Descubra a importância das equipes multidisciplinares

Tempo de leitura: 3 minutos

Sabemos que o capital humano é o valor mais importante para uma organização e que seu sucesso depende dele. E em um mundo cada vez mais competitivo, as empresas necessitam desenvolver equipes multidisciplinares para diferenciar seu potencial competitivo no mercado. Mas essa não é uma função simples.

Neste artigo, vamos te ensinar a elevar seu time e seus resultados, criando uma equipe multidisciplinar. Está pronto?

O que é uma equipe multidisciplinar?

Muitas pessoas acreditam que esta equipe deve possuir muitos integrantes, mas um time que possui um desenvolvedor, um designer e uma pessoa de negócios já é considerado multidisciplinar. Um conceito equivocado, também é acreditar que todos da equipe devem ser multidisciplinares. Que cada um deverá ter conhecimento de várias áreas; ser generalista. Não, é justamente o contrário.

Uma equipe multidisciplinar é aquela que é composta por pessoas diversas, que vieram de diferentes históricos profissionais, que se especializaram em áreas distintas e que possuem habilidades, características, comportamentos, e pontos de vista variados. Assim, é formado um grupo cujas aptidões se complementam para obter juntos, maiores conquistas.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Não existe um grau hierárquico nestas equipes. Por mais que haja a figura de um líder da equipe, este trabalha apenas para melhorar o bom desempenho da equipe e guiar as funções a serem desempenhada por cada um. Cada membro possui uma função importante, interagindo de forma coesa entre todos os integrantes, entendendo que a confiança no trabalho um do outro é a chave para o sucesso da empresa.

Uma equipe multidisciplinar, além de possuir diversidade em relação às habilidades técnicas, também são em habilidades comportamentais. Elas são tão importantes quanto as hard skills e sendo diferentes, se complementam muito bem. Perfis comportamentais diversos acrescentam muita bagagem a um time e a uma organização.

Benefícios dela para uma empresa

“Uma organização se torna poderosa e atinge sucesso quando aproveita os conhecimentos, habilidades, desejos e oportunidades dos seus colaboradores” (COVEY, 2007).

Ter equipes multidisciplinares facilita a troca de informação, melhora o desempenho das atividades, relações individuais e coletivas, pois todos, (empresa/colaboradores) trabalham focados no mesmo objetivo, o sucesso profissional. Quando um problema ou desafio é visto por olhares diferentes, é muito mais fácil resolvê lo. O tempo é otimizado, e assim são os esforços.

Confira outros benefícios:

  1. Melhor e mais rápida tomada de decisão;
  2. Projetos mais criativos;
  3. Soluções otimizadas;
  4. Maior engajamento da equipe: todos se ajudam;
  5. Menor dependência externa: o time se torna auto suficiente;
  6. Maior disseminação de conhecimento e aprendizado interno;
  7. Aumento do desenvolvimento de todos os colaboradores;
  8. Feedbacks mais rápidos e constantes.

Como criar equipes multidisciplinares na minha empresa?

Para adotar equipes multidisciplinares na sua empresa, é preciso desenhar sua estrutura organizacional para que todos entrem de cabeça no desafio: usar tecnologia com rapidez e entender a importância de uma equipe colaborativa para o sucesso de uma iniciativa.

Para que haja a criação de equipes multidisciplinares dentro das empresas, as organizações precisam criar uma cultura organizacional aberta, facilitando a flexibilidade das informações por parte dos setores, onde todos possam entender e compreender a organização em seu contexto geral.

Eai, conseguiu entender a importância da tão falada, equipe multidisciplinar? Então confere nosso artigo Team Building e desenvolva ainda mais seus times!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of