de cada candidato e depois conversar com eles para entendê-la.

3- Dinâmica de liderança

Se você tiver contratando um líder, é importante aplicar dinâmicas específicas para esse tipo de função. Algumas delas fazem com que você perceba a atitude e a capacidade de liderar dos candidatos.

Um bom exemplo para dinâmica de liderança é da ilha. Ela funciona da seguinte forma: coloque um tapete no chão e diga para os candidatos que ali é uma ilha, ou seja, tudo em volta é mar. Fale que eles não têm comida e que precisam pensar em estratégias para sair dali.

Deixe eles interagirem por volta de 15 minutos e depois converse sobre o que o grupo decidiu, se surgiu algum tipo de estratégia, pensamento, se alguém se tornou líder da atividade. Isso tudo te ajuda a perceber várias pontos relacionados às competências relacionadas à liderança dos candidatos.

Como você viu, desenvolver dinâmicas de grupo em seu processo seletivo pode te ajudar a identificar uma série de características importantes para a contratação do profissional certo, como a capacidade de trabalhar em equipe, como a pessoa lida com pressão, dentre outras. Então, se planeje e escolha as dinâmicas ideais para o seu recrutamento e seleção!


3
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Aldon Menezes dos SantosLêida da Silva TheophiloPaschoal Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Paschoal
Visitante
Paschoal

Muito bom. A dinâmica do entrosamento será aplicada em nossa empresa. Parabéns e obrigado pela ajuda

Lêida da Silva Theophilo
Visitante
Lêida da Silva Theophilo

Excelente! Adaptarei para conhecer meus alunos no 1º dia de aula!

Aldon Menezes dos Santos
Visitante
Aldon Menezes dos Santos

Muito bom !!!