Para garantir boas contratações, um bom investimento pode ser a entrevista por competência, ferramenta que ajuda a avaliar melhor os candidatos e escolher o que mais se encaixa com as necessidades da empresa.
Quer saber mais sobre as características da entrevista por competência e como estruturá-la no processo seletivo da sua empresa? Continue a leitura e confira!
O que são competências?
As competências são habilidades, conhecimentos e atitudes aplicadas na atuação profissional.
Como cada cargo exige diferentes requisitos para ser executado com excelência pelo colaborador, a equipe de RH deve usar a entrevista por competências técnicas e comportamentais ao realizar uma contratação.
Diferenças entre competências técnicas e comportamentais
As competências técnicas envolvem todas as habilidades e conhecimentos que o profissional adquire a partir de sua formação acadêmica e que garantirão que as tarefas serão bem executadas.
Já as competências comportamentais têm relação com a personalidade. É a forma como os profissionais lidam com as diversas situações que ocorrem no ambiente de trabalho e envolve questões como inteligência emocional, ética, comunicação, liderança e motivação.
O que é entrevista por competências?
Trata-se de uma entrevista simples, em que geralmente o foco são as competências comportamentais dos candidatos. É comum que o profissional recrutador questione a pessoa entrevistada sobre situações passadas. O objetivo é entender como ela age, por exemplo, para superar um desafio ou alcançar uma meta.
Embora seja possível avaliar as competências técnicas, alguns recrutadores nem sequer questionam o currículo do profissional, confiando que tudo o que consta ali é verdadeiro e que está de acordo com todas as exigências da vaga.
Para saber o que avaliar na entrevista por competência, você precisa considerar os valores e a cultura organizacional da empresa a fim de buscar candidatos que tenham uma visão semelhante, assim como as habilidades técnicas requeridas.
Como entrevistador, é importante saber exatamente quais competências avaliar para fazer as melhores perguntas e, consequentemente, obter respostas mais assertivas.
Características da entrevista por competência
Tradicionalmente, a tendência era avaliar apenas as habilidades técnicas para escolher o candidato certo para um cargo. Entretanto, as entrevistas com base em competências são consideradas boas ferramentas para prever o desempenho do profissional.
Quando questionamos sobre vivências anteriores, podemos ter uma ideia de como o colaborador se comportaria numa eventual contratação. Por esse motivo, precisamos fazer as perguntas certas.
Mas não se esqueça! É muito raro encontrar alguém que seja tudo o que a organização está buscando, afinal, ninguém é perfeito.
Assim, mantenha a cabeça aberta para saber quando a própria empresa pode ensinar ou desenvolver certas habilidades do candidato, avaliando apenas os requisitos essenciais.
A entrevista por competência vem sendo bastante utilizado nos processos seletivos, mas para que seja eficaz, é necessário estruturar a entrevista, focando apenas nas competências buscadas naquele momento pela organização. Veja a seguir o passo a passo!
Como fazer uma entrevista por competência?
O processo de estruturação de uma entrevista por competências consiste basicamente em três etapas. Confira!
1 - Estabeleça quais competências serão avaliadas
Primeiramente, quando estruturamos uma entrevista por competência, devemos definir todas as competências técnicas e comportamentais requeridas pela empresa para sabermos o que vamos ou não avaliar durante o processo seletivo.
Também é interessante entender as características dos melhores colaboradores que a empresa já tem nessa posição, bem como os diferenciais que ela está procurando.Assim, será elaborado o questionário de perguntas a serem feitas aos candidatos.
O ideal é que o documento tenha as competências que são realmente fundamentais para manter o foco durante a entrevista.
2 - Elabore boas perguntas
Nessa segunda etapa, criamos um roteiro para a entrevista. Lembre-se que você não precisa seguir exatamente a mesma ordem para todos os candidatos, mas será bom ter um guia para orientar os questionamentos.
Procure ter, pelo menos, duas perguntas para cada competência selecionada anteriormente, sempre pensando em incentivá-los a falar sobre experiências passadas nas quais usaram tais competências.
3 - Explore bem o questionário e analise as respostas
Na hora da entrevista, procure ouvir com atenção, fazendo perguntas novas e aprofundando em algo dito pelo candidato. Essa prática traz uma boa impressão para o profissional que está sendo avaliado, pois, ele percebe que há um interesse genuíno do RH no que ele está dizendo.
Logo, é preciso saber explorar bem as perguntas e analisar as respostas do candidato para conseguir fazer isso com sucesso.
Em muitos casos, o entrevistador pode complementar a pergunta questionando o que o profissional fez, qual o impacto e a percepção do restante da equipe, como foi resolvido, qual foi o resultado etc.
É comum as respostas serem mensuradas com notas de 1 a 5. Assim, a equipe de Recursos Humanos consegue dados mais assertivos e a soma das avaliações será decisória na escolha do candidato ideal.
Roteiro de entrevista por competência
Uma das principais dúvidas dos recrutadores é sobre as perguntas para uma entrevista por competências.
Pensando nisso, trouxemos uma lista com alguns exemplos práticos que você pode aplicar nos processos seletivos da sua empresa para avaliar aspectos como liderança, trabalho em equipe, etc.
- Você já participou de algum projeto em colaboração com outras pessoas? Como foi a experiência, quais as dificuldades enfrentadas?
- Prefere trabalhar sozinho ou em uma equipe? Por quê?
- Quais as características de uma boa liderança, na sua opinião?
- Como você orientaria um time em prol de uma meta ou uma entrega?
- Como você dá e recebe feedbacks difíceis?
- Como seria o trabalho dos seus sonhos?
- Qual foi a situação mais difícil que você enfrentou com um cliente e como lidou?
- Como você organiza seu dia a dia, como prioriza as atividades?
- Já enfrentou situações de grandes mudanças? Como lidou com isso?
- Conte um momento da sua carreira em que teve que lidar com uma sobrecarga de trabalho. Como você se comportou nessa situação?
Agora que você aprendeu o que é e como estruturar uma entrevista por competência, conheça o modelo de gestão por competências e aprofunde seu conhecimento no assunto!