Entenda o que é retenção de talentos

Tempo de leitura: 4 minutos

O analista de RH é o profissional apto para identificar as habilidades em um processo de seleção. Tão importante quanto a aptidão para descobrir talentos, é a capacidade de reter os colaboradores mais capacitados no quadro de profissionais. Mas você sabe o que é retenção de talentos

A retenção de talentos nada mais é do que um conjunto de ações institucionais realizadas no ambiente organizacional com único objetivo: manter os melhores colaboradores na empresa.

É interesse da organização ter profissionais capacitados e acima da média em seu quadro funcional, implantando práticas e políticas para que eles permaneçam trabalhando nela por mais tempo. Assim, a empresa consegue reduzir seu turnover e evita perder seus melhores talentos para a concorrência.

Nesse artigo mostraremos qual a importância da retenção de talentos para a empresa e porque ela deve ser fator de preocupação para a pessoa que trabalha no RH. Ela é a pessoa certa para desenvolver estratégias capazes de manter os melhores colaboradores na sua equipe. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Importância da retenção de talentos para a empresa

Todo gestor sabe que a competição entre empresas está cada vez mais acirrada. Por isso, sai na frente aquela organização que consegue manter os melhores colaboradores sob seu teto. Apesar da retenção de talentos ser responsabilidade da empresa como um todo, cabe ao analista de RH ter atenção a ela. 

A retenção de talentos está diretamente ligada à qualidade do serviço prestado pelo RH. É fundamental que o analista de recursos humanos conheça seus colaboradores e saiba identificar suas potencialidades, valorizando suas habilidades naturais e suas competências técnicas. Esses são os primeiros passos para a retenção de talentos. 

Mas não é só isso. A empresa deve estar atenta a outras práticas, como a capacitação de seus profissionais e o atendimento de suas necessidades. Outro fator importante é proporcionar um clima organizacional saudável e interessante para os colaboradores. 

O segredo é criar condições para que a decisão do colaborador seja permanecer trabalhando na organização, ciente que o seu crescimento refletirá no crescimento da empresa. Afinal, um time focado leva a organização adiante e fortalece sua competitividade no mercado.  

Impactos positivos da retenção de talentos

A retenção de talentos gera impactos positivos na organização. Aplicando ações e práticas adequadas, os benefícios aparecem. Reter os melhores colaboradores funciona como uma fidelização de clientes. No caso da retenção, o que você vai manter junto da empresa são os seus melhores profissionais.  

Empresas que investem na retenção de talentos diminuem consideravelmente as demissões voluntárias. A rotatividade de funcionários é menor. Pois, quando valorizados e reconhecidos por suas habilidades e talentos, os colaboradores sentem-se parte da organização e o engajamento é visível. 

Manter os melhores funcionários na organização é um ótimo negócio, afinal, ninguém quer perder para a concorrência o que tem de melhor, concorda?

Por outro lado, a desatenção com os talentos gera desgaste e frustração. Tanto para o colaborador, que não se sente valorizado, quanto para a empresa, que não vê nele alguém motivado o bastante para continuar suas funções. 

Fundamentos das estratégias para a retenção de talentos

O analista de RH deve ter em mente que vai encontrar dificuldades e problemas se não monitorar os indicadores de desempenho organizacional. A retenção de talentos deve compor a métrica da eficiência aplicada na gestão de pessoas. 

Entenda essa prática como uma matemática humana em prol do sucesso de uma organização. Obviamente não é tão fácil como parece, mas desenvolvendo e aplicando algumas estratégias, é possível identificar e reter na empresa os colaboradores mais capacitados. 

Por isso, é fundamental que a organização desenvolva ações e políticas institucionais que agreguem valor e conquistem seus funcionários. Lembre-se que o esforço para encantar clientes é super válido, mas não é a única medida que vai ajudar a empresa a se desenvolver no mercado. É preciso também valorizar quem está com você todos os dias. Qualifique seu capital humano e consequentemente retenha seus talentos. 

Ficou claro o que é retenção de talentos e qual sua importância para a organização? Se tiver alguma dúvida, é só deixar um comentário abaixo. E, para complementar o assunto, que tal ler nosso artigo mais específico sobre o tema? Nele listamos 4 dicas para trabalhar a retenção de talentos na sua empresa.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of