Entenda como motivar o perfil executor em home office

Tempo de leitura: 3 minutos

Atualmente, segundo a Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, o trabalho remoto já é realidade de 45% das empresas. Para conseguir uma performance positivo dessa modalidade de trabalho é fundamental conhecer a capacidade de cada profissional. O perfil executor em home office comporta-se de maneira diferente dos demais.

No momento de adotar o home office na empresa, uma dica importante é considerar as competências e limitações de cada perfil comportamental a fim de garantir mecanismos de motivação para não cair a produtividade.

Quer entender como atuam os profissionais com perfil predominante executor em home office? Continue a leitura!

As características predominantes do perfil executor

Executores são ativos, otimistas e dinâmicos. Líderes natos, não têm medo de assumir riscos e de enfrentar desafios. São trabalhadores, têm uma enorme disposição física e demonstram muita determinação e perseverança.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Em momentos de desafios — como os vividos por conta do novo coronavírus — são profissionais que tendem a ter ideias criativas e imediatas para ajudar nos desafios. Por serem muito intuitivos podem não enxergar todo o cenário, tentando resolver o que é mais imediato.

Pessoas desse perfil tendem a serem muito competitivas, realizam suas tarefas de forma rápida e são focadas em resultados.

Veja como se sai o perfil executor em home office

Profissionais que têm esse perfil como dominante tem naturalmente um foco em resultados, e isso garante algumas entregas mesmo em diferentes ambientes. Todavia, o grande desafio é o trabalho em equipe, visto que a velocidade desse perfil é grande. 

No caso do trabalho remoto, os executores perdem a perspectiva das atividades e processo ainda mais, e isso pode gerar irritabilidade e ansiedade.

Um ponto de estímulo é a competitividade, que não pode morrer. É interessante que criem reuniões de premiação on-line e não deixar de apresentar indicadores dos demais colegas e times. 

Uma competição saudável. Pois sem perspectiva, quem está remoto pode pensar que está com resultados ótimos ou ainda provocar ansiedade antecipada, e se frustrar no final.

Como a gestão pode motivá-los?

Quando a gestão tem a maioria de pessoas do time desse perfil é interessante desenhar os processos minimamente, para que eles entendam o todo e fiquem menos ansiosos com os processos e etapas. 

Trabalhar com metas semanais para diminuir a ansiedade e organizar a forma como os colaboradores realizaram as entregas é fundamental, pois para cada executor é muito importante o reconhecimento dos resultados que gerou. 

Como eles podem se automotivar?

O executor sabe que o que sua energia estão nas entregas, então focar em cumprir as metas é fundamental, mas também aproveitar a oportunidade para organizar alguns processo ou planilhas que foram deixadas para trás. 

A produtividade e a energia desse perfil são altas, pensando nisso é importante estabelecer metas pessoais para serem alcançadas no home office. Para evitar a frustração, esses colaboradores precisam ter mais compreensão sobre o tempo das outras pessoas, as coisas que acontecem em outro ambiente tem que ser levadas em consideração.

Outra forma de manter a motivação é aproveitar para fazer outros esportes e atividades, a fim de gastar um pouco da energia acumulada.

Entender como o perfil executar em home office pode ajudar a alcançar os objetivos e as metas da empresa é fundamental. Afinal, o trabalho remoto é uma realidade que ajuda no bem-estar e na saúde do trabalhador.

Agora que você entendeu a importância de levar em consideração as especificações deste perfil para o cenário de home office, continue a sua visita e veja como dar feedback para executores!

Banner_Infografico_Dicas_Reuniao_HomeOffice
0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments