Especialização em RH: quais as melhores, como escolher e áreas

Conheça as possibilidades de especialização em RH e descubra qual a melhor opção para você e sua carreira!
especialização em RH
SAIBA MAIS

Aqui você encontra:

A Gestão de Pessoas tem ocupado um papel cada dia mais importante dentro das organizações. Nesse cenário, não faltam boas oportunidades para os profissionais mais preparados e qualificados da área. Mas será que você tem toda a expertise desejada no mercado? Uma especialização em RH pode trazer o conhecimento adicional necessário para garantir as melhores posições na sua carreira. 

Quer entender as possibilidades de pós-graduação na área de RH e quais as mais indicadas? Neste post, você confere tudo o que precisa saber sobre o assunto.

O que é especialização em RH?

A especialização em RH é um tipo de pós-graduação realizado pelo profissional após a formação tradicional. Normalmente, as faculdades têm uma abordagem mais ampla e generalista. Dessa forma, os cursos de especialização são importantes para qualificar o profissional como especialista em determinado campo de estudo

Os cursos de especialização em Recursos Humanos se baseiam nos conhecimentos que o profissional já adquiriu na graduação. Ou seja, eles complementam a bagagem de conhecimento e exigem um diploma para o ingresso.

Material gratuito: guia de estudos para se tornar autoridade no RH!

Preencha o formulário e receba o material grátis no seu e-mail 📩

Tipos de pós-graduação em RH

A especialização é apenas um dos tipos possíveis de pós-graduação na área de RH. A seguir, explicamos melhor as possibilidades e diferenças de cada um deles.

Especialização

Como vimos, a especialização é um tipo de pós que aborda algum aspecto específico da carreira de RH. O objetivo é ampliar o leque do profissional para que ele consiga cargos de especialista e aumentos no salário

Certificate

Essa é uma modalidade nova no mercado, voltada para profissionais que querem um desenvolvimento mais rápido para ingressar em melhores posições. Nesse tipo de curso, o estudante se aprofunda em competências e habilidades profissionais com foco nas tendências de mercado mais atuais. 

MBA

Os cursos de MBA (Master in Business Administration) são voltados para a prática e focam no desenvolvimento dos profissionais para atuação em cargos de liderança. Eles abordam tendências da área e habilidades e competências importantes para o crescimento de carreira

IMPULSIONE SUA CARREIRA!

Mestrado

O mestrado é uma pós-graduação focada na área acadêmica, com atuação em pesquisa e docência. Isso porque, ele envolve a apresentação de uma dissertação em que o aluno precisa analisar e defender uma tese relacionada ao seu campo de estudo. Após adquirir o diploma de mestrado, o aluno pode ingressar em um doutorado, onde vai pleitear o título de doutor. 

PhD  

Por fim, o PhD é o título mais alto da escalada acadêmica. Assim como o mestrado e o doutorado, ele também tem uma abordagem mais teórica e foca na construção de material científico relevante sobre a área de atuação do profissional. 

💡Conheça a Escola de Pessoas da Sólides, uma comunidade exclusiva para capacitação do RH e DP, com cursos gratuitos!

Quais os benefícios de ter especialização em RH?

A especialização em RH é a oportunidade perfeita para quem quer dar aquele upgrade na carreira e conseguir melhores oportunidades no mercado. 

De acordo com dados divulgados pela QS, a demanda no Brasil por trabalhadores com MBA no currículo apresentou um aumento de 16%. Segundo a consultoria Robert Half, o salário para quem possui essa formação também apresentou um aumento considerável, cerca de 66%.

Dessa forma, uma pós-graduação na área não só é bastante procurada pelas empresas, mas também muito bem recompensada. 

Essa, portanto, é uma boa oportunidade para aqueles profissionais que se sentem estagnados na profissão ou para quem saiu da graduação, mas ainda não se sentem totalmente preparados para colocar a mão na massa. 

Vale lembrar que a área de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas possuem diversas atividades estratégicas que vão além de contratações e demissões. Dessa forma, profissionais especializados podem ser valiosos para atuar em funções específicas como desenvolvimento de talentos e gestão de benefícios. 

Concluindo, quem tem uma ou mais pós-graduações em seu currículo se torna muito mais atrativo para os recrutadores e mais valioso para as empresas. Além, é claro, de fazer a diferença na vida dos colaboradores que estão sob sua responsabilidade. 

Baixe grátis!

O RH pode ter especialização em quais áreas?

Quem quer se aprofundar e buscar uma especialização na área de RH pode escolher diversas vertentes de conhecimento. A seguir, listamos os principais cursos relacionados. 

Desenvolvimento e treinamento

A pós-graduação em T&D ensina o profissional a analisar perfis, mapear necessidades e encontrar as melhores soluções para capacitar colaboradores de forma eficiente, contribuindo diretamente para o sucesso das organizações. 

Recrutamento e seleção

O especialista em recrutamento e seleção é um profissional dedicado a escolher as pessoas certas para cada função da empresa. No curso, você aprende as melhores técnicas e estratégias para recrutar, avaliar, selecionar e contratar os melhores talentos, além de conhecer as principais ferramentas do mercado. 

Gestão de Pessoas

O MBA em gestão de pessoas é o curso certo para quem quer conhecer estratégias inovadoras e ferramentas poderosas que tornam o RH e o DP mais estratégicos. Portanto, você aprende mais sobre comportamento humano e conceitos de liderança, motivação e mediação de conflitos

Direito e processo do trabalho

Essa especialização é interessante para profissionais que atuam no Departamento Pessoal e querem se tornar um ponto de apoio para a diretoria. No curso, os profissionais aprendem como agir de acordo com a legislação para evitar riscos e processos trabalhistas. 

Psicologia organizacional

Esse é um campo de atuação em alta na área de RH. Assim, o especialista em psicologia organizacional é capaz de otimizar com mais precisão o clima e a cultura organizacional, delineando as melhores políticas, treinamentos e decisões da gestão de pessoas.

Soft skills

Outro curso em alta é o focado soft skills. Nela, o aluno aprende a aplicar técnicas, métodos e ferramentas para gerir times de alta performance, levando em conta as habilidades e competências emocionais e comportamentais.

Gestão da jornada e experiência do colaborador

Os profissionais de RH também podem optar por uma especialização focada na experiência do colaborador. Aqui, são trabalhados processos e operações para identificar problemas relevantes aos funcionários da empresa, desenvolvendo ambientes e estratégias focadas em uma experiência satisfatória. 

💡Saiba também:

Qual a melhor especialização em Recursos Humanos?

Não há uma resposta certa para essa pergunta. Existem muitas alternativas para os profissionais de Recursos Humanos que querem aumentar seus conhecimentos e as possibilidades de crescimento. A escolha do tipo de especialização vai depender da sua rotina e do campo de interesse. 

De modo geral, os cursos de MBA são boas opções para quem tem uma rotina atribulada e quer focar nos conhecimentos práticos e estratégicos, fugindo um pouco da alta carga de conteúdo teórico. 

Portanto, esse tipo de curso funciona como um intensivo, trazendo informações relevantes e atualizadas das principais tendências e tecnologias da área de RH. Assim, é uma excelente alternativa para quem quer alcançar novos patamares na carreira profissional e ocupar cargos mais voltados à gestão, subindo na hierarquia corporativa. 

Como o MBA da Sólides pode ajudar?

Se você está buscando uma MBA em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, a Sólides tem a solução perfeita para você. Agora, a maior HR Tech do Brasil conta com um curso de MBA reconhecido pelo MEC.

Ainda, essa é a primeira pós-graduação do mercado que traz o elo estratégico entre as áreas de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, vitais para o sucesso de todo negócio. O curso é baseado na metodologia ELO de RH desenvolvida pela Sólides, que está revolucionando a Gestão de Pessoas no Brasil.

São 360 horas de carga horária, dividida em 7 módulos 100% EaD. Assim, você consegue estudar de forma remota e flexível com os profissionais mais preparados do mercado. 

Quer transformar a sua carreira e se tornar um profissional de alta performance? Então faça já a sua matrícula no MBA da Sólides.

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima