Como se tornar um especialista comportamental com a Sólides?

Tempo de leitura: 12 minutos

A gestão comportamental é uma tendência no RH moderno e estratégico. E o especialista comportamental vem garantir que o mapeamento dos perfis seja realizado e utilizado com efetividade a favor do colaborador e da empresa.

Particularmente em momentos de incerteza e de desafios nas organizações, como o que vivemos diante da pandemia de Covid-19, a gestão por comportamento se torna ainda mais importante.

Nesse cenário, o especialista comportamental, com o auxílio dos dados do mapeamento, consegue criar insights para resoluções criativas e efetivas de gestão de pessoas.

Pensando em auxiliar você, a Sólides desenvolveu uma formação online em Analista Comportamental, que vai prepará-lo para ser um especialista no assunto.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Um curso no qual você aprende como obter dados no Profiler e analisá-los de forma correta para impulsionar os resultados da sua equipe e da empresa.

Quer entender melhor sobre a gestão por comportamentos e como se tornar um especialista comportamental com a Sólides? Continue a leitura!

Afinal, o que é um especialista comportamental?

Trata-se do profissional que busca, por meio da análise do perfil comportamental, colocar a pessoa certa no local certo dentro do ambiente organizacional, de acordo com suas competências técnicas e comportamentais.

Mas não termina por aí. Esse profissional é também encarregado, junto a gestores e líderes, de elaborar ações e estratégias focadas no comportamento humano para desenvolver os membros da equipe, promover mais engajamento, melhorar a produtividade e os resultados individuais e coletivos.

É importante destacar que o especialista comportamental não necessariamente precisa ser um psicólogo. Ele também pode ser formado em Recursos Humanos, Administração, dentre outras áreas do conhecimento. 

Entretanto, é essencial buscar uma formação na área de gestão de pessoas e agregar novos conhecimentos em análise de dados e métricas, com foco na otimização dos resultados da organização.

E é nesse momento que você pode contar com o Sólides Profiler, nosso mapeamento exclusivo de perfil comportamental, e a Formação Analista Profiler da Sólides!

O que é gestão comportamental e qual sua importância nas empresas?

A gestão comportamental é uma metodologia de gestão de pessoas baseada em perfis comportamentais.

Com ela, o setor de recursos humanos assume uma posição mais estratégica, a partir de análises aprofundadas e focadas em times de alta performance.

É por meio dessas informações que os gestores conseguem entender melhor os impactos que cada situação no ambiente organizacional pode causar em seus colaboradores e como eles reagem a diante de determinados cenários.

Compreender e fazer a leitura correta dos comportamentos é fundamental para se tornar um especialista comportamental e, assim, criar ações e estratégias para motivar e engajar colaboradores, independente da realidade vivida pela organização. 

Além disso, com uma boa gestão de pessoas, o analista comportamental pode elaborar ações preditivas, separando os colaboradores em grupos, de acordo com seus perfis. 

Ainda, consegue tomar decisões efetivas para manter a equipe mais robusta, com colaboradores engajados e produtivos. 

Isso porque, por meio do mapeamento comportamental, é possível listar os pontos positivos e aqueles a se desenvolver que cada perfil tem, ajudando a identificar desafios e oportunidades de atuação.

Outro processo no qual a gestão comportamental contribui de forma estratégica é na tomada de decisão quanto à escolha de capacitações, treinamentos e benefícios que, de fato, agregarão ao desenvolvimento e ao crescimento de cada membro do time. 

Assim, o RH conduz suas ações e estratégias de maneira mais dinâmica e eficaz, poupando investimentos que não trazem resultados positivos.

Nesse âmbito, a inteligência de dados no RH, como o mapeamento comportamental exclusivo da Sólides, o Profiler, é uma ferramenta essencial para a organização obter informações relevantes e executar ações mais estratégicas e eficientes.

Como se tornar um especialista comportamental?

Mais do que coletar dados e analisar o comportamento humano, o especialista comportamental precisa saber utilizar essas informações a favor do profissional e da empresa. E é aí que a Formação Analista Profiler da Sólides vem para te apoiar.

Formação Analista Profiler

A Formação de Analista Profiler trata-se de um curso de capacitação de profissionais para torná-los especialistas em análise comportamental

É um processo de desenvolvimento técnico de profissionais em relação à principal metodologia utilizada para análise de perfis comportamentais, o Profiler.

O curso é voltado para a inovação das práticas de RH na gestão de pessoas por meio do conhecimento profundo dos perfis comportamentais frente às atividades cotidianas de trabalho nas empresas. Tem foco em autodesenvolvimento, autoconhecimento e aprimoramento de soft e hard skills.

Objetivo do curso

O objetivo central é formar analistas que tenham como base gestão e análise comportamental e domínio completo sobre a ferramenta Profiler, a principal usada no mercado.

Assim, pretende-se aprimorar a aplicabilidade do software e as ações possíveis de serem executadas a partir das análises e informações oferecidas pela ferramenta.

Como funciona?

O curso funciona em modalidade híbrida: online e presencial. Todo seu processo tem duração de 16 horas presenciais e de 10 a 12 horas na modalidade online. Acontece de segunda a quinta e, em é ofertada, aproximadamente, uma turma por mês. 

Quem pode participar?

A Formação em Analista Profiler é voltada, principalmente, para profissionais da área de Recursos Humanos, Departamento Pessoal, lideranças em qualquer nível de atuação e donos de empresa que são ativos e participativos na gestão de pessoas das suas respectivas empresas. 

Por que participar?

O curso em Analista Profiler atua no desenvolvimento de profissionais para a gestão comportamental através da ferramenta Profiler. 

Esse conhecimento garante habilidades diversas para o profissional de gestão de pessoas que vão desde a análise até estratégias e tomadas de decisões na área. 

Assim, a presença de um Analista de Profiler na equipe traz inúmeros benefícios para a empresa. Isso porque esse profissional atua no aprimoramento do setor de RH, ajudando a tornar a área mais estratégica e protagonista para as atividades da empresa.

Há também uma melhoria na harmonia dos colaboradores, potencialização das qualidades dos times e atuação em suas lacunas, aumento do engajamento e elevação significativa nos resultados. 

Além disso, os processos seletivos passam a ser mais eficientes, ajudando a colocar a “pessoa certa no lugar certo”. 

Portanto, a formação para se tornar um especialista comportamental com a Sólides traz benefícios diversos para o profissional e seu desenvolvimento pessoal, para a empresa e para todos os seus colaboradores.

O que você vai dominar?

O curso se estrutura em três conteúdos principais, que se complementam: 

  • Gestão Comportamental;
  • Metodologia DISC e Perfis Comportamentais;
  • Profiler.

Vamos entender cada um desses temas e seus desdobramentos!

banner patra baixar ebook sobre Perfil Comportamental: O guia completo para sua carreira e gestão-especialista comportamental
Gestão Comportamental

A Gestão Comportamental é realizada a partir do conhecimento sobre o comportamento humano e sua relação com motivação e cumprimento de objetivos.

Essa gestão faz parte do processo de protagonismo do RH em decisões estratégicas nas empresas. Afinal, a partir de análises das habilidades e comportamentos, é possível explorar as potencialidades e melhorar a performance de cada profissional.

A partir daí, é possível definir mais precisamente cargos, tornar o processo seletivo mais eficiente, projetar times mais sintonizados e engajados e, consequentemente, garantir rotinas de trabalho mais produtivas.

Metodologia Disc e Perfis Comportamentais

Toda essa análise comportamental se baseia na Metodologia DISC que é o processo base de identificação de traços comportamentais predominantes nos indivíduos e em cada grupo de perfil. 

A Metodologia DISC determina quatro tipos de tendências e comportamentos que conduzirão as análises e as tomadas de decisão. Elas se resumem a:

  • Dominance (dominância): relacionado ao controle, poder e assertividade;
  • Influence (influência): relativo à comunicação e às relações sociais;
  • Steadiness (estabilidade): relacionado à paciência e persistência;
  • Conscientiousness (cautela): relativo à organização e estrutura.

Assim, a partir da compreensão dessas quatro categorias de comportamento, é possível analisar os pontos fortes e fracos de cada profissional.

Ainda, consegue-se determinar que um perfil comportamental se configura em quatro principais: 

  • ANALISTA: pessoas que prezam por qualidade e exatidão em suas atividades e entregas. Normalmente, são muito rigorosas e perfeccionistas com elas mesmas e com os outros. Demoram para realizar suas funções, mas sempre entregam um resultado de qualidade inquestionável;
  • COMUNICADOR: apresentam facilidade em estabelecer conexões e muita habilidade em se comunicar com os outros. Gostam de ser o centro das atenções e podem ter dificuldade em receber feedback negativo. É um perfil extremamente agregador e importante para manter o time unido;
  • PLANEJADOR: prefere ambientes mais controlados e com rotinas fixas. Normalmente, são pessoas que se encaixam melhor em posições mais estáveis e com menos mudanças. Ainda, são muito empáticas e conseguem compreender várias perspectivas sobre uma situação;
  • EXECUTOR: pessoas proativas e dinâmicas, que se alimentam de competitividade. Além disso, estão sempre em busca de inovação e melhorias, por isso, muitas vezes, podem ter comportamentos impacientes.
Profiler, pessoa certa no lugar certo

A formação em Analista Comportamental foca também na principal ferramenta para a compreensão desses perfis comportamentais e sua gestão: o Profiler. 

O Profiler é uma ferramenta da Sólides que, em único assessment de apenas 5 minutos, mostra mais de 50 informações sobre o perfil comportamental do profissional.

Logo, contar com Profiler nesta jornada é uma peça-chave, por se tratar de um mapeamento comportamental completo, uma ferramenta reconhecida e utilizada no mercado.

Além disso, ele conta com outros benefícios que auxiliam o dia a dia do analista comportamental. Confira!

Facilita a coleta de dados

Por meio do Sólides Profiler é possível coletar mais de 50 informações sobre o perfil de candidatos e colaboradores. 

Ainda, utilizando o mapeamento da Sólides, você tem assertividade de 97%, comprovada em testes realizados pelas maiores universidades do país, como USP e UFMG. 

Assim, com tantos dados sólidos em mãos e uma formação específica no assunto, você poderá se tornar um especialista comportamental. 

Auxilia no recrutamento

Com a função de recrutamento e seleção do Profiler, por exemplo, os candidatos se cadastram e realizam a avaliação do seu perfil comportamental já na fase de testes. 

Os resultados são armazenados dentro da própria plataforma da Sólides, possibilitando maior otimização do processo e mais eficiência na escolha do candidato que dá match com a vaga da sua empresa. A pessoa certa no lugar certo.

Auxilia no onboarding

Já no processo de onboarding, o Profiler auxilia até mesmo na escolha de qual membro do time você deve encarregar para apresentar a empresa, os colegas de equipe e as atividades que o novo colaborador desenvolverá.

Isso até pode parecer algo irrelevante, mas é uma escolha fundamental que impacta profundamente na primeira impressão que o novo membro do time terá da empresa, proporcionando a melhor experiência para o profissional. 

Contribui para a identificação de lideranças

Por meio do Profiler é possível reconhecer e comparar as competências de profissionais de alta e baixa performance da organização, o que facilita a busca por novas lideranças.

Assim, você não precisa abrir um processo seletivo para contratar novos líderes, dando oportunidade de crescimento para quem já está dentro da empresa.

Veja também:

Feedback e perfil comportamental: como melhorar a abordagem

Resultados da Formação

Em 2021, a Sólides formou mais de 1000 novos analistas comportamentais profiler, entre clientes usuários da plataforma completa de RH da Sólides e colaboradores solidianos.

Segundo a responsável pela Formação, Karoline Seixas, as expectativas para 2022 são muito positivas. A ideia é oferecer novas modalidades de formação para diferentes públicos.

Além de abrir a oportunidade de participação para o público em geral e ampliar o alcance do curso.

depoimento da Karoline Seixas sobre os resultados da formação analista profiler em 2021-especialista comportamental

Fale com a nossa equipe para saber mais e se inscrever na próxima turma do Formação Analista Profiler da Sólides.

Conclusão

Lidar com as competências técnicas e comportamentais não é algo simples. Exige conhecimento, preparo e as ferramentas certas para atuar. 

E é justamente para que esse conhecimento seja aprofundado e eficiente que a Sólides oferece a Formação Analista Profiler.

Uma oportunidade para você aprofundar seus conhecimentos sobre a metodologia comportamental da Sólides e se tornar um agente impulsionador do desenvolvimento pessoal e profissional. 

Então, que tal dar o próximo passo e se tornar um especialista em gestão comportamental? Fale com a nossa equipe para se inscrever na Formação Analista Profiler da Sólides.

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JOSE ICARO VIEIRA

Excelente artigo! Fiquei interessado neste curso.