Engenharia de cargos: como desenhar cargos utilizando o Profiler?

Tempo de leitura: 4 minutos

Grande parte dos empregadores atuais reclama das dificuldades existentes no momento da contratação. De acordo com eles, o maior número de erros cometidos, está no momento de contratar a pessoa certa para o cargo certo nas empresas.

Geralmente, até que se consiga contratar a pessoa mais apropriada para a vaga, muitas tentativas são feitas, fazendo com que a empresa gaste um capital desnecessário com aquela situação.

Como já sabemos, as hard skills são, de fato, importantes no mercado de trabalho. No entanto, de uns tempos pra cá, as empresas começaram a perceber que, além das habilidades técnicas, também existiam outros tipos de habilidades que deveriam ser observadas. As organizações notaram que, muitas vezes, contratar um profissional com um currículo impecável não era mais o suficiente, uma vez que o comportamento e a personalidade dos trabalhadores, era capaz de influenciar muito no trabalho realizado.

Desenhar cargos para uma empresa, é algo extremamente necessário para aumentar a assertividade da contratação, porém, não tão fácil de se fazer. É uma função que requer um conhecimento profundo sobre o cargo e, também, sobre a demanda e a cultura da empresa. Por isso, com o objetivo de facilitar e auxiliar no momento da contratação, o Solides Gestão, software de gestão de pessoas e mapeamento de perfil comportamental criado pela Solides, possui uma função chamada Engenharia de Cargos.

Criando um novo cargo

O desenho de um cargo, constitui a maneira como cada cargo é estruturado e dimensionado.

Ao abrir a sua Dashboard do Profiler Gestão, você verá um menu em barra no canto esquerdo da tela. Nesse menu, basta procurar a opção “Admin. de Pessoas” e, dentro dela, selecionar “Engenharia de Cargo” como está destacado na imagem abaixo.

img1

Após selecionar essa opção, o software abrirá uma lista de cargos que já foram desenhados dentro daquela base. Caso não haja nenhum cargo desenhado ou caso você queira desenhar um novo, basta clicar no botão “ + Novo(a) cargo”.

img2

Ao clicar nesse botão, o Solides Gestão irá abrir a página para a criação de um novo cargo. Dessa forma, você deverá preencher, inicialmente, as informações básicas sobre a vaga.

Tendo feito isso, basta rolar a tela para baixo para começar a pensar nas habilidades comportamentais que o profissional ideal para determinada vaga deve ter. Nesse momento, você verá uma série de barras indicando certas características importante para a definição dos perfis comportamentais. Essas barras contemplam uma série de soft skills que irão garantir que a contratação seja feita também, através da análise de comportamento.

Como você verá abaixo, é possível regular a intensidade da presença de cada característica, respondendo às demandas do cargo de forma mais específica. Basta deslizar a barra para o lado que possuir a característica mais parecida com a que é necessária.

img3

Depois de fazer essas definições, basta clicar em salvar e pronto! Você tem um novo cargo desenhado.

Encontrando o candidato ideal

Agora, para saber quem mais se encaixa no que está sendo procurado, basta voltar na página inicial da Engenharia de Cargo, onde existe a lista dos cargos já desenhados nessa base do software. Quando encontrar o cargo que foi desenhado por você, selecione a opção “visualizar” e assim, você verá o cargo pronto:

img4

Para encontrar as pessoas que mais combinam com o cargo que foi desenhado, basta rolar essa tela para baixo até encontrar o título “Perfis Compatíveis”. Nesta seção, o Profiler Gestão terá compilado todos os testes que já foram realizados na base e terá, automaticamente, feito uma comparação com o cargo que foi desenhado por você.

img5

A classificação dos testes realizados acontece de acordo com a compatibilidade com a vaga. Essa classificação pode ser “baixa”, “média” ou “alta”, tendo como base, o relatório que foi gerado no teste de cada pessoa inserida na lista.

Nessa lista, se você preferir, é possível selecionar a caixa “Apenas aproximação alta” para que apenas as pessoas mais compatíveis com a vaga apareçam para você.

Também é possível abrir o relatório dos candidatos e das pessoas já existentes na empresa para fazer uma verificação mais aprofundada do perfil de cada um. Para fazer isso, basta clicar no botão “Relatório” do lado direito da tela.

É importante salientar que esse desenho de cargos é útil não só para o momento do recrutamento, mas também para promoções internas.

Na sessão “Perfis Compatíveis”, o software irá listar todas as pessoas que já realizaram o teste naquela base e, assim, também mostrará as pessoas que já trabalham dentro da empresa e realizaram o teste. Dessa forma, se a empresa for fazer uma promoção e você estiver analisando os candidatos de acordo com o desenho da vaga, isso também pode ser interessante.

Ainda não conhece o Solides Gestão? Clique aqui e faça um teste gratuito agora!

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of