Entenda como fazer gestão de pessoas com 7 práticas

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma boa liderança é construída por uma gestão de pessoas eficaz. Afinal, seus colaboradores é que fazem o sucesso da sua empresa acontecer. Por isso, é importante ter um bom gerenciamento para que os seus produtos/serviços sejam de qualidade e seus resultados sejam os melhores.

Como um bom gestor, a sua principal missão é garantir que a sua equipe esteja alinhada dentro dos padrões de produtividade da sua organização. Eles estarão escritos dentro do planejamento estratégico da empresa e sua função é garantir que essa programação funcione corretamente.

Para ajudar, preparamos um post com 7 práticas incríveis que podem ser aplicadas em seu dia a dia para superar os desafios da gestão de pessoas. Continue lendo e entenda o que é preciso para ser um bom gestor. Boa leitura!

Conheça as táticas sobre como fazer gestão de pessoas

Quando tratamos do tema de gestão de pessoas, muitas mudanças acontecem diariamente dentro de uma empresa. Ter um gerenciamento que seja eficiente é um desafio para muitos. Confira as nossas dicas de como ter uma gestão competente e para colocá-las em prática em sua rotina:

1. Concentre sua gestão para desenvolver talentos

Atualmente, um dos maiores focos de uma boa gestão de pessoas está em desenvolver talentos. Essa é a principal ideia compartilhada por quase todas as grandes empresas.

É verdade que os avanços tecnológicos permitem excelentes resultados, mas o desenvolvimento de talentos de uma equipe também. As ferramentas técnicas não são o que garantem seus altos números, mas o talento de quem as administra que garante que tudo será executado perfeitamente.

Por isso, para melhorar a sua gestão de pessoas, comece por seus colaboradores. Aprimore seus talentos!

2. Crie metas

Toda empresa necessita de metas para serem cumpridas. Elas precisam estar alinhadas com a estratégia de negócio da organização. Para que elas sejam alcançadas, você, gestor, tem o papel de explicar aos seus colaboradores como o seu trabalho pode contribuir para ajudar a atingir esses resultados.

3. Planeje e realize reuniões para feedbacks

Um bom gestor sempre tem uma reunião de feedback com sua equipe. Elas podem ser em grupo ou individual. É essencial que elas aconteçam com uma periodicidade ao longo do ano. Dessa forma, as informações são alinhadas e o seu colaborador saberá onde necessita melhorar e qual atitude dele tem sido eficaz.

Uma dica: em reuniões de feedbacks em grupo não exponha nenhum dos seus profissionais, fale da equipe de uma maneira geral. Se necessitar falar algo com alguém em específico, planeje uma reunião individual. Será mais produtivo!

4. Recompense seus colaboradores

Crie recompensas para os colaboradores que tiverem o melhor desempenho e conseguirem cumprir suas metas. E lembre-se, as gratificações não precisam ser somente em dinheiro. Existem outras maneiras atrativas de reconhecer o trabalho do seu profissional.

Por exemplo, que tal uma folga na segunda ou na sexta? Se a sua empresa tiver convênio com algum restaurante, pode ser um jantar ou almoço por conta da organização. Ou ainda, flexibilidade de horário. São diversas maneiras de recompensar os seus colaboradores. O que vale é reconhecer os seus esforços!

5. Crie remunerações e bonificações

Faça, de forma regular, a avaliação das bonificações e dos salários dos seus colaboradores. Sempre que possível, altere-as. No entanto, é preciso que o profissional esteja empenhado a conquistar esse abono salarial ou bonificações.

6. Tenha planos de carreiras em sua organização

Trace um plano de carreira para cada colaborador da sua empresa. Divulgue esse plano e encoraje seus profissionais a participarem. Esse tipo de ação de gestão de pessoas é uma das melhores para manter seus colaboradores sempre motivados. Afinal, todos querem ter a oportunidade de crescer aí.

7. Tenha atenção às novas gerações

Valorizar as diferenças é sempre muito importante. Por isso, esteja sempre atento às novas gerações, pois elas estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho. Essa adaptação é uma obrigação, pois essa mudança na geração não tem volta. Sendo assim, se adapte às mudanças e respeite sempre as diferenças.

Essa também é uma forma de descobrir novos talentos e que podem agregar valor à sua organização. Afinal, essa nova geração traz consigo muitos conhecimentos tecnológicos e estão sempre ligadas as últimas tendências.

Ferramentas para ajudar você com a gestão de pessoas

Os avanços tecnológicos têm acontecido em todas as áreas no mercado de trabalho. Soluções modernas e inovadoras são apresentadas quase que diariamente para melhorar os processos internos dentro de uma empresa. Em um RH não seria diferente.

O People Analytics, por exemplo, é um dos recursos para avaliar a performance da sua equipe de forma eficiente. Com ele, é possível você coletar dados e avaliar vários itens comportamentais de seus colaboradores. Ou ainda, os candidatos a possíveis vagas em sua empresa.

Uma das principais vantagens do People Analytics em gestão de pessoas é a retenção dos talentos de uma organização. Outro item importante, quando se trata de processo seletivo, existe uma chance menor do candidato errado ser escolhido. Essa é uma excelente ferramenta para ser implantada dentro da sua empresa para melhorar o gerenciamento de equipe.

Outra forma de aprimorar a sua gestão de pessoas é utilizando softwares voltados para gestão de pessoas. Uma das plataformas mais usadas é o Software de Gestão, que possibilita administrar a empresa como um todo.  A sua principal função é automatizar as tarefas, agilizando os processos em diversas áreas dentro de uma organização.

As utilidades de um software de gestão são:

  • ERP: usado para fazer a evolução das planilhas;
  • CRM: armazena as referências dos clientes e ajuda a construir um bom relacionamento;
  • RH: ajuda a processar os dados dos colaboradores de uma empresa, registrando banco de horas, calculando horas extras, folhas de pagamento e outras rotinas.

As principais vantagens de ter um software para ajudar em sua gestão de pessoas são:

  • menor chance de erros;
  • aproveitamento do capital humano, ou seja, as horas trabalhadas são melhores aproveitadas;
  • reduz custos para a empresa;
  • possibilidade de controlar prazos;
  • ter a integração dos dados;
  • otimização do espaço;
  • melhoria de integração entre os setores.

A gestão de pessoas é essencial para o gerenciamento estratégico de uma organização. Sem conseguir gerenciar os colaboradores, a empresa pode sofrer com prejuízos graves como turnover e a falta de engajamento dos colaboradores.

Para conseguir entender como a gestão de pessoas pode ser mais eficaz é imprescindível saber o que é o People Analytics, acesse nosso conteúdo sobre essa metodologia para seguir aprendendo e aprimorando.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of