Como estruturar uma consultoria de RH do zero?

Tempo de leitura: 6 minutos

A área de gestão de pessoas é fundamental para que qualquer empresa tenha bons resultados, mas nem sempre ela é bem organizada dentro do negócio. Nesse cenário, entender como estruturar uma consultoria de RH e começar a prestar serviços terceirizados pode ser uma excelente oportunidade de negócio. 

Neste post, vamos apresentar dicas práticas e didáticas para quem quer entrar na área e começar a prestar esse tipo de serviço do zero. É o seu caso? Confira a leitura na íntegra. 

O que é uma consultoria de RH?

Trata-se de uma empresa ou profissional autônomo especializado que fornece serviços na área de Recursos Humanos para outras organizações. A consultoria é responsável por avaliar o ambiente organizacional focando na gestão de pessoas e identificando quais processos precisam de melhorias. 

Desse modo, o consultor de RH atua de forma estratégica para ajudar a empresa a melhorar sua eficiência, repor talentos, motivar pessoas e maximizar o potencial humano, garantindo resultados mais efetivos para a corporação.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que faz um consultor de RH?

O consultor de RH ajuda a empresa a obter melhores resultados com a gestão de pessoas. Assim, ele pode diagnosticar problemas e pontos de melhoria, além de realizar todos os processos do setor e utilizar ferramentas estratégicas. 

As atividades mais comuns desse profissional são:

  • recrutamento e seleção;
  • clima organizacional;
  • treinamento e desenvolvimento;
  • departamento pessoal;
  • gestão estratégica de pessoas;
  • plano de cargos e salários;
  • avaliação de desempenho e competências;
  • planejamento de sucessões;
  • coaching e mentoring para executivos.

Passo a passo: como estruturar uma consultoria de RH?

Se você deseja ingressar na área, saiba que é possível, sim, estruturar uma consultoria de RH do zero. No entanto, é preciso organização e planejamento para conseguir tirar o plano do papel e colocá-lo em prática. Veja algumas dicas. 

Busque especializações

O primeiro passo é, obviamente, buscar capacitações e especializações na área. Mas tenha em mente que você não precisa, desde o início, atuar em todas as atividades do RH. Nesse caso, é possível, por exemplo, começar em um subnicho como Headhunter ou especialista em liderança.

Contudo, o que importa é que você domine a área que quer atuar e passe segurança e confiança aos clientes. Aos poucos, é possível se aperfeiçoar em outros nichos e ir construindo um portfólio mais extenso. 

Saiba quanto você tem para investir

Nem sempre você vai ter um grande capital para investir, mas isso não significa deixar o seu sonho de lado. Mesmo com pouca grana, é possível começar a estruturar o seu negócio.

No início, você não vai precisar, obrigatoriamente, de uma equipe e pode tocar os projetos sozinhos, até mesmo trabalhando de casa. Além disso, na hora de regularizar a empresa, é possível optar pelo MEI (Micro Empreendedor Individual). Dessa forma, você consegue emitir notas fiscais aos clientes, tendo custos menores e sem precisar de contador. 

Desenhe seu modelo de negócios

Como já mencionamos, existem várias possibilidades de atuação no mercado de RH, assim, sua consultoria pode ser mais generalista ou focada em subnichos. Definir qual será o modelo de negócio escolhido é fundamental para estruturar a empresa, principalmente quando você tem recursos escassos. 

Aqui, a dica é colocar no papel quais serviços serão oferecidos, quais os valores cobrados, como cada processo será feito, quem é o público-alvo e quais serão as estratégias para atendê-lo. 

Estude o mercado

Para definir as informações do seu plano de negócios, é preciso realizar uma pesquisa de mercado, analisando possíveis públicos e concorrentes. Essa análise da concorrência é importante, por exemplo, para que você tenha um norte na hora de precificar os serviços.

Além disso, se você quer atuar com uma consultoria especializada em recrutamento, por exemplo, mas nota que na região escolhida já existem muitos concorrentes consolidados na mesma área, é preciso pensar em novas estratégias, como mudar o foco do negócio ou atuar em outra região. 

Crie um plano de ação

Com um modelo de negócios claro e bem definido e conhecimento de mercado, você está pronto para criar seu plano de ação e colocá-lo em prática. Não se esqueça de incluir no planejamento as questões financeiras, como o investimento inicial, os custos de cada processo e a previsão para o retorno do investimento.

A partir daí, comece a captar clientes e veja quais processos estão dando certo e quais precisam ser adaptados. Não é porque você definiu um plano inicial que ele é imutável. Entender onde está errando e realizar mudanças é essencial para estruturar o negócio de forma eficiente. 

O que não pode faltar em uma consultoria de RH?

Além das dicas citadas, vale ficar de olho em alguns elementos que são fundamentais para garantir que sua consultoria de RH prospere. O primeiro, com certeza, é a tecnologia. 

As ferramentas de RH permitem otimizar diversos processos e realizar uma gestão de pessoas muito mais estratégica e inteligente. Assim, mesmo que você atue sozinho como consultor, vai conseguir administrar todas as suas tarefas de forma ágil e embasada por dados. 

Além das ferramentas, vale a pena contar com bons parceiros, que realizem as tarefas que você ainda não se sente preparado para fazer. Assim, você não precisa dispensar clientes, até que tenha toda a capacitação necessária. 

Como prospectar e fidelizar clientes?

De nada adianta saber como montar uma consultoria de RH do zero, se não consegue alcançar os clientes interessados no serviço que você oferece. Assim, não se esqueça de criar estratégias para realizar uma prospecção de clientes eficiente.

Para isso, é possível utilizar canais como e-mails, ligações telefônicas, mensagens nas redes sociais e estratégias de inbound marketing, por exemplo, a criação de conteúdo relevante em blogs e redes. Além disso, pedir indicações para os clientes que você já atendeu também é uma boa dica, assim como a prospecção por meio de terceiros, como parceiros de negócios ou afiliados. 

Como vimos, é visível a importância da consultoria de RH para empresas, por isso essa pode ser uma excelente oportunidade de negócio para quem deseja entrar de cabeça na área de gestão de pessoas. 

Mas na hora de estruturar sua empresa é importante ter planejamento e traçar de forma clara quais são seus objetivos e metas. Com um plano de ação, uma prospecção eficiente e o auxílio das ferramentas tecnológicas, você vai conseguir se destacar na área e conquistar o seu espaço. 

Agora que você já está dando os primeiros passos e sabe como estruturar uma consultoria, que tal conferir também o nosso post completo sobre ferramentas para consultoria de RH

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments