Etologia e o Profiler: tudo o que você precisa saber

Tempo de leitura: 7 minutos

Para quem não sabe, a Etologia é um dos estudos que compõe a base teórica do Profiler e que contribui para a assertividade do software. Tal estudo, consiste em um campo da psicologia que, através da comparação, procura entender as diferenças de comportamento existentes entre as mais diversas espécies de animais.

Diferente de outros estudos semelhantes do ramo, a Etologia estuda o comportamento animal e obtém informações sobre esse comportamento dentro do contexto natural desses animais, onde eles estão inseridos.

Como o foco da psicologia e do próprio Profiler são as pessoas, a abordagem dessa vertente que está em foco aqui, é a Etologia buscando relacionar os comportamentos humanos com os de outros animais. Através dela, procura-se compreender um pouco mais o comportamento de seres como nós, animais, porém, racionais.

Se você quer saber um pouco sobre um dos estudos que deram origem ao Profiler, para começar, é preciso saber, primeiramente, o que de fato é comportamento e qual é o significado dessa palavra.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Afinal, o que é comportamento?

Chamamos de comportamento tudo aquilo que percebemos como reações, tanto das pessoas quanto dos animais, em relação ao ambiente que os cerca. É preciso ter em mente, que apesar da influência de fatores externos que o comportamento sofre, também existe a influência de fatores internos e ela é bem presente.

O comportamento de qualquer animal sofre influências ambientais e biológicas e, com os seres humanos não poderia ser diferente. As origens desse comportamento são diversas e envolvem tanto predisposições biológicas, quanto a história individual e cultural de cada um.

Etologia e suas contribuições para a psicologia

A Etologia é responsável por proporcionar esse diálogo entre diferentes áreas de estudo, como acontece no caso das ciências biológicas e humanas. Esse diálogo promove uma variedade de visões sobre um mesmo assunto e, por isso, acrescenta bastante nos estudos da psicologia em si.

A psicologia em si estuda o ser humano sob diversos aspectos. No entanto, por se tratar de um ser social e biológico ao mesmo tempo, assume-se que a integração entre essas perspectivas, sociais e biológicas, é necessária para compreender algo tão complexo quanto o fenômeno humano.

A Etologia e o Profiler

Como já mencionamos, existem diversos estudos por trás do software de mapeamento de perfil comportamental fornecido pela Sólides. Além da metodologia DISC e da Etologia, outros 6 que colaboram para a maior eficácia da ferramenta.

Apenas a Etologia, não compreende todo o estudo necessário para a formulação de um mapeamento de perfil comportamental. Por esse motivo, essa união com as demais teorias é necessária.

No entanto, apesar de não sustentar a base teórica do software de gestão de pessoas sozinho, esse estudo é extremamente importante para auxiliar a compreensão do comportamento humano e para oferecer o conhecimento necessário para a criação do teste.

No relatório do Profiler, existem algumas comparações entre os 4 perfis comportamentais e alguns animais específicos. Tais comparações foram geradas a partir de estudos da Etologia e nos ajudam a compreender as diferentes personalidades. Esses animais são:

Tubarão: Executor

Etologia

Por natureza, os tubarões são capazes de detectar uma presa facilmente. Esses animais são o topo da cadeia alimentar dentro do oceano e, por isso, são os responsáveis pela regulação de outras espécies.

Como será que esse animal pode se assemelhar com o perfil executor? Os executores são, por natureza, fortes e vigorosos, principalmente quando estão lutando pelo que querem. Do mesmo modo que os tubarões sentem a fraqueza de uma presa de longe, os executores sentem a fraqueza em outras pessoas e até em planos de negócios.

Os tubarões são animais independentes. Muitas vezes estão fazendo longas viagens pelo oceano completamente sozinhos, geralmente concentrados nas próprias atividades e objetivos. Essa independência é também, uma marca forte da personalidade do perfil executor.

A capacidade desses animais de tomadas de decisão de maneira rápida, faz com que eles tenham mais capacidade para se adaptar e sobreviver. Os executores também são bastante assim. Muitas vezes tomam decisões de maneira rápida visando algo, sem pensar muito nos impactos subjetivos das decisões que são tomadas. Por causa disso, às vezes, podem passar a impressão de serem frios e impessoais.

Golfinho: Comunicador

Etologia

Os golfinhos são animais naturalmente sociais, animados e brincalhões e por isso, as pessoas do perfil comunicador possuem diversas características em comum com esses animais. Ambos são inteligentes, possuem fortes capacidades e construir redes e fortalecer grupos, fazendo jus ao próprio nome do perfil. A extroversão e a sociabilidade são características que não faltam em nenhum deles. Os golfinhos e os comunicadores, gostam de interagir diretamente com os outros e com ritmo acelerado, envolvendo muita aventura e emoção.

Na natureza, esses animais são conhecidos por suas relações interpessoais e forte estrutura social. Geralmente vivem em grupos grandes, podendo variar de 5 a 40 golfinhos. Para sobreviver e aprender, esses animais precisam do contato interpessoal. Eles aprendem através das experiências geradas por meio da comunicação. Isso te lembra alguma coisa?

Características como essas citadas são, normalmente, muito visíveis em pessoas que possuem perfil comunicador. Assim como os animais, essas pessoas aprendem muito com as experiências dos outros, sendo a comunicação, algo extremamente necessário na rotina dessas pessoas.

Golden Retriever: Planejador

Etologia

O Golden Retriever é uma raça extremamente inteligente, calma e amigável. É um animal com hábitos familiares e que respeita regras e rituais. O planejadores são extremamente parecidos com esses animais pois possuem características como essas bem destacadas em sua personalidade.

Assim como o Golden Retriever, eles são sociáveis e calmos, além de evitarem conflitos sempre que possível. Os planejadores também gostam de estar com outras pessoas e sempre estão atentos às necessidades dos outros. São uma espécie de equilíbrio para um ambiente.

O Golden Retriever foi um animal criado, inicialmente, para ajudar seus donos caçadores. Assim como esses animais, os planejadores não se incomodam em estar em posição de auxílio e, pelo contrário, apreciam isso. O sucesso e o prestígio não são tão importantes quanto alcançar os objetivos apenas visando a conclusão e o equilíbrio.

Como muitos animais sociais, os Golden tomam decisões coletivas com o intuito de não gerar discórdia, sempre ponderando opções. Assim como esses animais, os planejadores pensam muito antes de tomar qualquer decisão e consideram quaisquer possibilidades de erro que possam existir, sempre com o desejo também, de agradar as pessoas a sua volta.

Castor: Analista

Etologia

Os castores já são, por natureza, um símbolo de trabalho e determinação. No momento em que esse animal vai construir uma barragem, ele analisa se a profundidade da água do rio é ideal, escolhe a quantidade de madeira certa, analisa o lugar para saber se a barragem será suficiente para proteger ele e sua família de possíveis predadores… Enfim, ele sempre observa uma série de fatores para garantir que tudo saia como planejado.

Assim como esses animais, os analistas são pessoas que estão sempre muito atentas aos detalhes de um processo. Prestam bastante atenção e valorizam a precisão, sem correr riscos. Os riscos são sinônimo de algo aterrorizante para um perfil com características tão conservadoras.

Esses animais são majoritariamente territoriais e não costumam trabalhar com outros castores que estão fora do ciclo familiar. Essas características dizem muito sobre eles. Assim como os castores, os analistas valorizam uma boa privacidade e liberdade, não fazendo tanta questão de interações a todo momento.

É importante lembrar, que o principal aspecto de ambos, castor e analistas, é a determinação para que sempre se conclua tudo com êxito. Portanto, a possibilidade de não conclusão de algo, pode ser assustadora.

Você quer conhecer esse software e ver mais a fundo como utilizamos a Etologia nos relatórios do Profiler Gestão? Faça agora um teste e conheça e nosso produto!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of