Como funciona especializações em Recursos Humanos a distância

Tempo de leitura: 4 minutos

Entenda tudo sobre como é fazer uma especialização em Recursos Humanos a distância e confira quais são as possibilidades!

A área de Recursos Humanos atrai um número cada vez maior de profissionais que buscam se encaixar nesse mercado de trabalho e executar esse tipo de função em empresas de todos os tipos e portes.

Essa alta na procura por vagas na área também representa um aumento da concorrência e da competitividade entre os profissionais de RH. Por isso, as empresas buscam cada vez mais pessoas com qualificação na área e que atendam às exigências deste mercado.

Há diversas opções e formações para se preparar para este cenário. Entre os cursos de graduação, há pelo menos três principais que trazem conteúdos sobre a área de RH e recrutamento: Gestão de Recursos Humanos, que é um curso superior de nível tecnológico, Psicologia e Administração, ambos bacharelados.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Mas a atratividade desse ramo não se restringe apenas aos que já têm formação em RH. Muita gente com diplomas em outras graduações não relacionadas aos recursos humanos se interessam também por empregos neste meio.

Para os formados e não formados na área, uma especialização em Recursos Humanos pode ser um diferencial na hora de se qualificar e adquirir o conhecimento necessário para o mercado de trabalho. Com essa experiência, profissionais podem direcionar suas habilidades para campos específicos da área.

Esses tipos de curso, que são pós-graduações lato sensu, podem ser encontrados na modalidade de ensino a distância (EAD), muito popular por quem busca ampliar a sua formação acadêmica e precisa da flexibilização de horários característica de cursos online para conciliar estudos e a vida profissional e pessoal.

Conheça as especializações em Recursos Humanos a distância

As especializações em Recursos Humanos podem ser importantes para que um profissional que já é da área crie um foco de atuação em uma área específica dos setores de gestão de pessoas e RH. Para quem não tem formação ou experiência na área, é uma maneira de começar a criar um repertório e conhecer a área para se posicionar de forma favorável a esse mercado de trabalho.

Como as especializações são cursos de pós-graduação, é necessário que os estudantes já tenham concluído uma faculdade e tenham diploma de Ensino Superior, independentemente de qual curso seja (não há restrições de formação, basta que o aluno já seja graduado).

A duração das especializações varia muito, mas costumam levar entre seis e 18 meses para serem concluídas (podendo chegar a dois anos, no máximo. Geralmente, as disciplinas são divididas semestralmente, e o conteúdo de um curso de Recursos Humanos vai trazer conceitos de Administração, Contabilidade, Direito e Ciências Humanas.

São diversos os tipos de especializações em Recursos Humanos EAD disponíveis. Veja alguns exemplos:

  • Recursos Humanos
  • Recursos Humanos – Rotinas e Cálculos Trabalhistas
  • Recursos Humanos e Finanças
  • Administração de Recursos Humanos no Setor Público
  • Gestão de Recursos Humanos com ênfase em Treinamento e Desenvolvimento
  • Consultoria de Recursos Humanos
  • Gestão de Recursos Humanos com Habilitação em Docência no Ensino Superior
  • MBA Executivo em Recursos Humanos
  • Administração Hospitalar e Recursos Humanos
  • Segurança do Trabalho e Recursos Humanos
  • Gestão de Recursos Humanos e Meio Ambiente
  • Gestão de Produção e Recursos Humanos
  • Gestão de Pessoas e Recursos Humanos

Além das especializações, há também cursos de pós-graduação stricto sensu na área de Recursos Humanos: os mestrados e doutorados, com um foco mais acadêmico para quem pretende ter a titulação de mestre ou doutor(a).

guia completo gestão de pessoas

Como funciona uma especialização EAD?

As especializações em Recursos Humanos EAD são feitas em sua maior parte em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) disponibilizados pela faculdade ou instituição de ensino que oferece o curso.

Há também algumas pós-graduações que exigem encontros presenciais periódicos, algo que depende do cronograma de cada instituição. Como o curso é mais curto, a frequência presencial costuma ser menor, e muitas vezes o curso é feito de modo 100% virtual.

Ao final do curso, o aluno recebe um certificado de conclusão de formação complementar na área de Recursos Humanos. Para ter validade no mercado de trabalho, é importante que o aluno busque por cursos que sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Este artigo foi escrito pela equipe do Guia da Carreira.

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Elias Massuma

Creio que aprenderei melhor com vosso auxilio.