Sabemos que o capital humano é o valor mais importante para uma organização e que seu sucesso depende dele. E em um mundo cada vez mais competitivo, as empresas necessitam desenvolver equipes multidisciplinares para diferenciar seu potencial competitivo no mercado. Mas essa não é uma função simples.
Neste artigo, vamos te ensinar a elevar seu time e seus resultados, criando uma equipe multidisciplinar. Está pronto?
O que é uma equipe multidisciplinar?
Muitas pessoas acreditam que esta equipe deve possuir muitos integrantes, mas um time que possui um desenvolvedor, um designer e uma pessoa de negócios já é considerado multidisciplinar. Um conceito equivocado, também é acreditar que todos da equipe devem ser multidisciplinares. Que cada um deverá ter conhecimento de várias áreas; ser generalista. Não, é justamente o contrário. Uma equipe multidisciplinar é aquela que é composta por pessoas diversas, que vieram de diferentes históricos profissionais, que se especializaram em áreas distintas e que possuem habilidades, características, comportamentos, e pontos de vista variados. Assim, é formado um grupo cujas aptidões se complementam para obter juntos, maiores conquistas. Não existe um grau hierárquico nestas equipes. Por mais que haja a figura de um líder da equipe, este trabalha apenas para melhorar o bom desempenho da equipe e guiar as funções a serem desempenhada por cada um. Cada membro possui uma função importante, interagindo de forma coesa entre todos os integrantes, entendendo que a confiança no trabalho um do outro é a chave para o sucesso da empresa. Uma equipe multidisciplinar, além de possuir diversidade em relação às habilidades técnicas, também são em habilidades comportamentais. Elas são tão importantes quanto as hard skills e sendo diferentes, se complementam muito bem. Perfis comportamentais diversos acrescentam muita bagagem a um time e a uma organização.Benefícios dela para uma empresa
“Uma organização se torna poderosa e atinge sucesso quando aproveita os conhecimentos, habilidades, desejos e oportunidades dos seus colaboradores” (COVEY, 2007). Ter equipes multidisciplinares facilita a troca de informação, melhora o desempenho das atividades, relações individuais e coletivas, pois todos, (empresa/colaboradores) trabalham focados no mesmo objetivo, o sucesso profissional. Quando um problema ou desafio é visto por olhares diferentes, é muito mais fácil resolvê lo. O tempo é otimizado, e assim são os esforços.Confira outros benefícios:
- melhor e mais rápida tomada de decisão;
- projetos mais criativos;
- soluções otimizadas;
- maior engajamento da equipe: todos se ajudam;
- menor dependência externa: o time se torna auto suficiente;
- maior disseminação de conhecimento e aprendizado interno;
- aumento do desenvolvimento de todos os colaboradores;
- feedbacks mais rápidos e constantes.