Como o engajamento ajuda na retenção de colaboradores

Tempo de leitura: 5 minutos

Este texto foi escrito por Gustavo Mota, assistente de Marketing da Revex, empresa que oferece soluções voltadas para a Gestão da Força de Trabalho.

Se ao ler este título você pensou “é óbvio que os colaboradores que vestem a camisa da empresa ficam mais na empresa”, parabéns, este texto é para você! Todo mundo acha que engajamento é uma coisa super simples e que é só “vestir a camisa da empresa”. Hoje eu vou mostrar para você como o engajamento ajuda na retenção de colaboradores.

Existem diferentes classificações relacionadas ao nível de engajamento da sua força de trabalho, uma não é pior do que a outra, mas elas mostram formas diferentes de se lidar com os colaboradores. É importante saber tudo sobre engajamento para conseguir tirar o máximo possível disso.

O que é a retenção de colaboradores?

Retenção de talentos ou retenção de colaboradores é um conjunto de estratégias e ações que uma empresa tem para buscar engajar e motivar os colaboradores, com o intuito de fazê-los terem vontade de continuar trabalhando na empresa.

Empresas que retêm muito a sua força de trabalho costumam ser muito reconhecidas por isso, e isso as torna mais atrativas. Cada empresa pode buscar diversas formas de aumentar a sua retenção de colaboradores, e conseguimos encontrar estratégias padrão, como:

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Níveis de engajamento

Reter e engajar os colaboradores vai muito além de benefícios e dinheiro. É necessário conhecer a fundo os colaboradores da empresa e entender o que eles querem e o que eles precisam. Somente dessa forma você conseguirá atingir as pessoas de forma efetiva e retê-las na empresa.

Temos algumas atitudes padrão que podem ser utilizadas para engajar a sua força de trabalho, que são:

  • Ter uma boa comunicação;
  • Ter lideranças inspiradoras;
  • deixar claras e ter boas expectativas de crescimento;
  • reconhecer pessoal e financeiramente os colaboradores;
  • transmitir e garantir segurança e estabilidade no trabalho;
  • trabalhar com metas e desafios.

Pensando nisso, é importante entender os diferentes níveis de engajamento de colaboradores e de força de trabalho e suas características, que são:

Satisfeito

Um colaborador neste nível de motivação tem o seu foco em atividades externas. Isso quer dizer que as coisas mais importantes pra ele são as da sua vida pessoal, fora do trabalho. Ele não necessariamente é um bom “team player. Ele trabalha bem, mas não vai se dedicar além dos limites pela empresa. 

Motivado

Neste nível, o colaborador contribui mais energicamente para a empresa, mas ainda assim seus principais objetivos são pessoais e sempre voltados para seu crescimento pessoal.

Comprometido

Já no estágio Comprometido, o colaborador já tem internalizado em si os valores da empresa e além disso, tem um senso de identificação com a empresa. Eles acreditam que a empresa vai proporcionar que ele tenha uma boa performance. 

Advogado / Defensor

Esta é o nível máximo de engajamento de um colaborador. Esse nível é o que chamamos de “vestir a camisa da empresa”. Uma pessoa neste nível tem grande interesse no sucesso do negócio, irá defender a empresa quando necessário e está disposta a ir além para o sucesso da empresa.

Banner_Gestao_de_Pessoas_Conheca_Seus_Colaboradores

Retendo colaboradores de forma eficiente

Agora que você sabe dos diferentes níveis de engajamento da sua força de trabalho, é hora de usá-los para motivar ao máximo os seus colaboradores.

Tendo os níveis em vista, é evidente que pessoas em cada um deles irão valorizar diferentes coisas vindas da empresa. Um colaborador satisfeito ou motivado pode ficar muito feliz por receber dinheiro ou folgas como premiação, pois terá mais tempo e recursos para investir em suas atividades pessoais.

Já para um colaborador comprometido, pode ser interessante que a empresa pague cursos de capacitação para ele e dê espaço para que ele aplique os conhecimentos adquiridos no curso. Você entendeu o espírito da coisa, né?

Benefícios de se reter um colaborador

Utilizar e conhecer o engajamento dos colaboradores possibilita que você descubra a melhor forma de motivar cada colaborador na sua empresa, e isso é extremamente valioso para engajá-lo ainda mais e retê-lo na empresa.

E quais são os benefícios de se reter bons colaboradores que estão engajados?

Melhor ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho é melhor e mais leve, pois pessoas insatisfeitas e desmotivadas com seu trabalho deixam um clima ruim, se recusam a trabalhar direito e atrapalham o desempenho de toda a equipe. 

Mais engajamento e produtividade

As pessoas trabalham mais em conjunto, em prol de ajudar a empresa a ter bons resultados, pois todos entendem que isso significa que eles também serão beneficiados com o crescimento da empresa. Isso gera ainda mais engajamento e, principalmente, produtividade.

Economia para a empresa

O processo de demissão de um colaborador e a consequente contratação de uma outra pessoa é muito oneroso para uma empresa. Reter os colaboradores motivados evita esse gasto e faz com que a empresa alcance resultados ainda melhores.

Alcance de marca e atração de mais talentos

Colaboradores muito engajados, aqueles considerados advogados ou defensores da marca, vão falar dela para as pessoas, vão defendê-la quando acharem que ela está sendo atacada e recomendarão a empresa e seus produtos/soluções para as pessoas. Isso tudo gera alcance de marca e atrai pessoas para trabalhar na empresa.

Gostou desse texto? Para ficar por dentro deste e de mais assuntos relacionados à gestão e engajamento da força de trabalho, é só acompanhar o blog da Revex!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of