Erros comuns no trabalho: quais são e como evitá-los

Descubra os erros mais comuns no trabalho e as melhores dicas para não cometê-los mais – ou aprender com eles!
erros comuns no trabalho
Baixe grátis!

Aqui você encontra:

Existem erros comuns no trabalho e a maioria deles não passa despercebido. No mundo profissional, embora seja inevitável cometer deslizes, é fundamental identificar equívocos e aprender como evitá-los

Neste artigo, vamos abordar os cinco erros mais comuns no trabalho e fornecer dicas valiosas sobre como não cometê-los. Ter cuidado com eles ajudará você a alcançar o sucesso no ambiente de trabalho e pode fazer a diferença na sua carreira. 

Quais são os erros mais comuns no trabalho?

Entre os erros mais frequentes e possíveis de acontecer, exploraremos cinco exemplos

  • Procrastinação;
  • Comunicação ineficaz;
  • Tomada de decisão;
  • Organização;
  • Gestão do tempo.

Ao conhecê-los, você poderá identificar se algum deles têm afetado o seu desempenho e até mesmo o seu desenvolvimento pessoal. Acompanhe:

Procrastinação

A procrastinação no trabalho é a inimiga silenciosa da produtividade. Procrastinar é adiar algo que precisa ser feito. Em geral, é um problema que afeta muitos profissionais e pode prejudicar seriamente o desempenho no trabalho. 

Mas como isso acontece no dia a dia? Em geral, procrastinadores têm dificuldade para cumprir prazos, priorizar tarefas e até mesmo dizer não para outros afazeres que podem prejudicar seu ritmo de trabalho. 

Tudo isso afeta diretamente a qualidade de suas entregas e, por consequência, seus resultados. Além disso, adiar tarefas que precisam ser realizadas causa angústia, aumenta a ansiedade e pode prejudicar a saúde mental do trabalhador.  

Produtividade no trabalho: por que é importante ter controle?

Comunicação ineficaz

Quando falha, a comunicação interna se torna a vilã das relações profissionais. Esse é um erro que pode levar a mal-entendidos, conflitos, aumentar a refação no trabalho e, em última instância, afetar significativamente a produtividade no trabalho. 

Uma comunicação ineficiente, em uma definição objetiva, é aquela que não transmite a mensagem que deveria. Assim, esse problema pode acontecer por diversos fatores, seja a falta de conhecimento sobre as melhores práticas de comunicação ou até mesmo por não reconhecer o assunto no dia a dia.

Para você ter uma noção do problema, uma pesquisa publicada pela revista britânica The Economist descobriu que:

  • 44% dos entrevistados relatam que as falhas de comunicação causaram atrasos ou erros na conclusão de projetos;
  • Quanto ao impacto direto nos negócios, 18% afirmam que as falhas levaram à redução das vendas;
  • Problemas de comunicação também contribuíram para estresse em 52% dos entrevistados e desânimo para 31%.

Tomada de decisão

Tomar decisões é uma parte essencial do trabalho. Sendo assim, cometer erros nesse processo pode ter consequências. Em geral, há dois problemas comuns nesse caso: os erros de julgamento e a decisão equivocada.

Em ambos, o profissional faz a escolha menos indicada pensando que está no caminho certo. Isso porque, muitas vezes, a deliberação incorreta ocorre quando não sabemos a maneira mais estratégica de realizar um trabalho. Seja por ter pouco tempo de empresa, seja por inexperiência no cargo ou porque o trabalhador não foi devidamente treinado. 

Organização

A organização é o segredo para manter o controle das situações. Quando ela falta, representa um erro comum capaz de gerar atrasos, estresse ou até mesmo a perda de oportunidades

Dessa forma, saber organizar tarefas e processos é essencial para evitar o estigma de sempre dizer sim. No trabalho, cada colaborador tem suas próprias tarefas e obrigações cotidianas. Claro que ajudar os colegas é necessário, no entanto, estar disponível o tempo todo pode prejudicar a organização do seu dia a dia. 

Nesses casos, é importante entender mais sobre a própria rotina, utilizar ferramentas que ajudem a organizar e priorizar atividades. É possível ajudar alguém sem atrapalhar seu trabalho. 

7 dicas sobre como organizar o tempo no trabalho!

Gestão do tempo

O tempo é, sem dúvida, o recurso mais valioso que temos. Por isso, saber gerenciá-lo é essencial no trabalho. 

E, claro, a gestão de tempo anda lado a lado com a produtividade. Lembrando que ser produtivo no trabalho significa “fazer mais, em menos tempo, com os mesmos recursos”.

Assim, colaboradores que ficam no escritório até tarde ou precisam trabalhar no fim de semana para concluir tarefas podem não estar fazendo a gestão de tempo corretamente. 

Fazer gestão de tempo é reservar espaço na agenda para você, para a família e para os amigos. Quando há equilíbrio entre vida pessoal e profissional, tudo flui melhor, há produtividade e concentração para realizar as atividades. 

15 dicas para evitar erros frequentes no trabalho

Com base nos erros comuns no trabalho citados neste artigo, listamos 15 dicas para evitar erros frequentes no trabalho. Confira:

1. Defina metas claras e específicas

Antes de iniciar uma tarefa, defina metas claras e específicas. Isso ajudará a manter o foco e a motivação, pois você terá um objetivo definido a ser alcançado.

Um sistema que pode te ajudar a começar é o de metas SMART. Isso porque, essa sigla, em inglês, reúne diversos conceitos que ajudam a construir objetivos claros e atingíveis.

Então, antes de começar essa análise tarefa, pense se o que você está almejando atende os critérios:

  • S (Específica): ter certeza sobre qual o resultado que se espera e quais os passos para chegar lá;
  • M (Mensurável): quais números ou outra medida indica que você está indo para o caminho certo. Aqui, eliminamos o achismo;
  • A (Atribuível): quem será o responsável pelo alcance da meta;
  • R (Realista): considerando os recursos e cenário atual, analise se a meta pode ser atingida;
  • T (Temporal): tenha uma data limite para alcançar a meta.

2. Use a técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro envolve trabalhar por um período definido (geralmente 25 minutos) e, em seguida, fazer uma pausa curta. Isso ajuda a evitar a sobrecarga de trabalho e a procrastinação, pois você estabelece horário de concentração. 

Também estimula mais o cérebro a permanecer concentrado, pois o intervalo desempenha um papel de “recompensa” para a finalização das tarefas.

3. Elimine distrações

Identifique as distrações que o levam a procrastinar e tente eliminá-las. Isso pode incluir desligar as notificações do celular, bloquear sites de redes sociais ou criar um ambiente de trabalho mais organizado e livre de distrações.

4. Desenvolva a escuta ativa

Aprenda a ouvir atentamente os seus colegas e superiores. No dia a dia, é muito comum que escutemos o outro e já pensemos em como iremos respondê-lo, certo?

A escuta ativa vai por outro lado. Então, para começar a praticá-la, você deve se concentrar totalmente no tempo presente, escutando o outro de verdade. 

5. Seja claro e conciso

Ao se comunicar, seja claro e conciso em sua mensagem. Afinal, a habilidade de comunicação é uma soft skill essencial. O que às vezes é rotineiro para você, pode ser novidade para o outro. Evite jargões ou linguagem complexa que confundem seu interlocutor.

Os 4 estilos de comunicação: como lidar com cada um e ter uma comunicação mais eficaz

6. Peça feedback

Solicite opiniões regulares para garantir que sua comunicação, postura no trabalho e desempenho, para que você seja cada vez mais eficaz. Isso demonstra que você valoriza a opinião dos outros e está disposto a melhorar.

7. Colete informações

Ao enfrentar uma decisão importante, colete todas as informações relevantes e conte com indicadores. Todos esses dados podem incluir prós e contras, impacto a curto e longo prazo e possíveis alternativas.

8. Estabeleça prioridades

Defina suas prioridades com base nos objetivos da empresa e em suas metas individuais. Isso ajudará a tomar decisões alinhadas com o que é mais importante.

9. Trace um plano de crescimento na carreira

Não tenha medo de pesquisar e até mesmo contar com os direcionamentos do seu superior. Ainda, para entender mais sobre como você pode evoluir na função, também vale investir em uma mentoria de carreira para agregar conhecimentos e experiências que possam ajudar você. 

Como elaborar planos de carreira para sua empresa?

10. Planeje seu dia

Comece o dia com uma checklist das tarefas a serem realizadas e sempre estabeleça um limite. Isso ajudará a evitar a sensação de estar perdido e a aproveitar ao máximo o seu tempo.

Além disso, com o tempo, você entenderá quanto tempo cada tarefa leva, o que permitirá planejar até mesmo a sua semana de trabalho com antecedência.

11. Use ferramentas de organização

Utilize ferramentas de organização, como aplicativos de gerenciamento de tarefas, agendas eletrônicas e pastas de arquivos bem estruturadas. Isso facilitará a localização de informações e o acompanhamento de tarefas.

➡️ Leia também: Resoluções de fim de ano: 10 dicas para manter a produtividade e o foco para cumprir suas metas

12. Mantenha o ambiente de trabalho em dia

Um ambiente de trabalho organizado é essencial para manter o foco e a eficiência. Sendo assim, reserve um tempo para organizar sua área de trabalho e manter as coisas arrumadas.

13. Utilize uma matriz de priorização 

Algumas ferramentas práticas, como a Matriz de Eisenhower, ajudam você a manter o foco. Com base em alguns critérios, fica mais claro o que fazer primeiro. Isso garantirá que você esteja focado no que importa.

Matriz de Eisenhower: melhore sua habilidade de priorização de tarefas

14. Estabeleça limites de tempo

Defina limites de tempo para as tarefas e evite gastar tempo excessivo em atividades que não são essenciais.

15. Delegue quando possível

Não tente fazer tudo sozinho. Entenda o que está dentro da sua responsabilidade e capacidades. Portanto, delegue tarefas quando possível e confie em seus colegas de equipe. Isso liberará seu tempo para atividades mais estratégicas.

Por fim, saiba que, de tempos em tempos, cometer erros comuns no trabalho é inevitável, afinal, somos humanos. Porém, aprender com eles e tomar medidas para evitá-los pode levar a uma carreira mais bem-sucedida e gratificante. 

E lembre-se: a procrastinação no trabalho, a comunicação ineficaz, a tomada de decisões precipitadas, a falta de organização e a má gestão do tempo são erros comuns que podem prejudicar seu desempenho no trabalho e abalar, até mesmo, seu marketing pessoal

No entanto, ao seguir as dicas apresentadas neste artigo, você pode superar esses desafios e alcançar o sucesso profissional. O aperfeiçoamento contínuo é essencial, e o autoconhecimento desempenha um papel fundamental na identificação e correção de erros. 

Comece sua revolução pessoal e profissional agora mesmo com nosso Curso gratuito: Valor pessoal e Propósito no trabalho.

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima