Como se tornar um especialista comportamental com a Sólides?

Tempo de leitura: 6 minutos

A gestão comportamental é uma tendência no RH moderno. Entretanto, classificar indivíduos de acordo com perfis e usar essas informações a favor do colaborador e da empresa pode ser um desafio. Logo, para que os dados comportamentais sejam utilizados com rapidez e assertividade, você precisa se tornar um especialista comportamental. 

Ainda mais em momentos de incertezas nas organizações, como o que vivemos atualmente, diante da crise ocasionada pela Covid-19, a gestão por comportamentos se torna ainda mais importante. Isso porque, em um cenário de crise, esse especialista, com o auxílio dos dados do mapeamento comportamental, consegue criar insumos e insights para resoluções criativas e efetivas de gestão de pessoas.

Pensando em auxiliar você, profissional de RH, a Sólides desenvolveu uma formação em Analista Comportamental online para que você possa obter dados no Profiler e analisá-los de forma correta, impulsionando os resultados da equipe. Quer entender melhor sobre a gestão por comportamentos e como se tornar um especialista comportamental com a gente? Continue a leitura!

Afinal, o que é um especialista comportamental?

O analista comportamental é o profissional que busca, por meio da análise do perfil comportamental, colocar a pessoa certa no local certo dentro do ambiente organizacional, de acordo com suas competências técnicas e comportamentais.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Mas não termina por aí. Esse profissional é também encarregado, junto de gestores e líderes, de elaborar ações e estratégias focadas no comportamento humano para que os membros da equipe fiquem cada vez mais motivados, engajados e qualificados para que a produtividade fique em alta e, como consequência, a empresa conquiste os melhores resultados.

Além disso, também é importante saber que o especialista comportamental não necessariamente precisa ser um psicólogo. Ele também pode ser formado em RH, administração, dentre outras áreas. 

Entretanto, é fundamental que o especialista comportamental busque uma formação na área de gestão de pessoas e sempre esteja agregando novos conhecimentos em análise de dados e métricas, sempre com foco na otimização de resultados da organização.

E é nesse momento que você pode contar com o  Sólides Profiler, nosso mapeamento exclusivo de perfil comportamental.

O que é gestão comportamental e qual sua importância nas empresas?

A gestão comportamental nada mais é que gerir os colaboradores de acordo com suas soft e hard skills, dados que podem ser adquiridos ao realizar o mapeamento de perfil comportamental. É por meio dessas informações que os gestores conseguem entender melhor os impactos que cada situação no ambiente organizacional pode causar em seus colaboradores. 

Ao entender e fazer a leitura correta dos comportamentos, você se torna um especialista comportamental, criando ações e estratégias para incentivar e motivar os colaboradores, independente da realidade vivida pela organização. 

Além disso, com uma boa gestão de pessoas, o analista comportamental pode elaborar ações preditivas, separando os colaboradores em grupos, de acordo com seus perfis, e tomar decisões efetivas para manter a equipe mais forte, com colaboradores engajados e produtivos. 

Isso porque, por meio do mapeamento comportamental é possível listar os riscos e as oportunidades que cada perfil comportamental oferece.

Outro fator em que a gestão comportamental pode ajudar é no processo de quais decisões tomar em relação à escolha de cursos profissionalizantes, treinamentos e benefícios que de fato agregarão ao desenvolvimento e crescimento de cada membro do time. 

Assim, o RH conduz suas ações e estratégias de forma mais dinâmica e eficaz, poupando investimentos que não trazem resultados positivos.

Nesse âmbito, a Inteligência Artificial no RH, como o mapeamento comportamental exclusivo da Sólides, conhecido como Profiler, ajuda na organização desses dados e na execução das ações de gestão de pessoas de maneira otimizada e estratégica.

ebook mapeamento comportamental com a sólides

Como se tornar um especialista comportamental com a Sólides?

Mais do que coletar dados e analisar o comportamento humano, o especialista comportamental precisa saber utilizar essas informações a favor do profissional e da empresa. 

Logo, contar com Profiler da Sólides nessa tarefa pode ser uma peça-chave, por se tratar de um mapeamento comportamental completo. Isso porque, existem softwares de RH que auxiliam em tarefas mais burocráticas e operacionais, além da gestão de pessoas. Ainda, o Profiler tem todos esses benefícios em uma só ferramenta.

Além disso, o Profiler conta com outros benefícios que auxiliam o dia a dia do analista comportamental. Confira!

Facilita a coleta de dados

Por meio do Sólides Profiler é possível coletar mais de 50 informações sobre o perfil de candidatos e colaboradores. Além disso, utilizando nosso mapeamento, você terá uma assertividade de 97%, o que foi comprovado em testes realizados pelas maiores universidades do país, como USP e UFMG. 

Assim, você, com tantos dados sólidos em mãos, poderá se tornar um especialista comportamental já no momento do recrutamento e seleção. Ainda, com função de recrutamento e seleção do Profiler, por exemplo, os candidatos se cadastram e realizam a avaliação do seu perfil comportamental. 

Desse modo, os resultados são armazenados dentro da própria plataforma, possibilitando maior otimização do processo e mais efetividade na escolha do candidato que dá match com a vaga da sua empresa.

Auxilia no onboarding

Já no processo de onboarding, o Profiler auxilia até mesmo na escolha de qual membro do time você deve encarregar para apresentar a empresa, os colegas de equipe e as atividades que o novo colaborador desenvolverá.

Isso até pode parecer algo banal, mas é uma escolha fundamental que impacta profundamente na primeira impressão que o novo membro do time terá da empresa, proporcionando a melhor experiência para o profissional. 

Afinal, todo especialista comportamental sabe que os melhores profissionais do mercado procuram empresas que proporcionem as melhores experiências para se trabalhar. 

Contribui para a identificação de lideranças

Além disso, por meio do Profiler, é possível reconhecer e comparar as competências de profissionais de alta e baixa performance da organização, o que facilita a busca por novas lideranças. Assim, você não precisa abrir um processo seletivo para contratar novos líderes, dando oportunidade de crescimento para quem já está dentro da empresa.

Veja também: E-book Desenvolvimento de Lideranças.

Claro que esses são só alguns exemplos de devolutivas do Profiler que podem ajudar você a se tornar um especialista comportamental. Por isso, a Sólides preparou uma formação completa na área que vai ajudar você a extrair o melhor de cada membro do time.

Lidar com as competências técnicas e comportamentais não é algo simples e exige conhecimento de análise comportamental. Logo, se você quer se tornar um especialista comportamental com a Sólides, não deixe de conhecer o curso completo que a Universidade Sólides preparou.

Com essa formação em Especialista Comportamental, você aprofundará seu conhecimento sobre a Metodologia Comportamental Sólides e descobrirá como colocar em prática ações e estratégias com todos os dados gerados no relatório do Profiler. Então, não perca tempo e comece agora mesmo!

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JOSE ICARO VIEIRA

Excelente artigo! Fiquei interessado neste curso.