Engenharia de cargos: como desenhar cargos utilizando o Profiler?

Descubra como montar a engenharia de cargos com o Profiler
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Formular a engenharia de cargos para uma empresa, é algo extremamente necessário para aumentar a assertividade da contratação, porém, não tão fácil de se fazer. É uma função que requer um conhecimento profundo sobre o cargo e, também, sobre a demanda e a cultura da empresa.

Por isso, com o objetivo de facilitar e auxiliar no momento da contratação, o Solides Gestão, software de gestão de pessoas e mapeamento de perfil comportamental criado pela Solides, possui uma função chamada Engenharia de Cargos.

O que focar no desenho da engenharia de cargos?

Grande parte dos empregadores atuais reclama das dificuldades existentes no momento da contratação. De acordo com eles, o maior número de erros cometidos, está no momento de contratar a pessoa certa para o cargo certo nas empresas.

Geralmente, até que se consiga contratar a pessoa mais apropriada para a vaga, muitas tentativas são feitas, fazendo com que a empresa gaste um capital desnecessário com aquela situação.

Como já sabemos, as hard skills são, de fato, importantes no mercado de trabalho. No entanto, de uns tempos pra cá, as empresas começaram a perceber que, além das habilidades técnicas, também existiam outros tipos de habilidades comportamentais que deveriam ser observadas.

As organizações notaram que, muitas vezes, contratar um profissional com um currículo impecável não era mais o suficiente, uma vez que o comportamento e a personalidade dos trabalhadores, era capaz de influenciar muito no trabalho realizado.

O Sólides Gestão permite você desenhar os cargos levando em consideração habilidades técnicas e comportamentais. Confira a seguir!

Como criar um novo cargo com o Sólides Gestão?

O desenho de um cargo, constitui a maneira como cada cargo é estruturado e dimensionado.

Ao abrir a sua Dashboard do Profiler Gestão, você verá um menu em barra no canto esquerdo da tela. Nesse menu, basta procurar a opção “Sólides Profiler” e, dentro dela, selecionar “Engenharia de Cargo”.

Após selecionar essa opção, o software abrirá uma lista de cargos que já foram desenhados dentro daquela base. Caso não haja nenhum cargo desenhado ou caso você queira desenhar um novo, basta clicar no botão “ + Criar cargo”.

Ao clicar nesse botão, o Sólides Gestão irá abrir a página para a criação de um novo cargo. Dessa forma, você deverá preencher, inicialmente, as informações básicas sobre a vaga.

Tendo feito isso, basta rolar a tela para baixo para começar a pensar nas habilidades comportamentais que o profissional ideal para determinada vaga deve ter. Nesse momento, você verá uma série de barras indicando certas características importante para a definição dos perfis comportamentais. Essas barras contemplam uma série de soft skills que irão garantir que a contratação seja feita também, através da análise de comportamento.

Como você verá abaixo, é possível regular a intensidade da presença de cada característica, respondendo às demandas do cargo de forma mais específica. Basta deslizar a barra para o lado que possuir a característica mais parecida com a que é necessária.

Depois de fazer essas definições, basta clicar em salvar e pronto! Você tem um novo cargo desenhado.

Material gratuito sobre Profiler, ferramenta para mepamento de perfil comportamental

Encontrando o candidato ideal

Agora, para saber quem mais se encaixa no que está sendo procurado, basta voltar na página inicial da Engenharia de Cargo, onde existe a lista dos cargos já desenhados nessa base do software. Quando encontrar o cargo que foi desenhado por você, selecione a opção “visualizar” e assim, você verá o cargo pronto.

Para encontrar as pessoas que mais combinam com o cargo que foi desenhado, basta ir até o menu na lateral direita e clicar em "Sólides Matcher", que é um recurso que possibilita a comparação entre perfis de pessoas e cargos. Através dele, você poderá ter uma visão clara em relação à quais competências a pessoa precisaria desenvolver e quais já estão alinhadas à vaga e ao time.

Você verá a página do Comparador de Perfis e deverá escolher qual tipo de comparação deseja fazer: entre cargos, pessoas, colaboradores, empresa e grupos, podendo combinar como quiser.

Após selecionar quais são as bases de comparação, clique na opção Comparar Perfis para gerar o dashboard, que contém o Índice de Proximidade e as porcentagens de Perfil Predominante em cada base de comparação:

Também é possível visualizar as duas rodas de competência sobrepostas, trazendo uma visão clara sobre a proximidade ou distanciamento entre as competências comportamentais de cada base de comparação.

Por fim, temos também as competências comportamentais em lista, mostrando qual intensidade de cada uma e quais são as que mais se aproximam.

Ainda não conhece o Profiler Gestão? Clique aqui para agendar uma demonstração!

Picture of Sabrina Siqueira
Sabrina Siqueira
Sou apaixonada por Gestão de Pessoas desde sempre! Me tornei especialista em Gestão Comportamental, cursei administração com Ênfase em Comercio exterior (UNA), fiz Pós Graduação em Gestão Comercial e Vendas. Atualmente também sou facilitadora da Formação Analista Comportamental Profiler e Sales Enablement do time de New MRR da Sólides
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima