Como estabelecer metas para a empresa?

Tempo de leitura: 6 minutos

Deseja saber como estabelecer metas para atingir resultados? Quer ver sua empresa crescer e prosperar, mas se sente inseguro com a instabilidade econômica? Todo bom gestor sabe que, quando a economia de um país vai mal, as micro e pequenas empresas acendem um sinal de alerta e, geralmente, os segmentos de serviços e o comércio são os primeiros a sentirem os reflexos. 

Sendo assim, para enfrentar períodos de incerteza, é fundamental ter planejamento estratégico. Nessas horas, metas são muito importantes para definir métodos e mensurar o progresso do empreendimento.

Neste artigo, mostraremos como uma gestão voltada aos resultados pode ser o ambiente propício para aplicar metas e fazer sua empresa ocupar um lugar de destaque no mercado. Ainda, veja também alguns métodos que ajudarão você, de forma prática e eficiente, a atingir seus objetivos de crescimento. 

Por que estipular metas para a empresa?

Antes de entender por que estabelecer metas é importante saber diferenciar dois termos que são considerados sinônimos: meta e objetivo. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

É verdade que ambos levam a uma ação, a algo que se quer atingir. A diferença está, basicamente, na relação entre “o que se quer fazer” e “como se vai fazer”:

  • objetivo: é onde queremos chegar ou o que queremos conquistar;
  • meta: é o caminho a ser percorrido para alcançar esse objetivo.

Vamos supor que seu objetivo como diretor de uma empresa seja aumentar o faturamento em 30% no próximo ano. Quais metas você precisa definir para atingir esse propósito? Podemos elencar algumas: 

  • reduzir as despesas em 10%;
  • reduzir o nível de inadimplência em 2%;
  • aumentar a venda de produtos com maior rentabilidade em 5%.

É possível definir quantas metas forem necessárias para chegar a um objetivo. O importante é que elas sigam critérios que façam sentido e sejam realistas para evitar a frustração e o estresse

Portanto, a caminhada até alcançar os objetivos não pode acontecer sem uma bússola. Para tanto, é preciso estabelecer metas reais e perfeitamente atingíveis.

O cérebro humano é seletivo. Quando definimos metas, ele foca a atenção naquilo que precisamos fazer para alcançá-las. Portanto, estabelecer metas é fundamental para condicionar nosso pensamento ao que de fato precisa ser realizado. 

Mas, afinal, por que estabelecer metas? Para chegar aos seus objetivos com maior assertividade e sem perder tempo com ações que não levem sua empresa onde você quer que ela chegue. 

Além disso, as metas ajudam os colaboradores a manterem o foco em busca do que querem alcançar. Lembre-se sempre que, sem metas claras, o valor do trabalho e o sucesso da empresa serão mais difíceis de atingir. 

Banner_Calculadora_de_Produtividade

Como estabelecer metas?

O fato de estabelecer metas na empresa traz muitos benefícios. Comece com essa dica: seja realista. É preciso existir uma equação equilibrada, pois superestimar o objetivo para depois não conseguir realizá-lo pode dar a sensação de que seu planejamento estratégico fracassou, fazendo com que seu time se sinta desmotivado.

Sendo assim, tenha metas realistas e alcançáveis, mas que não sejam simples demais a ponto de não exigir nenhum esforço. É necessária uma dose de ousadia. A seguir, veja algumas dicas sobre como estabelecer metas:

  • defina o objetivo;
  • planeje as metas para atingir o objetivo;
  • crie um indicador, uma espécie de norte, lugar aonde quer chegar;
  • parta para a ação executando as metas;
  • avalie e revise os resultados obtidos.

Métodos para estabelecer metas

A gestão de uma empresa exige monitoramento constante de variáveis e indicadores determinantes para o sucesso. Mas como definir as metas para atingir resultados?

A primeira coisa a ser feita é definir o objetivo, e isso já está claro. Mas como definir as metas? Existem algumas estratégias que podem auxiliar o gestor nessa empreitada. 

Método Smart

O nome vem da sigla em inglês Specifc, Mensurable, Attainable, Relevant e Time-based. Segundo o criador do método SMART, Peter Druker, essas são as características fundamentais para definir metas:

  • Specífic — específica: as metas devem ser específicas. Evite metas vagas ou genéricas. Detalhamentos são bem-vindos nesse caso;
  • Mensurable — mensurável: o progresso das metas deve ser fácil de acompanhar com a aplicação de métricas. Números podem comprovar se estamos no caminho certo ou não, logo, tenha em mente palavras como “quando” e “quanto”;
  • Attainable — alcançável: as metas devem ser realistas, portanto, evite metas irreais. Metas superestimadas são um risco à motivação das equipes e seus gestores;
  • Relevant — relevante: as metas não podem estar em desacordo com os objetivos. Elas devem ser relevantes. O ideal aqui é fazer a pergunta “essa meta fará diferença para atingir meus objetivos?”;
  • Time-based — temporal: tenha cronogramas claros e bem definidos para cada meta a ser vencida em direção aos seus objetivos. Os cronogramas podem ser a curto, médio ou longo prazo. 

Método Growth Hacking

Desenvolvido pelo empresário e consultor de startups norte-americano Sean Ellis, em 2010. Basicamente, trata-se de uma estratégia para encontrar atalhos ou brechas, focando no crescimento da empresa. 

Em outras palavras, o método Growth Hacking seria os atalhos de crescimento, ou seja, a ação de utilizar gatilhos para alcançar resultados satisfatórios e rápidos. O próprio Ellis definiu essa metodologia com a frase “Marketing orientado a experimentos”. Portanto, é preciso experimentar para encontrar o resultado ideal. 

Para aplicar o método em uma empresa, o primeiro passo é ter uma meta principal e definir qual o problema a ser resolvido. Feito isso, o experimento deve seguir um ciclo formado por cinco etapas:

  1. brainstorming: oportunidade de explorar a capacidade criativa e intelectual gerando ideias, sempre priorizando o crescimento;
  2. prioridades: depois da “tempestade de ideias”, selecione aquelas com potencial para serem transformadas em experimentos e qual a prioridade para a execução de cada uma delas;
  3. documentação: documentar os resultados obtidos é fundamental para melhor executar as metas definidas;
  4. implementação de testes: faça experimentações utilizando recursos mínimos. Essa etapa não exige grandes investimentos e nem deve ser seu objetivo neste momento;
  5. análise dos resultados e aprendizado: aqui, compare dados e estatísticas, aplique resultados e identifique possíveis erros que podem ser corrigidos em um próximo projeto. 

Método OKR

A metodologia OKR — Objectives and Key Results — busca estruturar ações para alcançar objetivos organizacionais com mais agilidade e eficiência. Foi desenvolvida por Andrew Grove, um dos primeiros colaboradores da Intel. É a mais recente entre os métodos para estabelecer  metas. 

A base desse método é a definição de objetivos em todos os níveis da empresa, desde o setor gerencial até os operacionais. O próximo passo é desdobrar ou fragmentar esses objetivos em metas menores, que serão os resultados-chave a serem atingidos. 

E então, conseguiu entender como estabelecer metas? Com nossas dicas você terá mais segurança e, assim, colocará sua empresa em um lugar de destaque diante da concorrência. 

Que tal se aprofundar mais e descobrir todas as etapas envolvidas no método OKR, como ele funciona e quais são seus diferenciais em relação a outras metodologias?

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Wilson Cunta
Marcelo Wilson Cunta
8 meses atrás

Obd. Os materiais tem sido de grande ajuda e conhecimento

Giuliano Sales
Admin
8 meses atrás

Ei, Marcelo. Tudo bem?
Ficamos felizes por estarmos ajudando o seu conhecimento e crescimento.
Continue nos acompanhando para mais conteúdos e materiais!
Abraços.

Tamyres
Tamyres
8 meses atrás

Excelente conteúdo

Giuliano Sales
Admin
8 meses atrás
Reply to  Tamyres

Ei, Tamyres. Tudo bem?
Agradecemos imensamente o seu retorno.
Estamos trabalhando para oferecer cada vez mais conteúdos de qualidade.
Continue nos acompanhando.
Abraços.