Estratégias para melhorar a saúde dos colaboradores

Tempo de leitura: 7 minutos

Este conteúdo foi originalmente desenvolvido pela equipe da Engage.

A saúde dos colaboradores é fundamental para a empresa, pois impacta diretamente na performance do trabalhador, na produtividade e no clima da organização. Neste artigo, vamos listar diversas orientações que ajudam a melhorar a qualidade de vida do colaborador. Conheça cada uma e implemente em sua empresa.

Investir na saúde dos colaboradores é fundamental para o sucesso das empresas e para a gestão de RH. As estratégias com foco na equipe traz aumento de produtividade, reduz o absenteísmo e aumenta os lucros do negócio. 

Pensando nisso, vamos listar diversas dicas para que você aprenda como melhorar a saúde dos seus colaboradores. 

Continue lendo este artigo e crie um clima diferente em sua empresa. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Quais são as melhores dicas para promover a saúde dos colaboradores? 

Existem diversas orientações que ajudam a melhorar a saúde dos colaboradores. 

Conheça abaixo cada uma! 

Treine os líderes 

É cada vez mais comum a promoção de colaboradores da empresa para cargos de gerência. No entanto, nem sempre esse profissional tem qualificações necessárias para exercer a função. 

Líderes despreparados fazem com que os colaboradores fiquem apáticos na empresa, desmotivados e desconfiados em relação a competência do gestor. 

A falta de um treinamento de liderança traz menos qualidade de vida e baixa produtividade. 

Dê feedback aos colaboradores 

Nunca é demais lembrar sobre a importância do feedback para as empresas. Apesar de ser um termo bastante falando no mercado de trabalho, muitos gestores se esquecem de praticá-lo diariamente.

O feedback contínuo ajuda na no crescimento do colaborador, traz motivação no trabalho e melhora a eficiência das tarefas diárias. 

Isso ocorre porque ele tem mais confiança e autoestima após os feedbacks. Afinal, eles são sinceros e focam no crescimento do colaborador. 

Grande parte das empresas têm utilizado a estratégia do 1:1 para compartilhar feedback com os membros da sua equipe. 

Essa metodologia é uma simples reunião entre gestor e colaborador. Nela, os feedbacks são compartilhados com foco nos objetivos do profissional e da empresa. 

Reconheça os colaboradores 

O reconhecimento é um dos itens mais importantes quando o assunto é saúde dos colaboradores. Ele não serve somente para elogiar um trabalho, mas sim para valorizar o projeto que foi executado por aquele profissional. 

Existem várias formas de promover o reconhecimento do colaborador. Dentre as mais comuns, encontra-se: bonificações monetárias, cultura de feedback, planos de carreira, entre outros. 

O reconhecimento deve ser diário, pois ele impacta não só na saúde do colaborador, mas também aumento da produtividade, motivação da equipe e melhoria nos resultados. 

Crie um bom local de trabalho 

Um bom local de trabalho é determinante para o sucesso da sua empresa. Ele traz diversos benefícios para um negócio, entre os quais: redução de custos trabalhistas, melhoria nos resultados das empresas, colaboradores motivados e estímulo à inovação. 

Ofereça flexibilidade de horários 

A maioria das empresas tem um horário de trabalho rígido. A falta de um horário flexível causa desorganização, menos planejamento e baixa produtividade. 

O horário flexível melhora todo esse cenário, pois o colaborador tem mais liberdade não só para executar suas tarefas diárias, mas também para resolver os problemas particulares.

Portanto, experimente o horário flexível e perceba um ambiente de trabalho mais tranquilo e saudável. 

Ofereça um cardápio saudável 

A má alimentação é outro fator que traz consequências negativas para a saúde do trabalhador. Uma delas é a falta de concentração no trabalho. 

Portanto, busque promover a alimentação saudável para a sua equipe. O cardápio pode ter feijão, banana, cereais e raízes, mel, queijo cottage, probióticos, frango, ovo, leguminosas e sementes. 

É fundamental deixar claro que a nutricionista é o profissional mais indicado para montar o cardápio da sua empresa. Além disso, converse com os colaboradores para entender quais são os alimentos de sua preferência. 

Implemente o RH estratégico 

O RH estratégico é muito importante para o sucesso de qualquer empresa, seja de pequeno, médio e grande porte.

Ele não faz somente as tarefas operacionais. Pelo contrário, o RH estratégico ajuda na tomada de decisão. Os colaboradores são vistos como estratégicos na empresas e podem ajudar em atividades que vão além das suas demandas diárias. 

O RH estratégico traz várias vantagens para as empresas como: engajamento dos colaboradores, aprimoramento da comunicação interna, redução do turnover e retenção de talentos. 

Promova o home office 

O Home office é um dos benefícios que têm ganhado bastante destaque no mercado corporativo. 

As empresas têm utilizado esse recurso para atrair e reter talentos, pois ele melhora a qualidade de vida dos profissionais. 

Todos saem ganhando com o home office. Os colaboradores com mais produtividade, e as organizações com redução de custos. 

O home office só traz resultados para a empresa quando existe um alinhamento com os colaboradores sobre as regras em relação a esse benefício.  

O jeito mais comum é pedir que os membros do seu time envie um e-mail solicitando o home office. Isso deve ser feito com um ou dois dias de antecedência para planejar a rotina do time. 

O home office não pode ser utilizado como algo burocrático na empresa. Se for liberar esse recurso, deixe o funcionário livre para solicitá-lo. Evite perguntar os motivos pelos quais ele está pedindo para trabalhar de casa. 

Além disso, defina métricas para acompanhar as demandas do colaborador enquanto ele estiver em casa. Assim, você não precisa de praticar o microgerenciamento quando o profissional estiver distante. 

Surpreenda os colaboradores com vários benefícios 

O home office não é o único benefício que você pode oferecer aos colaboradores. Há outras alternativas para melhorar a saúde dos profissionais.

  • Vale-alimentação;
  • Vale-refeição;
  • Vale-combustível;
  • Plano odontológico e de saúde;
  • Viagem de incentivo; 
  • Vale-cultura;
  • Vale-presente. 

Escolha os benefícios que têm mais ligação com o seu time e melhore a qualidade de vida de todos na empresa. 

Estimule o treinamento nas empresas 

É impressionante os benefícios que os treinamentos trazem para as empresas. Além de melhorar o clima, ele potencializa a qualidade de trabalho, traz mais confiança e produtividade. 

Os tipos de treinamento mais comuns são: gamificação, treinamento online, programas de mentoria, coaching empresarial, grupos de estudo ou grupos focais, desenvolvimento de protótipos, treinamentos interdisciplinares e cursos de reciclagem. 

Há ainda outras opções como: workshops, treinamentos em parceria com instituições de ensino, gestão do conhecimento e troca de papéis. 

Conheça as características de cada treinamento e escolha aquele que tem mais relação com o perfil da sua empresa. 

Conscientize os colaboradores da empresa 

O conhecimento é essencial para evitar doenças e outros problemas que podem ocorrer na empresa. 

Então, lembre-se de fazer palestras e eventos para educar os colaboradores. Use os meses temáticos para ajudar na organização. 

  • Janeiro branco: saúde mental; 
  • Fevereiro roxo/laranja: combate da conscientização da lúpus, do Mal de Alzheimer e da fibromialgia;
  • Março azul escuro: prevenção ao câncer colorretal;
  • Abril azul: autismo;
  • Maio amarelo/vermelho: prevenção de acidentes de trânsito;
  • Junho vermelho: Dia Mundial do Doador de Sangue;
  • Julho amarelo: câncer ósseo e hepatites virais;
  • Agosto dourado: aleitamento materno;
  • Setembro vermelho e verde: saúde do coração;
  • Outubro rosa: câncer de mama;
  • Novembro azul: câncer de próstata;
  • Dezembro vermelho: prevenção da Aids. 

As estratégias direcionadas aos colaboradores trazem diversos benefícios para as organizações. Os mais comuns são: diferencial competitivo, aumento da credibilidade e principalmente saúde dos colaboradores. 

Agora que você entendeu mais sobre as estratégias para melhorar a saúde dos colaboradores, aprenda mais sobre a importância da saúde mental!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Telma Lucia
Telma Lucia
7 meses atrás

Artigo excelente!