Executive Search: Entenda as vantagens e como contratar para cargos estratégicos

Tempo de leitura: 9 minutos

Os processos de Recrutamento e Seleção são, sem dúvida, muito importantes dentro das organizações. Afinal, eles são responsáveis por definir quem serão os profissionais que levarão a empresa a atingir seus objetivos em curto e longo prazos. Quando o assunto é a contratação de pessoas para a alta gestão, é necessário tomar alguns cuidados, e é aqui que entra o Executive Search.

Neste artigo, vamos explicar o que é Executive Search e quais são as vantagens que essa abordagem oferece à empresa no recrutamento. Além disso, também falaremos sobre o papel do RH e do Headhunter nesse processo e quais são os passos a serem seguidos para encontrar a pessoa certa para ocupar um cargo de alta gestão na sua organização. Acompanhe!

O que é Executive Search?

Executive Search, em tradução literal, é a busca por executivos. Em outras palavras, trata-se de um processo da área de Recursos Humanos que visa encontrar os profissionais certos para ocupar alguns cargos mais estratégicos para a empresa. Esses cargos se diferenciam por seu alto nível de exigência em competências, bem como pelo alto nível de responsabilidades que carregam consigo.

A escolha errada, nesses casos, pode acarretar vários problemas, que vão desde a insatisfação dos colaboradores e perda da produtividade até a queda nos resultados operacionais e financeiros. Diante disso, é fundamental que o processo seletivo seja mais detalhado e adote algumas práticas diferenciadas.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Quem é o headhunter e qual seu papel?

O headhunter é um recrutador especializado na busca por profissionais de cargos mais altos, tais como gerentes e diretores. Assim, ele participa de todo o processo de Executive Search, desde o entendimento do perfil ideal para a vaga até a busca dos talentos no mercado e a análise dos currículos e entrevistas.

Esse tipo de profissional é fundamental para a contratação das pessoas certas para essa vaga. As demandas são mais específicas, por isso, a avaliação dos perfis deve ser mais aprofundada e detalhista. O headhunter tem o preparo necessário para cumprir essa função e ajudar a empresa a fazer a escolha certa.

Quais são as vantagens do Executive Search?

O Executive Search proporciona muitas vantagens à organização, como as que descrevemos a seguir.

Busca ativa de profissionais

O processo de hunting, ou seja, a busca ativa por profissionais, é uma prática comum na busca por diferentes tipos de cargos. Em vagas mais estratégicas, como é o caso das vagas de alta gestão, esse processo permite que a empresa esteja um passo à frente, agindo de forma proativa. Assim, em lugar de esperar que o candidato ideal apareça, é ela quem vai à sua procura e atrai a pessoa certa para si.

Agilidade no preenchimento da vaga

Quanto maior é a especificidade de uma vaga, mais tempo pode levar para preenchê-la. Para cargos de alta gestão, não basta ter uma série de certificados e diplomas, é necessário ter um bom fit cultural e perfis comportamentais necessários para atender às demandas específicas do negócio.

O uso do Executive Search ajuda a reduzir o tempo do processo seletivo ao adotar práticas específicas e contar com headhunters, que são especializados nesse tipo de desafio. Com isso, os times ficam menos tempo sem a supervisão adequada e os resultados operacionais e financeiros sofrem o menor impacto possível.

Economia no longo prazo

Um processo seletivo gera uma série de custos e quando falamos em cargos executivos a tendência é que eles sejam ainda maiores. Por um lado, porque essa busca acaba demandando mais recursos e por outro porque a desocupação dessa vaga gera impactos negativos na produtividade do time.

Outro aspecto importante é que se a pessoa errada for a escolhida, a empresa pode arcar com vários meses de resultados abaixo do esperado e até mesmo com a insatisfação dos colaboradores. O Executive Search é capaz de evitar que isso ocorra, por meio de um processo seletivo mais criterioso e eficaz.

Foco em qualidade de candidatos

Para a grande maioria dos cargos, é interessante que a empresa conte com um banco de talentos e garanta uma boa quantidade de currículos disponíveis para os próximos processos seletivos. Contudo, no caso de cargos executivos, são pouquíssimas vagas, com muitas exigências específicas. Então, o direcionamento deixa de ser quantidade e passa a ser a qualidade dos candidatos.

O processo de Executive Search é realizado com foco nos profissionais que atendem à maior quantidade de pré-requisitos estabelecidos. Dessa forma, o filtro aplicado, já nas primeiras etapas, é mais rigoroso. Ainda, a quantidade de candidatos que são abordados é menor, mas o nível de compatibilidade é maior, tornando o processo mais eficiente.

Análise mais aprofundada dos candidatos

O fato de ter uma captação mais enxuta de candidatos ajuda o headhunter a ter mais disponibilidade para aprofundar melhor na análise de cada um deles. Sendo assim, a avaliação deixa de ser apenas curricular e vai muito além, abordando aspectos como estilo de liderança, perfil comportamental e potencial de resultados para o cenário atual da empresa.

Melhoria da imagem da empresa no mercado

Uma das habilidades essenciais de um bom headhunter é saber vender a empresa a qual ele está apresentando aos candidatos. Com uma abordagem mais suave e toda a sua experiência de mercado, ele consegue demonstrar as vantagens de seguir no processo e, com isso, melhorar a imagem do negócio perante o mercado.

Mas é muito importante que esse trabalho aconteça em conjunto com o employer branding, de forma a fortalecer a argumentação do headhunter. 

Imparcialidade na avaliação dos candidatos

A contratação do serviço de Executive Search ajuda a tornar a avaliação dos candidatos mais imparcial e objetiva. Isso possibilita a contratação do profissional que a empresa realmente precisa para vencer todos os seus desafios, não aquele que um ou outro membro da diretoria gostou mais. Assim, o processo passa a contar com requisitos mais tangíveis e a escolha do novo executivo é feita de maneira mais eficaz.

Banner-Employer_Branding

Qual é o papel do RH no Executive Search?

Em geral, o processo de Executive Search é realizado por uma consultoria de recrutamento e seleção especializada no assunto. Dessa forma, cabe ao RH ser criterioso na escolha dessa empresa e assisti-la durante a busca pelo profissional. Esse é um momento para unir forças, para que cada um entregue seu melhor em prol da empresa.

Como encontrar profissionais de alta gestão no mercado?

A busca por executivos no mercado abarca algumas diferenças em relação à procura por profissionais para os demais cargos. Para encontrar a pessoa certa, é importante se atentar aos passos a seguir.

Defina o perfil da vaga

Comece pela definição da vaga que será disponibilizada. No caso de vagas para cargos de alta gestão, é normal listar mais exigências. Cabe lembrar que essa pessoa terá um papel muito importante dentro da organização, com tomada de decisões de grande impacto, além da influência sobre um grupo maior de pessoas que estarão sob sua responsabilidade. 

É importante considerar tudo isso no momento de alinhar, junto ao headhunter, o perfil do profissional que a empresa precisa. Dessa forma, ele será mais assertivo em suas ações e atuará de maneira mais organizada e direcionada.

Trace a estratégia de busca

O próximo passo é desenhar a estratégia para o recrutamento. Cada vaga vai demandar o uso de diferentes recursos e o headhunter é a pessoa que conseguirá fazer essa distinção. Com sua experiência de mercado, ele entende melhor a jornada do candidato com esse tipo de perfil e, com base nisso, pode direcionar as ações de buscas aos canais mais adequados.

Inicie o processo de recrutamento

Passadas as providências de planejamento, é hora de colocar tudo em prática. No Executive Search, o diferencial está no fato da pessoa recrutadora ter que realizar uma busca ativa pelos candidatos que, na maioria das vezes, já estão atuando em outra empresa. O LinkedIn é um importante aliado nesse momento, pois permite um contato direto com os candidatos, de forma discreta e eficiente.

Realize as entrevistas e gere relatórios

Assim como acontece nos processos seletivos habituais, é importante realizar entrevistas com os candidatos selecionados. Nesse caso, o diferencial está na estrutura das conversas, que precisam captar algumas nuances que ajudem a compreender melhor a capacidade gerencial da pessoa, bem como o alinhamento dela com o perfil que a empresa deseja. 

Ao final das entrevistas, o headhunter deve elaborar relatórios detalhados sobre cada candidato que passou pelo processo de seleção, inserindo suas percepções e ponderações, de acordo com o que considerar necessário.

Analise os relatórios e faça a escolha

Por fim, é o momento da escolha em si. Essa é a parte mais fácil para a empresa, visto que, ao longo de todo o processo, os candidatos foram peneirados até restarem apenas aqueles com mais características condizentes com a vaga. Por serem cargos mais específicos, é normal que pouquíssimos cheguem a essa etapa. A decisão final fica a cargo da empresa e, após a escolha, o candidato segue para o processo de admissão.

Como vimos, o Executive Search é um processo de recrutamento e seleção um pouco mais complexo, o que condiz com os cargos aos quais ele serve. Contar com a ajuda de profissionais experientes é fundamental para que a empresa contrate os executivos certos, que levarão a organização ao cumprimento de seus objetivos e proporcionarão o crescimento e desenvolvimento do negócio.

O conteúdo foi útil? Então, continue por aqui e aprenda também a como investir em uma equipe de sucesso por meio do desenvolvimento de lideranças

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments