Entrevista de desligamento: o que é e como ela pode ajudar

Tempo de leitura: 7 minutos

Um dos momentos mais delicados em uma organização é o processo de demissão. Mas a entrevista de desligamento pode ser uma forma de obter informações relevantes sobre vários aspectos do negócio, já que o profissional que está deixando a empresa se sentirá mais seguro em relatar como foi sua experiência durante o tempo que permaneceu com a equipe. 

A entrevista de desligamento oferece à empresa uma oportunidade de avaliar seus processos, desempenho dos gestores e líderes, situação do clima organizacional etc. Dessa forma, é possível melhorar os pontos fracos da organização, deixando os colaboradores mais satisfeitos, reduzindo o turnover. 

Se você, como profissional de RH, quer saber mais sobre a entrevista de desligamento, os benefícios que ela pode trazer para sua empresa e como realizá-la, este post ajudará! Acompanhe!

Afinal, o que é a entrevista de desligamento?

Trata-se de uma ferramenta de gestão de pessoas muito utilizada por profissionais de recursos humanos. A entrevista de desligamento é uma conversa estruturada entre o RH e o profissional que está deixando a empresa, seja por sua vontade ou por demissão. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O objetivo da conversa é compreender as causas que levaram a esse desligamento e coletar informações que sejam relevantes para a empresa, como forma de avaliar seus processos e orientar as lideranças sobre que rumos a organização deve seguir. 

Quais são os benefícios dessa entrevista?

A entrevista de desligamento pode ser muito vantajosa para a imagem da empresa e trazer diversos dados relevantes para seu crescimento. Conheça alguns de seus benefícios! 

Diminui a tensão entre empresa e colaborador

O desligamento de um colaborador por si só é um momento estressante. Algumas vezes, ainda pode vir acompanhado de sentimentos, como ressentimento, raiva, críticas e reclamações sobre a empresa e colegas de equipe. A entrevista é um bom momento para que essas divergências sejam esclarecidas e ambas as partes, ex-colaborador e empresa, possam se expressar.

Assim, o profissional de RH pode amenizar esses conflitos, expondo o ponto de vista da organização sobre os fatos ali apresentados. Mas esses esclarecimentos devem ocorrer de forma pacífica, produtiva e acolhedora, deixando uma impressão mais positiva do profissional em relação à empresa. 

Possibilita o feedback

Muitas vezes, um funcionário não se sente à vontade em expor suas ideias e opiniões diante da empresa, por medo de ser mal interpretado ou, até mesmo, demitido. Com o vínculo de trabalho interrompido, é possível extrair um feedback mais completo do ex-colaborador e essas informações podem colaborar para a melhoria da organização sobre seus processos, gestão e posicionamento. 

Ainda, o profissional de RH também tem a oportunidade de dar um retorno ao profissional sobre seu desempenho durante o tempo que ficou na empresa, destacar seus pontos positivos e negativos, além de agradecer por sua contribuição pelo trabalho desenvolvido. 

Melhora a imagem da empresa

A empresa que ampara o colaborador que está se desligando mostra responsabilidade social e humanização por se preocupar com seu colaborador, melhorando sua imagem no mercado. Logo, manter uma boa relação com esse profissional, fará com que ele indique sua empresa para outros ou, até mesmo, crie parcerias de trabalho.

Além disso, a percepção dos colaboradores que continuam na sua equipe, será tranquilizada ao ver a postura da empresa em oferecer esse momento de troca de percepções e opiniões de ambos os lados. Isso demonstra que a organização valoriza o capital humano, além de manter ações bem pensadas e planejadas ao desligar um colaborador. 

Como realizar uma entrevista de desligamento?

Neste tipo de entrevista, não há um roteiro definido, porém, existem questões relevantes que devem ser lembradas. A seguir, confira algumas dicas para realizar a entrevista de desligamento.

Pergunte ao colaborador se ele deseja ser entrevistado

Primeiramente, devemos enfatizar que essa conversa nunca deve ser imposta ao profissional. Cabe ao colaborador decidir se deseja ou não participar. Caso ele diga que não, apenas agradeça sem insistir. 

Agora, se ele diz que deseja participar, seja discreto e imparcial durante a conversa, mantendo-o o mais confortável possível. Lembre-se que este momento é mais de escutar do que de falar. 

Escolha o momento ideal

A entrevista é mais produtiva quando feita depois de alguns dias do desligamento do colaborador. Isso porque é comum que uma demissão abale o emocional da pessoa, o que pode influenciar de forma negativa as suas respostas. 

Agendar a conversa para o dia em que o profissional tiver que levar sua documentação na empresa, por exemplo, pode ser um bom momento. 

Faça um planejamento

Elaborar perguntas que contribuirão para o desenvolvimento da empresa é de extrema importância. Sendo assim, opinião sobre produtos, processos e até posicionamento da organização devem ser absorvidos na conversa.

No caso do desligamento feito pela empresa, o objetivo da entrevista é expor as causas que levaram à demissão e saber do ex-colaborador qual sua opinião sobre os motivos expostos. Além disso, é importante perguntar que ações ele sugere para a empresa sanar os problemas mencionados por ele.

Agora, se a demissão foi solicitada espontaneamente pelo colaborador, a entrevista de desligamento é importante para identificar quais foram os motivos que levaram o profissional a pedir desligamento. 

Listamos algumas perguntas importantes a serem feitas com o objetivo de levantar informações importantes para a empresa:

  • quais motivos o fizeram pedir demissão (caso o desligamento seja voluntário)?
  • que imagem da empresa você levará?
  • em sua opinião, a empresa valorizou o seu trabalho?
  • a empresa ofereceu as oportunidades necessárias ao seu desenvolvimento profissional?
  • houve algum fator específico que dificultou seu crescimento profissional em nossa organização?
  • houve algum tipo de reconhecimento profissional?
  • suas necessidades foram atendidas pela empresa?
  • suas atividades eram condizentes com o cargo ocupado?
  • qual sua opinião sobre o nosso ambiente organizacional?
  • você tem alguma sugestão sobre melhorias nas instalações da empresa?
  • como você vê a sua relação com seu ex-gestor ou supervisor, no período em que trabalharam juntos?
  • como foi o seu relacionamento com os ex-colegas de equipe?
  • das tarefas que desempenhou ou desenvolveu, qual mais gostou e por quê?
  • quais programas desenvolvidos pela organização atenderam suas expectativas e quais precisam ser revistos?
  • quais treinamentos você acha que seria interessante a empresa oferecer? 
  • o que falta no pacote de benefícios oferecido pela empresa?
  • qual a sua opinião em relação aos nossos canais de comunicação interna?
  • como você avaliaria a política salarial da empresa em comparação com o mercado?
  • você tem algum comentário a fazer sobre o trabalho desenvolvido pela área de RH?
  • você voltaria a trabalhar conosco? Por quê?
  • gostaria de dizer algo mais, sobre qualquer assunto referente ou não à empresa, antes de terminarmos nossa entrevista?

Considerar a opinião do ex-colaborador proporciona diversos benefícios à empresa. Como vimos, a entrevista de desligamento é uma importante ferramenta para identificar os pontos em que a organização precisa melhorar. Além disso, essa conversa promove a cultura do diálogo, motiva e engaja seus colaboradores, diminuindo o turnover.

Você, como profissional de recursos humanos, deseja tornar o momento do desligamento de um colaborador o mais confortável possível? Então, não deixe de ler mais sobre o papel do RH no processo de demissão.


2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Giuliano SalesMarcio Fonseca Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Marcio Fonseca
Visitante
Marcio Fonseca

todas estas instruções, são extremamente importantes, com elas é possível aprender e aperfeçcoar oque se ja sabe

Giuliano Sales
Admin

Ei, Márcio. Sim!
A entrevista de desligamento pode ser um grande aliado para a gestão de pessoas e melhoria do clima organizacional, né?
Agradecemos novamente o seu feedback e carinho.
Abraços.