Como estabelecer metas para a empresa?

Tempo de leitura: 6 minutos

Deseja saber como estabelecer metas para atingir resultados? Quer ver sua empresa crescer e prosperar, mas se sente inseguro com a instabilidade econômica? Todo bom gestor sabe que, quando a economia de um país vai mal, as micro e pequenas empresas acendem um sinal de alerta e, geralmente, os segmentos de serviços e o comércio são os primeiros a sentirem os reflexos. 

Sendo assim, para enfrentar períodos de incerteza, é fundamental ter planejamento estratégico. Nessas horas, metas são muito importantes para definir métodos e mensurar o progresso do empreendimento.

Neste artigo, mostraremos como uma gestão voltada aos resultados pode ser o ambiente propício para aplicar metas e fazer sua empresa ocupar um lugar de destaque no mercado. Ainda, veja também alguns métodos que ajudarão você, de forma prática e eficiente, a atingir seus objetivos de crescimento. 

Por que estipular metas para a empresa?

Antes de entender por que estabelecer metas é importante saber diferenciar dois termos que são considerados sinônimos: meta e objetivo. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

É verdade que ambos levam a uma ação, a algo que se quer atingir. A diferença está, basicamente, na relação entre “o que se quer fazer” e “como se vai fazer”:

  • objetivo: é onde queremos chegar ou o que queremos conquistar;
  • meta: é o caminho a ser percorrido para alcançar esse objetivo.

Vamos supor que seu objetivo como diretor de uma empresa seja aumentar o faturamento em 30% no próximo ano. Quais metas você precisa definir para atingir esse propósito? Podemos elencar algumas: 

  • reduzir as despesas em 10%;
  • reduzir o nível de inadimplência em 2%;
  • aumentar a venda de produtos com maior rentabilidade em 5%.

É possível definir quantas metas forem necessárias para chegar a um objetivo. O importante é que elas sigam critérios que façam sentido e sejam realistas para evitar a frustração e o estresse

Portanto, a caminhada até alcançar os objetivos não pode acontecer sem uma bússola. Para tanto, é preciso estabelecer metas reais e perfeitamente atingíveis.

O cérebro humano é seletivo. Quando definimos metas, ele foca a atenção naquilo que precisamos fazer para alcançá-las. Portanto, estabelecer metas é fundamental para condicionar nosso pensamento ao que de fato precisa ser realizado. 

Mas, afinal, por que estabelecer metas? Para chegar aos seus objetivos com maior assertividade e sem perder tempo com ações que não levem sua empresa onde você quer que ela chegue. 

Além disso, as metas ajudam os colaboradores a manterem o foco em busca do que querem alcançar. Lembre-se sempre que, sem metas claras, o valor do trabalho e o sucesso da empresa serão mais difíceis de atingir. 

Banner_Calculadora_de_Produtividade

Como estabelecer metas?

O fato de estabelecer metas na empresa traz muitos benefícios. Comece com essa dica: seja realista. É preciso existir uma equação equilibrada, pois superestimar o objetivo para depois não conseguir realizá-lo pode dar a sensação de que seu planejamento estratégico fracassou, fazendo com que seu time se sinta desmotivado.

Sendo assim, tenha metas realistas e alcançáveis, mas que não sejam simples demais a ponto de não exigir nenhum esforço. É necessária uma dose de ousadia. A seguir, veja algumas dicas sobre como estabelecer metas:

  • defina o objetivo;
  • planeje as metas para atingir o objetivo;
  • crie um indicador, uma espécie de norte, lugar aonde quer chegar;
  • parta para a ação executando as metas;
  • avalie e revise os resultados obtidos.

Métodos para estabelecer metas

A gestão de uma empresa exige monitoramento constante de variáveis e indicadores determinantes para o sucesso. Mas como definir as metas para atingir resultados?

A primeira coisa a ser feita é definir o objetivo, e isso já está claro. Mas como definir as metas? Existem algumas estratégias que podem auxiliar o gestor nessa empreitada. 

Método Smart

O nome vem da sigla em inglês Specifc, Mensurable, Attainable, Relevant e Time-based. Segundo o criador do método SMART, Peter Druker, essas são as características fundamentais para definir metas:

  • Specífic — específica: as metas devem ser específicas. Evite metas vagas ou genéricas. Detalhamentos são bem-vindos nesse caso;
  • Mensurable — mensurável: o progresso das metas deve ser fácil de acompanhar com a aplicação de métricas. Números podem comprovar se estamos no caminho certo ou não, logo, tenha em mente palavras como “quando” e “quanto”;
  • Attainable — alcançável: as metas devem ser realistas, portanto, evite metas irreais. Metas superestimadas são um risco à motivação das equipes e seus gestores;
  • Relevant — relevante: as metas não podem estar em desacordo com os objetivos. Elas devem ser relevantes. O ideal aqui é fazer a pergunta “essa meta fará diferença para atingir meus objetivos?”;
  • Time-based — temporal: tenha cronogramas claros e bem definidos para cada meta a ser vencida em direção aos seus objetivos. Os cronogramas podem ser a curto, médio ou longo prazo. 

Método Growth Hacking

Desenvolvido pelo empresário e consultor de startups norte-americano Sean Ellis, em 2010. Basicamente, trata-se de uma estratégia para encontrar atalhos ou brechas, focando no crescimento da empresa. 

Em outras palavras, o método Growth Hacking seria os atalhos de crescimento, ou seja, a ação de utilizar gatilhos para alcançar resultados satisfatórios e rápidos. O próprio Ellis definiu essa metodologia com a frase “Marketing orientado a experimentos”. Portanto, é preciso experimentar para encontrar o resultado ideal. 

Para aplicar o método em uma empresa, o primeiro passo é ter uma meta principal e definir qual o problema a ser resolvido. Feito isso, o experimento deve seguir um ciclo formado por cinco etapas:

  1. brainstorming: oportunidade de explorar a capacidade criativa e intelectual gerando ideias, sempre priorizando o crescimento;
  2. prioridades: depois da “tempestade de ideias”, selecione aquelas com potencial para serem transformadas em experimentos e qual a prioridade para a execução de cada uma delas;
  3. documentação: documentar os resultados obtidos é fundamental para melhor executar as metas definidas;
  4. implementação de testes: faça experimentações utilizando recursos mínimos. Essa etapa não exige grandes investimentos e nem deve ser seu objetivo neste momento;
  5. análise dos resultados e aprendizado: aqui, compare dados e estatísticas, aplique resultados e identifique possíveis erros que podem ser corrigidos em um próximo projeto. 

Método OKR

A metodologia OKR — Objectives and Key Results — busca estruturar ações para alcançar objetivos organizacionais com mais agilidade e eficiência. Foi desenvolvida por Andrew Grove, um dos primeiros colaboradores da Intel. É a mais recente entre os métodos para estabelecer  metas. 

A base desse método é a definição de objetivos em todos os níveis da empresa, desde o setor gerencial até os operacionais. O próximo passo é desdobrar ou fragmentar esses objetivos em metas menores, que serão os resultados-chave a serem atingidos. 

E então, conseguiu entender como estabelecer metas? Com nossas dicas você terá mais segurança e, assim, colocará sua empresa em um lugar de destaque diante da concorrência. 

Que tal se aprofundar mais e descobrir todas as etapas envolvidas no método OKR, como ele funciona e quais são seus diferenciais em relação a outras metodologias?


4
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Giuliano SalesTamyresMarcelo Wilson Cunta Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Marcelo Wilson Cunta
Visitante
Marcelo Wilson Cunta

Obd. Os materiais tem sido de grande ajuda e conhecimento

Giuliano Sales
Admin

Ei, Marcelo. Tudo bem?
Ficamos felizes por estarmos ajudando o seu conhecimento e crescimento.
Continue nos acompanhando para mais conteúdos e materiais!
Abraços.

Tamyres
Visitante
Tamyres

Excelente conteúdo

Giuliano Sales
Admin

Ei, Tamyres. Tudo bem?
Agradecemos imensamente o seu retorno.
Estamos trabalhando para oferecer cada vez mais conteúdos de qualidade.
Continue nos acompanhando.
Abraços.