Entregando Resultados Palpáveis

Tempo de leitura: 7 minutos

O desafio do coaching esta no início do relacionamento com o cliente, afinal ele não deve vender um serviço, mas sim orientar ao cliente, por meio de uma boa comunicação, sobre o valor daquele acompanhamento. Não o valor monetário, mas quais os impactos e resultados.

Para alguns talentosos profissionais é difícil se lançar ou manter-se no mercado devido a limitações na hora de vender e valorizar seu produto. Entregar resultados palpáveis é um desafio principalmente no ínicio do processo, mas existem estratégias para que o cliente desde o início esteja satisfeito e ciente dos resultados.

Algumas pessoas no Brasil acreditam que o sucesso de um profissional está baseado em seguir os padrões impostos pela sociedade, mas grandes empreendedores são pessoas que se arriscaram e foram muitas vezes contra o que a sociedade determina.

Atuar na área de coaching em um primeiro momento é desafiador, vender valores e resultados para alavancar seu negócio. Para isso seu cliente deve ser bem orientado em suas escolhas. Você pode não gostar de vendas, mas guiar a escolha de seu cliente é essencial.

Por que você precisa vender?

Porque mesmo que você não goste de vendas – e você não precisa gostar de vendas para empreender como coach – você precisa saber e gostar de orientar o seu cliente a fazer uma compra com você. O coachee precisa entender como é o seu processo de venda. Se você não explicar bem a ele como pode fazer para pagar pelos seus serviços com certeza ele não o fará e assim você estará prejudicando o coachee.

Eu sei que comprar algo pode parecer óbvio para quem está se vendendo, mas para o cliente nem sempre é tão claro. Ele precisa ser orientado e quanto melhor ele for orientado mais ele comprará e indicará o seu produto ou serviço.

Um coachee bem orientado pode trazer outros coachees para você somente por indicações. Além de que um coachee bem orientado se torna mais feliz e satisfeito.

Oriente seu cliente a comprar de você porque só assim você conseguirá que esse cliente se transforme verdadeiramente. As pessoas precisam de call to action, elas estão pedindo por chamadas para ação.

A partir dessas atitudes você cria um relacionamento com o cliente que sempre irá comprar com você, por isso mostre o caminho e diga-lhe o que fazer e eles serão sempre gratos a você.

Imagine um auditório cheio de pessoas aguardando a atração principal, quando o cantor entra no palco e pede a todos que se levantem. Imediatamente todas as pessoas estão de pé cantando. Isso é resultado do CTA.

CTA é a sigla da expressão em inglês Call to Action ou seja: chamada para ação. Você precisa fazer com o cantor, para que todos dancem sua música, chamar a atenção. Fazendo com que seu cliente compre e de preferencia com você.

Para orientar as pessoas, você precisa conhecer conhece-las, precisa desenvolver sensibilidade para enxergar aquilo que nem ele mesmo vê e usar a comunicação assertiva orientando-o a comprar de você e principalmente a recomprar de você. E precisa fazer isso sem que pareça que você está vendendo algo.

Assim vendendo valores e resultados, você alcança o coachee. Iniciado o processo você deve conhecer a fundo o cliente, para que posso fixar as metas corretamente para que os resultados sejam visíveis e mensuráveis.

Como você pode ver que está melhorando de fato?

Durante o processo de coaching você tem resultados específicos e mensuráveis. Todo o planejamento criado pelo o seu coach ao longo do processo tem como objetivo entregar resultados palpáveis para o coachee, o que é uma das principais diferenças de um tratamento.

As metas são traçadas e a partir disso são desenvolvidas estratégias e tarefas para alcança-las. Assim ao final de cada etapa o coach deve verificar junto com o coachee com esta seu desenvolvimento e quais as metas foram alcançadas.

Visualizar as mudanças de curto prazo serão como um gás para o coachee que será motivado a continuar com o procedimento. Por isso é muito importante criar um método de acompanhamento e verificação de resultados. Tanto as metas e objetivos de longo, médio e curto prazo.

Cada evolução deve ser comemorada, seja com uma lembrança ou com palavras de incentivo. O coachee deve celebrar cada conquista para que marque sua trajetória e seja inesquecível.

Ao entender melhor como alcançar os seus objetivos e encontrar soluções para as suas perguntas, fica mais fácil compreender como seu coachee vai alcançar aquilo que deseja e quais são as melhores ações para chegar até lá.

Um coach e um terapeuta possuem funções diferentes e tratam de diferentes situações. No caso de um coach, a pessoa geralmente não tem uma doença ou problema. O coach tem como objetivo auxiliar o seu cliente a conquistar os seus objetivos através de um planejamento bem pensado e estruturado.

A integração entre as áreas traz resultados palpáveis

Em um coaching empresarial a integração dos departamentos é essencial para um bom resultado. Imaginemos o departamento de marketing depois de pesquisar as tendências do mercado, traz uma ideia brilhante baseada em campanhas desenvolvidas em um país diferente, como a China. Depois de muito trabalho desenvolvendo a campanha, sai algo realmente diferenciado e comercial que todos acreditam que irá agradar aos clientes.

Em outra parte da empresa, o departamento de comunicação, depois de conversar algumas vezes com as agências, vem com uma ideia bem interessante: fazer a campanha no México e trazer toda esta latinidade e colorido. Aspectos que, com certeza, acham que irá agradar os clientes. Enquanto a área de vendas tinha muitos comentários provenientes de feedback que recebeu e não foi consultada sobre a campanha que seria lançada.

Provavelmente com maior integração as representantes de cada departamento se encontrariam em algum momento para discutir lançamento da campanha e desde o começo haveria um alinhamento de ideias. Como consequência, alguma área ou todas teriam que alterar o que haviam planejado.

O resultado prático dessa falta de integração seria perda de tempo, altos gastos com viagens, tempo de agência, pessoas dedicadas reunindo material sobre diferentes temas, compras desnecessária em viagens de pesquisa, uma enorme falta de alinhamento e uma chance perdida de fazer uma campanha forte do ponto de vista comercial que facilitaria em muito atingir as metas estabelecidas.

Como resolver então esta questão? Como garantir que todos estejam alinhados sobre o que fazer? E quem são os responsáveis por cada etapa do processo? Quem toma as decisões, em cada etapa do processo, para garantir que tudo flua na mais perfeita harmonia?

De acordo com o tamanho da empresa, esta solução pode mais simples ou complexa, mas existem momentos comuns como reuniões iniciais de brainstorm  sobre qual seria a melhor campanha; encontros para expor os desafios, entre outros. A escolha das melhores e mais consistentes ideias é hora de reunir as áreas fundamentais para trabalharem juntas em um cronograma preciso.  Esse grupo vai junto transformar metas e conceitos em ações de campanha no ponto de venda e em todos os canais de atuação da empresa.

O resultado prático desse alinhamento é um comprometimento forte, com as ações acordadas, com um sentido de pertencimento, já que cada área se sente ouvida e pode colocar na mesa os pontos importantes.

Isso foi apenas uma descrição resumida do que deve ser feito. E, claro, uma rápida percepção da quantidade de trabalho que há por trás. Foco em números, foco em estilo, no desejo de consumo, com esse casamento poderão criar produtos mais consistentes e serão capazes de entregar um valor maior para clientes, funcionários e acionistas.

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