8 estratégias de gestão de pessoas para pequenas empresas

Entenda o que é a estratégia de gestão de pessoas para pequenas empresas e conheça as principais para implementar!
estratégias de gestão de pessoas
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Cada vez mais, as organizações compreendem o poder que o capital humano traz para uma organização. Por isso, ter uma estratégia de gestão de pessoas para pequenas empresas bem estruturada é uma oportunidade para a PME potencializar talentos e garantir melhores resultados. 

Mas quais ações implementar e como colocá-las em prática? Neste post, apresentaremos 9 estratégias simples de gestão de talentos, que podem ser aplicadas em qualquer empresa e que vão fazer toda a diferença no seu negócio. Confira!

O que é Gestão de Pessoas?

A Gestão de Pessoas é um conjunto de práticas e estratégias para atrair, desenvolver e reter talentos nas empresas. Ela é responsável por administrar o capital humano, ou seja, os colaboradores.

A gestão de pessoas tem em vista criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo, no qual os profissionais se sintam motivados, engajados e valorizados. Isso é fundamental para o sucesso da empresa, pois colaboradores satisfeitos são mais produtivos, criativos e inovadores.

Os principais processos da Gestão de Pessoas são:

  • Recrutamento e seleção: encontrar e selecionar os melhores candidatos para as vagas da empresa.
  • Treinamento e desenvolvimento: capacitar os colaboradores para que eles possam desempenhar suas funções de forma eficaz.
  • Avaliação de desempenho: medir o desempenho dos colaboradores e identificar oportunidades de melhoria.
  • Remuneração e benefícios: garantir que os colaboradores sejam remunerados de forma justa e recebam os benefícios necessários para seu bem-estar.
  • Relações trabalhistas: garantir que os colaboradores tenham seus direitos trabalhistas respeitados.

A Gestão de RH é um setor indispensável para as empresas, independente do porte ou área de atuação. Afinal, os colaboradores são um dos seus principais ativos. Organizações que investem na Gestão de Pessoas são mais competitivas e têm maior probabilidade de sucesso.

Vale destacar que, no Brasil, a Gestão de Pessoas é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A CLT estabelece normas e direitos trabalhistas que devem ser respeitados pelas empresas.

Ainda, considere que a Gestão de Pessoas é uma área complexa e desafiadora, mas também muito gratificante, por contribuir para o sucesso a partir do desenvolvimento de pessoas. 

Inclusive, para 93% das organizações o senso de pertencimento de seus colaboradores impulsiona o desempenho dos negócios, segundo a GOintegro.

BAIXE GRÁTIS!

Qual os benefícios das estratégias de Gestão de Pessoas para pequenas empresas?

Como dissemos anteriormente, as estratégias de Gestão de Pessoas são um conjunto de práticas que visam atrair, desenvolver e reter talentos, bem como promover um ambiente de trabalho positivo e produtivo. 

Essas estratégias são essenciais para todas as empresas, mas podem ser especialmente benéficas para pequenas empresas, que geralmente têm recursos limitados e precisam contar com uma equipe comprometida e motivada para alcançar o sucesso.

A seguir, alguns dos principais benefícios das estratégias de Gestão de Pessoas para pequenas empresas:

Atração e retenção de talentos

As pequenas empresas competem com grandes empresas por talentos; por isso, é necessário, estratégias eficazes ajudam a atrair e reter os melhores profissionais. 

Aumento da produtividade

Colaboradores motivados e satisfeitos são mais produtivos, como sugerem diversas pesquisas. Assim, um setor de RH e DP que promovem um ambiente de trabalho positivo e que atende às necessidades do time pode ajudar a aumentar a produtividade da pequena empresa.

Redução do turnover

O turnover é caro para as empresas por representar custos com recrutamento, treinamento e adaptação de novos colaboradores. Dessa maneira, uma Gestão de Pessoas eficaz pode ajudar a reduzir o turnover, mantendo a equipe motivada e satisfeita.

Baixe grátis o material completo com 15 dicas para diminuir a saída de funcionários da sua empresa

Preencha o formulário e receba o material grátis no seu e-mail 📩

Melhoria da cultura organizacional

A cultura organizacional é um fator primordial para o sucesso de qualquer empresa. Uma Gestão de Pessoas que promove valores e comportamentos positivos pode ajudar a construir uma cultura organizacional forte e positiva, que se destaca no mercado e contribui para maiores resultados.

Conheça também: Kit Gestão de RH: 7 materiais gratuitos para processos mais otimizados e estratégicos

8 estratégias de Gestão de Pessoas para pequenas empresas

Como abordamos, em pequenas empresas, a gestão de pessoas é ainda mais vital, pois os colaboradores costumam desempenhar um papel mais diversificado e têm um impacto direto nos resultados do negócio. 

A seguir estão 8 dicas de Gestão de Pessoas para pequenas empresas:

1. Conheça seus colaboradores

É fundamental entender as necessidades, motivações e aspirações do seu time. Isso ajudará você a criar um ambiente de trabalho mais produtivo e satisfatório. 

Então, uma ferramenta essencial para isso são as pesquisas de clima, que te dizem exatamente por onde começar.

Nova call to action

2. Estabeleça metas e objetivos claros 

Os colaboradores precisam saber o que se espera deles. As metas e objetivos devem ser claros, alcançáveis e alinhados com os objetivos da empresa.

Para isso, saber fazer um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) ajuda o colaborador a saber no que se dedicar, enquanto a empresa também tem clareza dos resultados esperados.

3. Forneça feedback regular 

O feedback é essencial para o desenvolvimento profissional da equipe. Forneça feedback construtivo regularmente para ajudar seus colaboradores a melhorar.

Para isso, se especializar no assunto é o ideal, utilizando técnicas para que seus feedbacks sejam aplicados conforme o esperado. 

Aprenda o que é feedback, qual a importância para empresa e veja exemplos para aplicar no dia a dia

4. Reconheça e recompense o bom desempenho

O reconhecimento e a recompensa são motivadores importantes. Reconheça e recompense o bom desempenho de seus colaboradores para motivá-los a continuar se esforçando.

E, claro, isso pode estar presente no dia a dia também. Entenda quais os planos de remuneração e benefícios mais comuns do seu setor, e como a sua empresa pode se diferenciar!

5. Invista no desenvolvimento dos colaboradores

O desenvolvimento profissional ajuda os colaboradores a crescer e se desenvolver em suas carreiras. Invista em treinamentos, workshops e oportunidades de crescimento.

Esse tipo de investimento não só contribui para melhorias de desempenho do time, como traz um sentimento de reconhecimento e valorização aos colaboradores, garantindo mais engajamento e retenção.

6. Ofereça planos de carreira

Desenhar um plano de carreira bem estruturado e mostrar as possibilidades de crescimento dentro da empresa é essencial para criar um ambiente produtivo e inspirador. 

Dessa forma, um bom plano de carreira também contribui para a estratégia organizacional de Employer Bbranding, que consiste em fortalecer a reputação da marca como empregadora no mercado, tornando-a mais atrativa para profissionais que buscam novas oportunidades. Para a gestão de pessoas em pequenas empresas, é uma ferramenta altamente eficaz.

Employer Branding: o que é e 13 estratégias de como aplicar para atrair e reter talentos

7. Desenvolva os líderes

O papel dos líderes é fundamental na condução de equipes e no alcance dos objetivos organizacionais. 

Investir no desenvolvimento de líderes não apenas fortalece a capacidade da liderança, mas também impacta diretamente nos resultados da gestão de pessoas. 

Para realizar esta tarefa, no entanto, você precisa de um plano assertivo e estruturado, focado nos objetivos do negócio.

8. Fortaleça os canais de comunicação

A comunicação é essencial para qualquer relacionamento, incluindo o relacionamento entre colaboradores e empregadores. Assim, o ideal é que a empresa seja clara em suas decisões, e que mantenha canais de comunicação abertos e claros com a equipe, evitando a “rádio-peão”.

Ao seguir essas dicas, você pode criar um ambiente de trabalho positivo e produtivo que atraia e retém os melhores talentos. Mas, há como ir além e contar com um parceiro estratégico que tem tudo que você precisa.

Como a Sólides pode ajudar na Gestão de Pessoas de pequenas empresas?

Com a Plataforma de Gestão de Pessoas da Sólides você revoluciona o seu negócio. Todas as soluções para Recrutamento, Departamento Pessoal, Treinamento, Benefícios e muito mais!​

Algumas das maneiras como a Sólides pode ajudar pequenas empresas incluem:

Recrutamento e Seleção

Contrate a pessoa certa para o lugar certo de forma ágil e eficiente. Algumas funcionalidades são:

  • Mapeamento comportamental para contratar os melhores candidatos;
  • Crie e personalize o seu próprio Portal de Vagas;
  • Automatize seus processos seletivos;
  • Aplique o Profiler para conhecer o perfil de cada candidato, e mais!

Departamento Pessoal

Impulsione a estratégia da sua Gestão de Pessoas baseada em dados.

  • Gestão eletrônica de documentos;
  • Jornada de admissão totalmente online e na palma de sua mão;
  • Admissão digital e eficiente sem processos manuais;
  • Gestão de férias sem complicações e burocracias, entre outros!

Treinamento e Desenvolvimento

Avalie o desempenho dos seus colaboradores para melhoria contínua dos resultados do seu negócio.

  • Jornada completa de desenvolvimento do colaborador: 9Box, AVD e PDI;
  • Gestão de trilhas de treinamento com controle de frequência e conclusão de cursos;
  • Conteúdo educativo para elevar o conhecimento dos seus colaboradores.

Engajamento e Retenção

Retenha os seus talentos com um plano de ação focado na melhoria do clima organizacional.

  • Cartão de Benefícios flexíveis gratuito para toda a sua empresa;
  • Previna o entra e sai da sua empresa com o Radar de Rotatividade;
  • Realize pesquisas de clima e personalizadas para medir o engajamento dos seus colaboradores.

➡️ Quer saber mais? Conheça a Sólides e agende uma demonstração!

A Sólides é uma solução completa que pode ajudar empresas a melhorar sua gestão de pessoas de forma eficiente e eficaz. 

Tudo para RH e DP em um só lugar! Não perca a oportunidade de conhecer agora!

Portanto, como vimos, a estratégia de Gestão de Pessoas coloca os colaboradores como parte central da organização e busca potencializar resultados investindo em ações e práticas alinhadas à estratégia organizacional e aos objetivos do negócio. 

Investir nela pode revolucionar a sua empresa!

Para garantir mais eficiência nesse modelo, é possível apostar em ferramentas tecnológicas como a Sólides, que concentra tudo em um só lugar para empoderar seu RH e DP. 

Agora que você já conhece as principais estratégias de Gestão de Pessoas para pequenas empresas e sabe como implementá-las no seu negócio, baixe nosso e-book gratuito e conheça as principais rotinas de RH e DP para pequenas empresas. 

Sabrina Siqueira
Sabrina Siqueira
Sou apaixonada por Gestão de Pessoas desde sempre! Me tornei especialista em Gestão Comportamental, cursei administração com Ênfase em Comercio exterior (UNA), fiz Pós Graduação em Gestão Comercial e Vendas. Atualmente também sou facilitadora da Formação Analista Comportamental Profiler e Sales Enablement do time de New MRR da Sólides
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima