4 erros no 9 box que podem prejudicar a avaliação

Tempo de leitura: 5 minutos

Para que os erros no 9 box não aconteçam, é necessário ter muita atenção na hora de colocar em prática essa metodologia. Afinal, existem algumas falhas que costumam impactar na hora de obter os resultados dessa estratégia.

Por isso, os profissionais de RH e os gestores devem ficar atentos a forma que essa metodologia está sendo aplicada. A análise criteriosa é muito importante, afinal, ela é uma ferramenta eficiente que examina o perfil profissional de um colaborador, suas competências e potenciais. 

Pensando em ajudar você a avaliar melhor essa ferramenta, mostraremos alguns erros no 9 box que podem prejudicar seus resultados. Além de uma solução para o seu problema. Vem com a gente e descubra se essa prática está sendo aplicada corretamente! Boa leitura.

Quais os 4 erros no 9 box que podem prejudicar a avaliação?

A metodologia 9 box tem uma dinâmica simples, mas que precisa de muita atenção na hora de ser colocada em prática. Isso para evitar que os resultados saiam incorretos.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Veja abaixo quatro erros no 9 box que podem prejudicar a avaliação dos seus resultados:

1. Subjetividade dos gestores na hora da avaliação

Uma coisa que deve ser constantemente lembrada: a avaliação de desempenho é para analisar a capacidade produtiva do colaborador, com o objetivo de potencializar e desenvolver o capital humano. Sendo assim, os líderes que fazem essa análise e classificações com base na subjetividade podem comprometer negativamente o resultado dessa avaliação.

Durante o processo de análise, o gestor deve levar em consideração as conclusões do desempenho apresentado, nas metas atingidas, atividades concluídas e comportamento obtido. É preciso levar em consideração, ainda, os potenciais que o colaborador apresenta ter.

No entanto, alguns gestores costumam avaliar esses quesitos levando em consideração somente a sua opinião e não o real resultado. Ou seja, se deixam levar pela convivência ou, até mesmo, pela afinidade que possuem com alguns colaboradores da sua equipe. Esse é um dos erros no 9 box, pois gera informação desalinhada com o real resultado.

Vale lembrar que dentro da empresa, por mais que você seja amigo de um colaborador, ali o seu papel é fazer gestão. Sendo assim, as avaliações devem ser imparciais.

Banner_Lancamento_9Box

2. Colaboradores rotulados

Esse também é um ponto que merece bastante atenção, pois é um dos que gera mais erros no 9 box. É importante verificar se existe uma rotulação dos colaboradores da sua empresa. Esse tipo de avaliação e nenhuma outra deve servir para colocar rótulos nos profissionais ou delimitá-los. Pelo contrário, deve ser para desenvolvê-lo profissionalmente.

A metodologia do 9 box é para ajudar você e a sua empresa a compreender melhor sobre a distribuição do capital humano. O intuito principal é mensurar o desempenho empresarial, o potencial dos colaboradores que ainda podem ser explorados e desenvolver o capital humano para atingir as metas em comum.

Nessa hora, vale refletir: o 9 box está trazendo o crescimento necessário? Se ele for somente para rotular os seus colaboradores, é preciso rever o seu uso.

3. Equipe de ajustes é colaborativa ou não?

Ela é também conhecida como comitê de calibração. É de extrema importância que os gestores de RH façam análises sobre como está o comportamento da equipe de ajustes. É algo de grande importância para que o crescimento sustentável da empresa esteja garantido. Afinal, nesses encontros os gestores e os profissionais do RH alinham as movimentações que devem ser feitas, além de aprimorarem as ações e, até mesmo, programar novas táticas.

Portanto, a equipe de ajustes precisa ser colaborativa e com o intuito de sempre buscar a evolução. O segredo do sucesso é quando os gestores trabalham de forma alinhada e em equipe. Quando os debates são construtivos, repletos de análises e embasados em dados reais é que resultam em ações produtivas.

Dentro do 9 box, essa equipe de ajustes tem um papel primordial. Afinal, ela trabalha para que não haja erro na aplicação dessa ferramenta.Porém, o RH é quem lidera esse encontro, norteando os gestores para equilibrar os critérios utilizados durante as avaliações.

4. Colaboradores mal treinados

Um dos erros no 9 box é não ter uma equipe de colaboradores bem treinada. Afinal, se eles não são capacitados para evoluir em suas funções, acabam estagnados e produzindo em modo automático. Dessa maneira, os resultados serão sempre os mesmos e nunca com o foco em crescimento.

Portanto, se um dos resultados dessa ferramenta indicar a necessidade de treinar os seus profissionais, é importante que isso seja feito. Essa é uma forma eficiente de alavancar os seus resultados. Não feche os olhos para isso e treine somente aqueles que você achar que são importantes.

Para que essa metodologia seja usada de forma eficaz, segue alguns processos internos em que ela deve ser utilizada:

Como garantir a eficácia do 9 box?

Para evitar os erros no 9 box, o mais recomendado é usar o seu modelo mais avançado, o 9 box fit cultural. Ele supera as limitações subjetivas, ou seja, impede que os gestores criem resultados por meio da sua opinião.

Essa ferramenta ajudará você a selecionar os colaboradores certos, de acordo com os valores institucionais. O fit cultural quer dizer aquele que se encaixa bem, que é compatível com a cultura organizacional de uma empresa. Ou seja, além de todo o perfil profissional, curricular, é importante também avaliar os valores do candidato. Quanto mais compatível for com o da sua organização, melhor será para ele se adaptar ao ambiente e atingir o sucesso esperado.

O 9 box com fit cultural é uma forma eficiente de recrutar profissionais. Os processos são simples, rápidos e práticos. Além de humanizados. A ferramenta tem ajudado grandes empresas a contratarem os melhores profissionais do mercado. A sua pode se juntar a elas e também contratar os melhores talentos. 

Quer saber mais sobre essa metodologia? Confira nosso e-book sobre “metodologia 9 box com Fit Cultural”.


2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Giuliano SalesRicardo Barbosa Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ricardo Barbosa
Visitante
Ricardo Barbosa

Bom dia, gostei muito, esclarecedor , facíl entendimento , muito bom obrigado

Giuliano Sales
Admin

Ei, Ricardo. Tudo bem?
Ficamos muito felizes em poder contribuir.
Continue nos acompanhando.
Abraços.