8 dicas para engajar funcionários em pequenas empresas

BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Você sabe como engajar funcionários em pequenas empresas? Esse tipo de estratégia, embora muitas vezes não seja visto como prioridade pelos empresários, pode fazer uma diferença significativa nos custos e nos resultados de um negócio. Entenda tudo sobre o assunto neste conteúdo. 

Por que é importante engajar funcionários em pequenas empresas?

Um dos grandes desafios do pequeno empreendedor é formar um time de funcionários que fique na empresa por bastante tempo e que “vista a camisa do negócio”. Esse cenário acaba sendo potencializado com a falta de ações voltadas para a motivação e o engajamento da equipe. 

Vale lembrar que, quando falamos sobre pequenas empresas, nem sempre é possível oferecer um salário tão competitivo. Por isso, a criação de outros artifícios para atrair, engajar e reter os talentos é ainda mais importante. 

Funcionários engajados fazem um esforço adicional, alcançando um padrão mais alto de produtividade, criatividade e desempenho. Eles se tornam embaixadores da empresa, o que contribui não só para melhores resultados, mas também para reduzir custos com rotatividade e absenteísmo. 

Como criar uma cultura de engajamento em uma pequena empresa?

Manter os colaboradores engajados é sempre um desafio para qualquer empresa, mas, quando a própria organização não vê valor nesse tipo de ação, isso é ainda mais desafiador. Esse é um problema recorrente em empresas de pequeno porte

É comum, por exemplo, que empresas pequenas não tenham tempo nem pessoal para focar em engajamento do time, ou que falte verba para essa estratégia. 

Apesar disso, é fundamental reconhecer que o funcionário precisa ser engajado e que só um bom salário não basta. Entender a importância desse tipo de atitude é o primeiro passo para começar a planejar ações simples, que não terão um custo tão alto, mas que trarão os resultados esperados. 

A cultura de engajamento deve fazer parte de todas as ações que permeiam a pequena empresa e deve ser o foco da gestão estratégica de pessoas. Dessa forma, é fundamental refletir sobre o que os seus colaboradores valorizam e como eles podem “vestir a camisa da empresa” verdadeiramente. 

Baixe grátis!

8 ideias para engajar funcionários em pequenas empresas

Quer começar a elaborar estratégias voltadas para o engajamento, mas acredita que isso não será possível com o caixa reduzido? A seguir, listamos 8 ações de engajamento em pequenas empresas que não exigem um grande orçamento, mas farão uma tremenda diferença.

1. Mensure o engajamento com pesquisas de clima

Entender como o time se sente no ambiente de trabalho é essencial para pensar em estratégias realmente eficazes para engajar funcionários em pequenas empresas. 

Para isso é possível utilizar ferramentas como as pesquisas de clima e pesquisas de engajamento. Elas são instrumentos objetivos para entender como a equipe enxerga o ambiente de trabalho, as lideranças, a gestão e suas próprias atividades. 

Uma dica valiosa é garantir o sigilo e a confidencialidade das respostas, para que os colaboradores se sintam seguros em opinar, sem medo de sofrer represálias. 

2. Invista no aprimoramento dos líderes

Não existe motivação que sobreviva a um líder despreparado. As lideranças podem incentivar e engajar a equipe, mas quando não são bem treinadas, podem acabar minando qualquer sentimento positivo sobre o trabalho. 

Assim, investir em treinamento e desenvolvimento dos líderes e gestores é uma forma de apostar em um ambiente de trabalho mais enriquecedor e focar no desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos. 

Acabe com o absenteísmo: preencha o formulário e baixe o guia prático para diminuir o excesso de faltas dos funcionários ⬇️

Material gratuito: descubra como reduzir as faltas na empresa

Preencha o formulário e receba o material grátis no seu e-mail 📩

3. Ouça o time

Um ambiente seguro, em que os colaboradores possam expressar suas opiniões e percepções de forma aberta também ajuda no sentimento de pertencimento, tão importante para aumentar o engajamento do time.

Assim, é válido capacitar as lideranças para que elas consigam receber feedbacks de forma tranquila e criar canais de comunicação eficientes para os colaboradores.  

Ao receber feedbacks, a dica é criar um relatório que ajude a identificar problemas e solicitações recorrentes. Isso ajudará você a planejar as ações que podem ser tomadas, mostrando ao time que a empresa está aberta a gerar mudanças. 

➡️ Escuta ativa: o que é e 6 dicas de como praticá-la no ambiente de trabalho

4. Analise o perfil dos seus funcionários

Uma ferramenta que pode auxiliar você a motivar funcionários de pequenas empresas é o mapeamento de perfil comportamental. Identificando o perfil dos profissionais fica mais fácil entender o que os motiva, para então pensar em estratégias realmente eficientes. 

Por exemplo, imagine que determinado colaborador sempre dá o seu melhor, mas nunca recebe reconhecimento de seu líder direto. Se esse colaborador tiver um perfil que precisa de aprovação, ele pode acabar se desmotivando e apresentando uma queda de produtividade. 

Neste mesmo exemplo, imagine que a gestão, sem perceber o cerne do problema, resolva investir em aumentos de salários para melhorar o engajamento. Você percebe que, neste caso, havia soluções mais baratas e até mesmo mais efetivas?  

✍ Conheça os 4 tipos de perfis comportamentais dentro de sua empresa

5. Ofereça benefícios flexíveis

Pode parecer que o investimento com benefícios é muito alto para pequenas empresas, mas não é bem assim. Muitas vezes, conceder benefícios corporativos sai mais barato do que o custo de rotatividade, que inclui empregar novos profissionais e treiná-los. 

Assim, vale a pena considerar os benefícios como diferenciais. Opções flexíveis, que permitam que o colaborador defina o que é prioridade para si, são sempre muito valorizadas pelo time. 

Além disso, é válido oferecer outros diferenciais, como a possibilidade de trabalhar de casa, horários flexíveis e até dar folgas quando os colaboradores precisarem, desde que eles estejam em dia com suas tarefas.

6. Reconheça o trabalho dos colaboradores

Como vimos, o comportamento das lideranças é um fator essencial na missão de engajar funcionários em pequenas empresas. 

Quando as lideranças reconhecem, agradecem e valorizam o trabalho dos profissionais, elas mostram que cada pessoa é parte do time e todos os trabalhos importam para o sucesso do negócio. Esse tipo de reconhecimento é uma forma de demonstrar atenção e consideração e faz com que a equipe se sinta parte da empresa. 

A dica é realizar reuniões periódicas, apresentando os bons resultados e parabenizando o trabalho da equipe. Além disso, é possível incluir os profissionais nas reuniões de planejamento, ouvir ideias e sugestões e até mesmo premiar aqueles talentos que vêm se destacando.

7. Crie um ambiente de trabalho agradável

O ambiente de trabalho também faz diferença no engajamento dos colaboradores. Por isso, um espaço confortável, positivo e harmonioso pode ajudar a estimular o time e garantir, inclusive, mais produtividade. 

Vale lembrar que isso não inclui apenas uma boa resolução de conflitos e lideranças humanizadas. Até o conforto do escritório impacta o engajamento, afinal, é difícil “vestir a camisa” quando você está com dor nas costas.

➡️ Como o ambiente de trabalho ajuda a reter talentos?

8. Proporcione pequenas celebrações

Nossa dica final é promover o engajamento no dia a dia da empresa, com pequenas celebrações. A vantagem do pequeno negócio é o contato mais próximo entre gestores e colaboradores. Dessa forma, aproveite essa proximidade para conquistar a equipe e criar uma relação de parceria. 

Comemorar aniversários e pequenas celebrações, por exemplo, é uma forma de demonstrar que a empresa se importa com cada indivíduo e valoriza todos eles individualmente. Assim, vale a pena gastar um tempinho para encomendar um bolo ou mesmo decorar a mesa de trabalho para as celebrações. 

Com algumas mudanças de comportamento e boas práticas, é possível engajar funcionários em pequenas empresas de forma eficiente, melhorando a produtividade do negócio e reduzindo gastos com rotatividade. 

Quer aumentar os seus conhecimentos sobre o assunto? Baixe grátis nosso guia completo com benefícios e soluções práticas para melhorar o engajamento dos funcionários.

Picture of Sanny Vasconcelos
Sanny Vasconcelos
Psicóloga de formação apaixonada pela Educação Corporativa. Desde 2022 integro a Sólides, onde atuo na Unidade de Negócio de Educação, focada na Formação Analista Comportamental e treinamentos Imersão Sólides.
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima