Como se tornar um especialista comportamental?

Baixe agora o seu calendário!

Aqui você encontra:

A gestão comportamental é uma tendência para quem busca ter um RH estratégico e moderno. E o especialista comportamental vem garantir que o mapeamento dos perfis seja realizado e utilizado com efetividade a favor do colaborador e da empresa.

Quer entender melhor sobre a gestão por comportamentos e como se tornar um especialista comportamental com a Sólides? Então, continue a leitura!

Antes de começar, que tal um presente? Baixe grátis o kit de materiais sobre gestão comportamental!

Preencha o formulário e receba o kit de gestão comportamental grátis no seu e-mail 📩

Qual a importância da gestão comportamental nas empresas?

A gestão comportamental permite ao profissional compreender e fazer a leitura correta dos comportamentos. Com isso, podemos levantar diversas vantagens da implantação desse modelo:

  • Criação de ações e estratégias para motivar e engajar colaboradores, independente da realidade vivida pela organização;
  • Elaboração de ações preditivas, separando os colaboradores em grupos, de acordo com seus perfis;
  • Tomada de decisões efetivas para manter a equipe mais robusta, com colaboradores engajados e produtivos e quanto à escolha de capacitações, treinamentos e benefícios que, de fato, agregarão ao desenvolvimento e ao crescimento de cada membro do time.

Isso porque, por meio do mapeamento comportamental, é possível listar os pontos positivos e aqueles a se desenvolver de que cada perfil tem, ajudando a identificar desafios e oportunidades de atuação.

Assim, o RH conduz suas ações e estratégias de maneira mais dinâmica e eficaz, poupando investimentos que não trazem resultados positivos.

Nesse âmbito, a inteligência de dados no RH, como o mapeamento comportamental exclusivo da Sólides, o Profiler, é uma ferramenta essencial para a organização obter informações relevantes e executar ações mais estratégicas e eficientes.

O que é um especialista comportamental?

Especialista comportamental é o profissional que busca, por meio da análise do perfil comportamental, colocar a pessoa certa no local certo dentro do ambiente organizacional, de acordo com suas competências técnicas e comportamentais

A ideia é permitir que o autoconhecimento seja protagonista no processo de entendimento e direcionamento de carreira, bem como o entendimento do processo, tendo em vista as competências essenciais para a sua realização.

Mas não termina por aí! Esse profissional é também encarregado, junto a gestores e líderes, de:

  • Elaborar ações e estratégias focadas no comportamento humano para desenvolver os membros da equipe;
  • Promover mais engajamento;
  • Melhorar a produtividade e os resultados individuais e coletivos.

✍ É importante destacar que o especialista comportamental não necessariamente precisa ser um psicólogo. Ele também pode ser formado em Recursos Humanos, Administração, dentre outras áreas do conhecimento. 

Além disso, essa formação não é somente para o RH, mas também e principalmente para gestores, líderes que na maioria das vezes assumem a função de gestão sem entenderem de pessoas e como levá-las a chegar ao resultado que o líder precisa entregar.

Como se tornar um especialista comportamental?

Mais do que coletar dados e analisar o comportamento humano, o especialista comportamental precisa saber utilizar essas informações a favor do profissional e da empresa. E é aí que a Formação Analista Profiler da Sólides vem para te apoiar.

O que é a Formação Analista Profiler?

Pensando sempre em colocar você à frente nas ações de gestão de pessoas, a Sólides tem uma agenda de treinamento exclusiva para seus clientes: A Formação Analista Profiler!

Um curso que promove o encontro de vários profissionais, que compartilham seu dia a dia e encontram na gestão comportamental caminhos para uma gestão mais eficiente. Os analistas são capacitados para saírem com as ferramentas certas nas mãos para impulsionar o negócio e os resultados da sua equipe.

O curso se aprofunda no conhecimento sobre os diferentes comportamentos e como desenvolvemos ações específicas tendo em vista os colaboradores e a cultura da organização. 

A compreensão sobre o comportamento é a base para construção de práticas inovadoras de RH na gestão de pessoas por meio do conhecimento profundo dos perfis comportamentais frente às atividades cotidianas de trabalho nas empresas. 

Qual o objetivo do curso?

O objetivo central é formar analistas que tenham como base a gestão de pessoas, análise comportamental e domínio completo sobre a ferramenta Profiler, a principal usada no mercado.

Assim, pretende-se aprimorar a aplicabilidade do software e as ações possíveis de serem executadas a partir das análises e informações oferecidas pela ferramenta.

Como o curso de especialista comportamental funciona?

Em 2023 a formação terá vários formatos, se adequando a diversas necessidades de diferentes realidades organizacionais. Na era da flexibilidade, nossa formação dispõe do formato Online, Presencial e In Company online e presencial.

Todo seu processo tem duração de 16 horas presenciais e de 8 horas na modalidade online. Acontece em 2 dias na semana, pelo presencial e de segunda a quinta e, no online, aproximadamente, duas turmas por mês. 

Quem pode participar?

A Formação em Analista Profiler é voltada, principalmente, para profissionais da área de Recursos Humanos, Departamento Pessoal, lideranças em qualquer nível de atuação e donos de empresa que são ativos e participativos na gestão de pessoas das suas respectivas empresas. 

Por que participar?

O curso em Analista Profiler atua no desenvolvimento de profissionais para a gestão comportamental através da ferramenta Profiler. 

Esse conhecimento garante habilidades diversas para o profissional de gestão de pessoas que vão desde a análise até estratégias e tomadas de decisões na área. 

Assim, profissionais de RH e líderes, que são Analistas Comportamentais Profiler, nas equipes trazem inúmeros benefícios para a empresa

  • Atuação do profissional no aprimoramento das ações de pessoas, ajudando a tornar a área mais estratégica e protagonista para as atividades da empresa;
  • Mais harmonia dos colaboradores, potencialização das qualidades dos times e atuação em suas lacunas, aumento do engajamento e elevação significativa nos resultados;
  • Maior eficiência e alinhamento organizacional dos processos seletivos, deixando mais evidente quais os valores e comportamentos esperados e que competências são importantes naquele momento para a organização. É a pessoa certa no lugar certo!

Portanto, a formação para se tornar um especialista comportamental Sólides traz benefícios diversos para o profissional e seu desenvolvimento pessoal, para a empresa e para todos os seus colaboradores.

Veja como a empresa Ferrarezi & Lehmann utiliza o Profiler, plataforma da Sólides, para ajudar a desenvolver pessoas e empresas.

O que você vai dominar?

O curso se estrutura em três conteúdos principais, que se complementam: 

  • Gestão Comportamental;
  • Metodologia DISC e Perfis Comportamentais;
  • Profiler.

Vamos entender cada um desses temas e seus desdobramentos!

Gestão Comportamental

A Gestão Comportamental é realizada a partir do conhecimento sobre o comportamento humano e sua relação com motivação e cumprimento de objetivos.

Essa gestão faz parte do processo de protagonismo do RH em decisões estratégicas nas empresas. Afinal, a partir de análises das habilidades e comportamentos, é possível explorar as potencialidades e melhorar a performance de cada profissional.

A partir daí, é possível definir mais precisamente uma engenharia de cargos, tornar o processo seletivo mais eficiente, projetar times mais sintonizados e engajados e, consequentemente, garantir rotinas de trabalho mais produtivas.

banner patra baixar ebook sobre Perfil Comportamental: O guia completo para sua carreira e gestão-especialista comportamental

Metodologia Disc e Perfis Comportamentais

Toda essa análise comportamental se baseia na Metodologia DISC que é o processo base de identificação de traços comportamentais predominantes nos indivíduos e em cada grupo de perfil. 

A Metodologia DISC determina quatro tipos de tendências e comportamentos que conduzirão as análises e as tomadas de decisão. Elas se resumem a:

  • Dominance (dominância) = Executor, relacionado ao controle, poder e assertividade;
  • Influence (influência) = Comunicador, relativo à comunicação e às relações sociais;
  • Steadiness (estabilidade) = Planejador, relacionado à paciência e persistência;
  • Conscientiousness (cautela) = Analista, relativo à organização e estrutura.

Assim, a partir da compreensão dessas quatro categorias de comportamento, é possível analisar os pontos fortes e fracos de cada profissional.

Consegue-se ainda determinar que um perfil comportamental se configura em quatro principais: 

  • ANALISTA: pessoas que prezam por qualidade e exatidão em suas atividades e entregas. Normalmente, são muito rigorosas e perfeccionistas com elas mesmas e com os outros. Demoram para realizar suas funções, mas sempre entregam um resultado de qualidade inquestionável;
  • COMUNICADOR: apresentam facilidade em estabelecer conexões e muita habilidade em se comunicar com os outros. Gostam de ser o centro das atenções e podem ter dificuldade em receber feedback negativo. É um perfil extremamente agregador e importante para manter o time unido;
  • PLANEJADOR: prefere ambientes mais controlados e com rotinas fixas. Normalmente, são pessoas que se encaixam melhor em posições mais estáveis e com menos mudanças. Ainda, são muito empáticas e conseguem compreender várias perspectivas sobre uma situação;
  • EXECUTOR: pessoas proativas e dinâmicas, que se alimentam de competitividade. Além disso, estão sempre em busca de inovação e melhorias, por isso, muitas vezes, podem ter comportamentos impacientes.

Conheça mais sobre os 4 tipos de perfis comportamentais dentro de sua empresa!

Profiler: pessoa certa no lugar certo

A formação em Analista Comportamental foca também na principal ferramenta para a compreensão desses perfis comportamentais e sua gestão: o Profiler. 

O Profiler é uma ferramenta da Sólides que após responder algumas perguntas em apenas 5 minutos, mostra mais de 50 informações sobre o perfil comportamental do profissional.

Logo, contar com Profiler nesta jornada é uma peça-chave, por se tratar de um mapeamento comportamental completo, uma ferramenta reconhecida e utilizada no mercado.

Além disso, ele conta com outros benefícios que auxiliam o dia a dia do analista comportamental. Confira!

Facilita a coleta de dados

Por meio do Sólides Profiler é possível coletar mais de 50 informações sobre o perfil de candidatos e colaboradores. 

Utilizando o mapeamento da Sólides, você tem assertividade de 97%, comprovada em testes realizados pelas maiores universidades do país, como USP e UFMG. 

Assim, com tantos dados sólidos em mãos e uma formação específica no assunto, você poderá se tornar um especialista comportamental. 

Auxilia no recrutamento

Com a função de recrutamento e seleção do Profiler, por exemplo, os candidatos se cadastram e realizam a avaliação do seu perfil comportamental já na fase inicial do processo. 

Os resultados são armazenados dentro da própria plataforma da Sólides, possibilitando maior otimização do processo e mais eficiência na escolha do candidato que mais combina com a vaga da sua empresa.

Auxilia no onboarding

Já no processo de onboarding, o Profiler auxilia até mesmo na escolha de qual membro do time você deve encarregar para apresentar a empresa, os colegas de equipe e as atividades que o novo colaborador desenvolverá.

Isso pode parecer algo irrelevante, mas é uma escolha fundamental que impacta profundamente na primeira impressão que o novo membro do time terá da empresa, proporcionando a melhor experiência para o profissional. 

Contribui para a identificação de lideranças

Por meio do Profiler é possível reconhecer e comparar as competências de profissionais de alta e baixa performance da organização, o que facilita a busca por novas lideranças que possam ser desenvolvidas.

Assim, você não precisa abrir um processo seletivo para contratar novos líderes, dando oportunidade de crescimento para quem já está dentro da empresa.

Fale com a nossa equipe para saber mais e se inscrever na próxima turma do Formação Analista Profiler da Sólides.

Torne-se um especialista comportamental 

Lidar com as competências técnicas e comportamentais não é algo simples. Exige conhecimento, preparo e as ferramentas certas para atuar. 

E é justamente para que esse conhecimento seja aprofundado e eficiente que a Sólides oferece a Formação Analista Profiler.

Uma oportunidade para você aprofundar seus conhecimentos sobre a metodologia comportamental da Sólides e se tornar um agente impulsionador do desenvolvimento pessoal e profissional. Então, que tal dar o próximo passo e se tornar um especialista em gestão comportamental? Fale com a nossa equipe para se inscrever na Formação Analista Profiler da Sólides.

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima