Sem tempo para ler? Aperte o play e ouça a narração deste artigo sobre como estabelecer metas:
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Deseja saber como estabelecer metas para atingir resultados? Quer ver sua empresa crescer e prosperar, mas se sente inseguro com a instabilidade econômica?
Todo bom gestor sabe que, quando a economia de um país vai mal, as micro e pequenas empresas acendem um sinal de alerta e, geralmente, os segmentos de serviços e o comércio são os primeiros a sentirem os reflexos.
Sendo assim, para enfrentar períodos de incerteza, é fundamental ter planejamento estratégico. Nessas horas, metas são muito importantes para definir métodos e mensurar o progresso do empreendimento.
Neste artigo, mostraremos como uma gestão voltada aos resultados pode ser o ambiente propício para aplicar metas e fazer sua empresa ocupar um lugar de destaque no mercado.
Ainda, veja também alguns métodos que ajudarão você, de forma prática e eficiente, a atingir seus objetivos de crescimento.
Por que estipular metas para a empresa?
Antes de entender por que estabelecer metas é importante saber diferenciar dois termos que são considerados sinônimos: meta e objetivo.
É verdade que ambos levam a uma ação, a algo que se quer atingir. A diferença está, basicamente, na relação entre “o que se quer fazer” e “como se vai fazer”:
- objetivo: é onde queremos chegar ou o que queremos conquistar;
- meta: é o caminho a ser percorrido para alcançar esse objetivo.
Vamos supor que seu objetivo como diretor de uma empresa seja aumentar o faturamento em 30% no próximo ano. Quais metas você precisa definir para atingir esse propósito? Podemos elencar algumas:
- reduzir as despesas em 10%;
- reduzir o nível de inadimplência em 2%;
- aumentar a venda de produtos com maior rentabilidade em 5%.
É possível definir quantas metas forem necessárias para chegar a um objetivo. O importante é que elas sigam critérios que façam sentido e sejam realistas para evitar a frustração e o estresse.
Portanto, a caminhada até alcançar os objetivos não pode acontecer sem uma bússola. Para tanto, é preciso estabelecer metas reais e perfeitamente atingíveis.
O cérebro humano é seletivo. Quando definimos metas, ele foca a atenção naquilo que precisamos fazer para alcançá-las. Portanto, estabelecer metas é fundamental para condicionar nosso pensamento ao que de fato precisa ser realizado.
Mas, afinal, por que estabelecer metas? Para chegar aos seus objetivos com maior assertividade e sem perder tempo com ações que não levem sua empresa onde você quer que ela chegue.
Além disso, as metas ajudam os colaboradores a manterem o foco em busca do que querem alcançar. Lembre-se sempre que, sem metas claras, o valor do trabalho e o sucesso da empresa serão mais difíceis de atingir.
Como estabelecer metas?
O fato de estabelecer metas na empresa traz muitos benefícios. Comece com essa dica: seja realista.
É preciso existir uma equação equilibrada, pois superestimar o objetivo para depois não conseguir realizá-lo pode dar a sensação de que seu planejamento estratégico fracassou, fazendo com que seu time se sinta desmotivado.
Sendo assim, tenha metas realistas e alcançáveis, mas que não sejam simples demais a ponto de não exigir nenhum esforço. É necessária uma dose de ousadia. A seguir, veja algumas dicas sobre como estabelecer metas:
- defina o objetivo;
- planeje as metas para atingir o objetivo;
- crie um indicador, uma espécie de norte, lugar aonde quer chegar;
- parta para a ação executando as metas;
- avalie e revise os resultados obtidos.
Métodos para estabelecer metas
A gestão de uma empresa exige monitoramento constante de variáveis e indicadores determinantes para o sucesso. Mas como definir as metas para atingir resultados?
A primeira coisa a ser feita é definir o objetivo, e isso já está claro. Mas como definir as metas? Existem algumas estratégias que podem auxiliar o gestor nessa empreitada.
Método Smart
O nome vem da sigla em inglês Specifc, Mensurable, Attainable, Relevant e Time-based. Segundo o criador do método SMART, Peter Druker, essas são as características fundamentais para definir metas:
- Specífic — específica: as metas devem ser específicas. Evite metas vagas ou genéricas. Detalhamentos são bem-vindos nesse caso;
- Mensurable — mensurável: o progresso das metas deve ser fácil de acompanhar com a aplicação de métricas. Números podem comprovar se estamos no caminho certo ou não, logo, tenha em mente palavras como “quando” e “quanto”;
- Attainable — alcançável: as metas devem ser realistas, portanto, evite metas irreais. Metas superestimadas são um risco à motivação das equipes e seus gestores;
- Relevant — relevante: as metas não podem estar em desacordo com os objetivos. Elas devem ser relevantes. O ideal aqui é fazer a pergunta “essa meta fará diferença para atingir meus objetivos?”;
- Time-based — temporal: tenha cronogramas claros e bem definidos para cada meta a ser vencida em direção aos seus objetivos. Os cronogramas podem ser a curto, médio ou longo prazo.
Método Growth Hacking
Desenvolvido pelo empresário e consultor de startups norte-americano Sean Ellis, em 2010. Basicamente, trata-se de uma estratégia para encontrar atalhos ou brechas, focando no crescimento da empresa.
Em outras palavras, o método Growth Hacking seria os atalhos de crescimento, ou seja, a ação de utilizar gatilhos para alcançar resultados satisfatórios e rápidos.
O próprio Ellis definiu essa metodologia com a frase “Marketing orientado a experimentos”. Portanto, é preciso experimentar para encontrar o resultado ideal.
Para aplicar o método em uma empresa, o primeiro passo é ter uma meta principal e definir qual o problema a ser resolvido. Feito isso, o experimento deve seguir um ciclo formado por cinco etapas:
- brainstorming: oportunidade de explorar a capacidade criativa e intelectual gerando ideias, sempre priorizando o crescimento;
- prioridades: depois da “tempestade de ideias”, selecione aquelas com potencial para serem transformadas em experimentos e qual a prioridade para a execução de cada uma delas;
- documentação: documentar os resultados obtidos é fundamental para melhor executar as metas definidas;
- implementação de testes: faça experimentações utilizando recursos mínimos. Essa etapa não exige grandes investimentos e nem deve ser seu objetivo neste momento;
- análise dos resultados e aprendizado: aqui, compare dados e estatísticas, aplique resultados e identifique possíveis erros que podem ser corrigidos em um próximo projeto.
Método OKR
A metodologia OKR — Objectives and Key Results — busca estruturar ações para alcançar objetivos organizacionais com mais agilidade e eficiência. Foi desenvolvida por Andrew Grove, um dos primeiros colaboradores da Intel. É a mais recente entre os métodos para estabelecer metas.
A base desse método é a definição de objetivos em todos os níveis da empresa, desde o setor gerencial até os operacionais. O próximo passo é desdobrar ou fragmentar esses objetivos em metas menores, que serão os resultados-chave a serem atingidos.
E então, conseguiu entender como estabelecer metas? Com nossas dicas você terá mais segurança e, assim, colocará sua empresa em um lugar de destaque diante da concorrência.
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