Entrevista online: como fazê-la e qual a importância para o processo seletivo?

Tempo de leitura: 5 minutos

Em um momento tão delicado quanto o que estamos vivendo, grande parte dos processos de uma empresa precisaram migrar 100% para o meio digital. Um dos principais foi o processo de recrutamento e seleção, o que trouxe a necessidade de realizar entrevista online.

Em entrevistas presenciais, é possível aplicar as seguintes modalidades: estruturada, semiestruturada e não estruturada. O melhor é que nas virtuais isso não precisa mudar, basta saber qual se encaixa melhor de acordo com as necessidades da empresa.

Neste artigo, entenda mais qual a importância desse tipo de dinâmica e como realizá-la da melhor maneira, fazendo com que os concorrentes de uma vaga se sintam à vontade. Para conferir tudo, basta seguir com a leitura!

Por que fazer entrevista online no processo seletivo?

Atualmente, as entrevistas online passaram a fazer parte do processo seletivo. Afinal, exigir que os possíveis colaboradores estejam presencialmente nas empresas os coloca em perigo, além de manchar a imagem da marca.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

No entanto, como citado no início do artigo, adaptar é a principal questão. As entrevistas são fundamentais durante o processo de recrutamento, logo, dispensá-las seria o mesmo que não conhecer a fundo quem está pleiteando uma vaga, o que poderia resultar em alto turnover, por exemplo.

Por isso, as entrevistas online precisam ocorrer com o mesmo propósito de antes: interação cara a cara com o recrutador.

Quais os benefícios de fazer a entrevista de emprego remotamente?

Se você ainda não se convenceu da importância de realizar uma entrevista remota, confira quais são os principais benefícios do meio digital.

Facilidade para compartilhar material interno

Os materiais internos feitos em forma de apresentação, como PDF ou PPT, podem ser facilmente compartilhados durante uma entrevista online. Para tanto, basta acessar a ferramenta correspondente e abrir uma tela do computador.

Otimização do tempo

É de amplo conhecimento que entrevistas presenciais tomam mais tempo do que a interação em si. Em alguns casos, é preciso preparar o ambiente, elencar todos os materiais necessários, esperar outros colaboradores chegarem etc.

Já com entrevistas online isso não ocorre. Afinal, é preciso apenas esperar todas as partes necessárias entrarem na sala virtual para que as dinâmicas sejam iniciadas.

Análise mais profunda

Para qualquer gestão de pessoas, é bem mais fácil quando você conhece profundamente seus colaboradores. Engana-se quem pensa que essa análise não pode ser realizada digitalmente — essa nova forma de recrutamento e seleção não elimina a possibilidade de analisar e cuidar dos dados obtidos.

Aproxima candidatos de outras regiões

Muitas empresas dispensam candidatos de outras regiões durante o recrutamento e seleção pela dificuldade de locomoção. No modo online, no entanto, faz com que essa distância seja inexistente. Assim, candidatos do Norte podem fazer entrevista para uma vaga de uma empresa no Sudeste e vice-versa.

O que deve estar presente na entrevista online?

Agora que você já sabe um pouco mais das vantagens em realizar entrevistas online, veja o que deve estar presente para que todo o processo ocorra da melhor forma, tanto para a empresa, quanto para o candidato.

Agendamento

Agendar todas as entrevistas é fundamental para deixar claro quando elas serão realizadas e quais colaboradores internos precisarão participar. Assim, imprevistos e possibilidade de cancelamento serão reduzidos.

Priorize a videoconferência

Nesse momento, mesmo à distância, é preciso estabelecer conexão. Nada melhor do que trocar contato visual, por isso, avise previamente aos concorrentes que uma chamada de vídeo, com a câmera ligada, é preferencial para a empresa.

Preocupar-se com o áudio

Assim como a videoconferência precisa ser priorizada, o áudio deve estar claro e sincronizado com o vídeo. Isso previne que interrupções indesejáveis aconteçam com grande frequência.

Atentar aos detalhes

Mínimos detalhes precisam ser verificados antes mesmo da entrevista iniciar. Os principais são:

  • mandar um e-mail confirmando a entrevista;
  • estar atento para começar e encerrar no horário correto;
  • confirmar o link e/ou e-mail necessários para realizar a entrevista;
  • confirmar presença com todos os envolvidos.

Quais ferramentas podem ser usadas?

Está pensando em fazer uma entrevista online, mas não sabe o que utilizar? Recomendamos duas: Google Hangouts e Skype. Além delas serem gratuitas, a sua utilização é simplificada, sendo necessário uma conta Gmail ou Outlook para acessá-las.

Google Hangouts

Trata-se de uma plataforma pertencente ao Google. Definida como uma ferramenta de comunicação, é possível criar links de sala para reuniões. Uma das grandes vantagens é sua compatibilidade com os principais navegadores do mercado e não requer a instalação de programas no computador — apenas um e-mail Gmail.

Skype

O Skype é um software que permite comunicação pela internet por meio de conexões de voz e vídeo. Além disso, é possível fazer ligações para números externos, mas é preciso comprar créditos no Skype ou assinar o pacote Office 365. Sua compatibilidade é ampla, podendo ser utilizado em dispositivos iPhone, Android, Windows e macOS.

Quais as perguntas que não podem faltar?

Mesmo sendo uma entrevista online, a sua condução não deve ser completamente modificada. Assim como nas conversas físicas, existem perguntas-chave que precisam ser questionadas. Tenha consciência que as particularidades e competências dos concorrentes serão avaliadas durante o processo. Dessa forma, não hesite em perguntar:

  • por que você quer trabalhar aqui?
  • que valor você pode trazer para a empresa?
  • qual o motivo da sua saída do emprego anterior?
  • qual foi o momento mais feliz da sua carreira?
  • em que momento da sua carreira você se sentiu mais pressionado?
  • qual experiência você não gostaria de repetir nessa nova oportunidade?
  • por que você deveria ser escolhido em vez dos outros candidatos?

Em um período de COVID-19, as empresas precisam repensar como realizar o processo de seleção e recrutamento. Para tanto, preservar o bem-estar dos concorrentes e dos colaboradores deve ser prioridade. Logo, apostar em toda a tecnologia disponível é indispensável.

Muitas empresas sofrem com a realização de processos seletivos ineficientes. Como a entrevista online pode ser novidade para alguns, ao detalhar o passo a passo, as chances de algo dar errado são reduzidas.

Agora que você já sabe como conduzir uma conversa no modo virtual e entende que pode ser assertivo, que tal compreender também o que é People First?


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of