Equipe de alto desempenho: o que é, características e 6 dicas de como criar uma

Tempo de leitura: 10 minutos

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração deste artigo. Aperte o play!

Diversas teorias afirmam que “o homem é um ser social”, ou seja, precisamos uns dos outros e atingirmos melhores resultados quando estamos em grupo. Nesse sentido, uma equipe de alto desempenho tem características bem definidas e pode ser formada seguindo algumas orientações. 

É o que você verá neste conteúdo. Ainda, como bônus, mostraremos como a Sólides pode ajudar sua empresa na implantação de times de alta performance. Confira!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Veja também:
Ferramenta gratuita: Planilha de Avaliação de Desempenho

O que é uma equipe de alto desempenho?

Equipes de alto desempenho são formadas por profissionais de excelência que atingem resultados acima do esperado, realizando ações conjuntas e simultâneas, baseadas na cooperação. 

Assim, ter um grupo de trabalho composto por bons profissionais atuando em sinergia, aumenta as oportunidades da organização, principalmente em um cenário competitivo. 

Vale destacar que, em equipes de alto desempenho, as habilidades e competências devem ser complementares. Logo, o engajamento entre os indivíduos é fundamental, assim como o comprometimento deles com a empresa. 

Além disso, é necessário buscar o equilíbrio entre a performance individual e a capacidade do colaborador em trabalhar em equipe. Afinal, de nada adianta ser um expert na área, mas não ter skills necessárias para atuar como um time. 

Afinal, qual a vantagem de ter uma equipe de alto desempenho? A resposta é simples: em um cenário competitivo, contar com profissionais que entregam excelentes resultados é um diferencial para empresas que desejam prosperar. 

Mas de quem é a responsabilidade em formar equipes de alto nível? Do gestor, é claro. Até porque, recrutar, selecionar, desenvolver talentos e mantê-los engajados são atribuições da gestão. 

Quais são as características das equipes de alto desempenho?

Paixão e propósito são sentimentos intrínsecos em uma equipe de alto desempenho. Nesse contexto, esses profissionais buscam a excelência no trabalho desenvolvido porque sabem onde querem chegar. 

Além disso, equipes de sucesso têm algumas características bem definidas que as diferenciam dos times comuns, por exemplo: 

  • têm metas e objetivos claros e bem definidos;
  • recebem feedbacks constantes que servem para corrigir processos ou são reconhecimento do trabalho;
  • estão alinhados com os anseios das lideranças e com os resultados que a empresa quer atingir;
  • mantêm uma relação de confiança mútua com outros membros do time e com seus gestores;
  • acham gratificante trabalhar com colegas colaborativos e gostam de contribuir com seu potencial;
  • se divertem com o próprio trabalho e aprendem muito ao longo da jornada;
  • procuram trabalhar em ambientes inovadores onde recebem incentivos para inovar sempre;
  • encaram novos desafios e se sentem motivados diante deles;
  • são engajados e empenhados ao máximo;
  • existe confiança uns nos outros e no propósito da equipe, pois, têm liberdade para expressar sentimentos e ideias;
  • esses profissionais têm conhecimento claro do que a organização espera deles;
  • as atribuições de cada um e os procedimentos de trabalho são claros e bem definidos. 
  • os colaboradores conhecem as metas individuais e da equipe;
  • conseguem aliviar a tensão, pois trabalham em um ambiente informal;
  • todos participam das discussões e contribuem, independe do perfil comportamental de cada um;
  • as prioridades são definidas de forma clara;
  • gerenciam conflitos com mais facilidade, pois as críticas são construtivas e todos buscam solucionar os problemas e superar os obstáculos;
  • a comunicação é aberta e todos têm voz em relacionamentos saudáveis;
  • o individual é menos importante que o coletivo.
banner Como fazer avaliação de desempenho com a Sólides

6 dicas de como formar uma equipe de alto desempenho

Desenvolver uma equipe de alto desempenho traz muitas vantagens para a organização. Isso é possível comprovar a partir das características desses times de excelência. Quer saber como formar uma equipe de alto desempenho? Acompanhe!

1. Acerte no recrutamento e na seleção

Ser eficaz na hora de atrair e selecionar profissionais para a organização ajuda a construir uma equipe de alto desempenho. Por isso, saber selecionar colaboradores é o primeiro passo. 

Mas além de observar as habilidades técnicas, lembre-se de analisar as competências comportamentais dos candidatos para aproveitá-las melhor junto ao time. 

Logo, selecione pessoas que, além de técnicas, tenham inteligência emocional, pensamento crítico e facilidade de adaptação. Aliás, essas são algumas das 15 habilidades mais buscadas pelas empresas em 2021

Por fim, não deixe de avaliar se o futuro colaborador tem fit cultural com a organização. Para desenvolver seu trabalho com qualidade, é importante ter certeza que o propósito do profissional está alinhado com o da empresa. 

Esses pontos são cruciais, pois estão ligados à motivação e à performance do funcionário e rendem pontos no ranking do employer branding.

2. Seja exemplo do que você espera ver na sua equipe

Se os gestores esperam contar com equipes de alto desempenho, seja você o exemplo de um líder de alto desempenho. Um profissional bem preparado e dedicado inspira os colaboradores a seguirem pelo mesmo caminho. 

Sabemos que liderança não é uma habilidade nata e que ela pode ser desenvolvida e aprimorada constantemente. Mas um bom líder tem habilidades bem definidas, entre elas, a capacidade de percepção.

Por isso, saiba ouvir e dialogar com seus liderados, compreenda suas demandas e limitações, incentivando-os a vencer obstáculos. Ainda, mantenha canais abertos de comunicação e estabeleça uma atmosfera acolhedora, principalmente para que seus colaboradores trabalhem junto aos líderes e não apenas para a empresa. 

Afinal, ver os membros do time como meras peças de uma estratégia é um “tiro no pé” de qualquer líder. É imprescindível enxergar os liderados como indivíduos importantes para a equipe. 

3. Defina metas claras e tangíveis

A matemática é simples: para uma equipe ter alto desempenho, ela precisa saber o que deve desempenhar. Afinal, quando conhecemos o objetivo, os caminhos para chegar até lá são mais facilmente identificáveis, não é mesmo?

Nesse sentido, um dos papéis da boa liderança é definir metas realistas, mas com uma boa dose de desafio. Para tanto, é preciso garantir que todos os envolvidos saibam exatamente o que devem fazer e o que a organização espera deles. 

Assim, quando a empresa e os colaboradores estão alinhados, há sinergia suficiente para aumentar a performance e alcançar resultados positivos.

4. Estimule e fortaleça a cultura do feedback

Na segunda dica, falamos sobre a importância de saber ouvir e dialogar com seus colaboradores. Já que a comunicação é fundamental para o sucesso de uma equipe de alto desempenho. 

Logo, ouvir, saber escutar e dar feedbacks são ações primordiais dentro de uma organização. Nesse contexto, bons líderes estão sempre dispostos a oferecer retorno sobre os processos realizados na empresa. 

Dessa forma, o feedback é uma maneira de dar transparência ao colaborador sobre como está seu desempenho e quais pontos ele precisa aprimorar. 

5. Promova treinamentos corporativos

Nas dicas, já falamos também em capacidade de percepção como uma das habilidades dos bons líderes. Por isso, identificar os pontos fortes e as necessidades de aprimoramento das equipes é o ponto de partida para outra ação importante: os treinamentos.

Assim, investir em capacitação é salutar para o ânimo dos colaboradores. Além de se sentirem valorizados, eles reconhecem oportunidades de desenvolvimento para suas aptidões adormecidas. 

Por isso, ainda que o profissional seja pró-ativo e busque alternativas próprias para seu desenvolvimento, proporcione a ele treinamentos corporativos. Trata-se de uma estratégia poderosa para desenvolver as equipes e focar diretamente no que interessa para a organização. 

6. Invista na diversidade entre os times

A diversidade é importante em uma empresa, logo, saber trabalhar com diferentes perfis comportamentais é uma habilidade e tanto para um gestor. Por isso, já na fase de recrutamento e seleção, busque pessoas com diferentes habilidades e perfis para compor as equipes.

Ainda, sempre que possível, proporcione trocas e promova tarefas colaborativas. Aposte não só nas diferenças culturais, mas também físicas e de opinião. Equipes de alto desempenho sabem respeitar as diferenças, conseguem reduzir conflitos com maior facilidade e promovem o engajamento entre si. 

ebook mapeamento comportamental com a sólides

Como a Sólides pode ajudar?

Agora que você já conhece as características de uma equipe de alta performance, vamos mostrar como a Sólides pode ajudar sua empresa. Para tanto, desenvolvemos ferramentas que facilitam o trabalho dos gestores nesse desafio.

Avaliação de desempenho

Hoje, as empresas podem contar com diversas categorias de avaliação de desempenho: autoavaliação, avaliação pelo superior imediato e avaliação 360º são só alguns exemplos. 

Nesse sentido, a Sólides desenvolveu um software que permite analisar o progresso de cada colaborador durante sua permanência na organização. Trata-se de uma ferramenta que mostra o histórico de avaliações já realizadas, inclusive por setor. 

Para isso, são sinalizados alguns critérios, como relacionamento interpessoal, engajamento com a empresa, entrega de resultados, produtividade, preparo e qualificação. Esses parâmetros são avaliados pelos respectivos líderes de cada setor em uma escala de 0 a 5 estrelas. 

Além disso, o software ainda possibilita que o gestor faça apontamentos e inclua observações sobre o profissional avaliado. Assim, o RH terá um registro dos pontos relevantes e os líderes poderão usá-los para dar feedbacks aos colaboradores. 

Com a Avaliação de Desempenho da Sólides, a empresa consegue entender, monitorar e contribuir para a performance das equipes. 

Mapeamento do perfil comportamental

Outra ferramenta desenvolvida pela Sólides e que pode auxiliar na formação de equipes de alta performance é o Profiler. Trata-se de uma análise completa de perfil comportamental, baseada na metodologia DISC e combinada com outras 7 metodologias. 

O Profiler foi testado e aprovado por renomadas instituições de ensino, dentre elas a Universidade de São Paulo (USP), conquistando um índice de assertividade de 97%. 

Além disso, o software permite fazer um mapeamento em poucos minutos, tudo online. Ao final, o gestor de RH consegue obter mais de 50 características comportamentais: pontos fortes, fatores motivacionais e de afastamento, estilo de liderança, entre outras competências. 

Assim, o Profiler entrega diversos benefícios às organizações. Da mesma forma, a Avaliação de Desempenho pode contribuir e muito para a formação de uma equipe de alto desempenho. Vale a pena conhecer!

Por fim, além de utilizar nossas ferramentas, procure manter seus colaboradores alinhados com os objetivos da empresa e promova o constante desenvolvimento dos times. Entenda que fazer a gestão de talentos é fundamental para alcançar resultados.

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments