Eneagrama: como o RH pode usá-lo?

Tempo de leitura: 4 minutos

O eneagrama é um símbolo antigo que está presente em diversos momentos da história. A sua origem ainda é um mistério mas o seu uso durante certos períodos da humanidade vem sendo comprovado com o passar dos anos.

Apenas na década de 70 que estudos científicos da psicologia e psiquiatria entraram mais afundo e tornaram isso aplicável na realidade atual. Das diversas linhas de pensamento que norteiam os estudos sobre personalidade e perfis comportamentais, o eneagrama certamente tem uma força significativa nesse campo. Esse modelo é responsável por, de certa forma, mapear as personalidades das pessoas em 9 tipos diferentes. Esse tipo de mapeamento revela padrões comportamentais e possibilita o autoconhecimento.

Um conhecimento como esse pode ser completamente necessário para que empresas passem a conhecer mais sobre a realidade interna delas e ainda adequar os futuros planejamentos a essa realidade. Pensando nisso, separamos algumas funções de um profissional de RH que podem ser otimizadas com a utilização de instrumentos como o eneagrama.

Melhoria das interações

Uma boa interação entre componentes de uma equipe ou até entre funcionários dos mais variados setores é algo que tem uma importância para a produtividade de uma empresa. É comum que em lugares onde há uma quantidade significativa de pessoas, ocorram alguns conflitos ou rixas que não são muito saudáveis para o clima da organização em si.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Nesse caso o eneagrama entra para tentar aumentar um pouco a compreensão e o respeito entre os colaboradores. Em muitos casos, quando os colaboradores têm a oportunidade de aumentar seu autoconhecimento e enxergar características do outro que não são tão evidentes, eles começam a refletir mais sobre suas formas comportamento em relação às pessoas que convivem com ele e isso geralmente é um bom artifício para evitar conflitos.

Delegação de tarefas

Existem diversos casos em que talentos de uma empresa estão sendo subaproveitados por se encontrarem em posições que não condizem com suas características. Muitas vezes as tarefas delegadas para essas pessoas exigem atributos que fogem da natureza delas, gerando um enorme desconforto no trabalho.

Felizmente, foram desenvolvidas maneiras de otimizar a produtividade dos funcionários de uma empresa através da identificação da personalidade e perfil comportamental. O eneagrama entra nessa história como uma maneira de fazer essa identificação de perfil com o objetivo de adequar melhor cada pessoa em uma função. Sabendo mais ou menos o perfil ideal para certa vaga, ou a melhor forma de trabalho para determinado perfil, fica mais fácil fazer essa adequação se tornar real.

Atendimento ao cliente

Quando temos um conhecimento um pouco mais aprofundado sobre as personalidades das pessoas, notamos que existem certas peculiaridades no comportamento que são bastante visíveis e que podem trazer determinadas vantagens quando a abordagem é feita de forma adequada. Nesse caso, a identificação de perfis dos clientes pode otimizar o atendimento e facilitar para que o tratamento seja mais direto e condizente com as características do próprio cliente.

Processo de seleção

Obviamente o profissional de RH de uma empresa ou o próprio gestor já tem em mente mais ou menos o perfil de um candidato necessário para preencher determinada vaga. No entanto, quando se tem essa informação de forma mais concreta e baseada em um estudo de caso específico, a chance de acerto cresce de forma exorbitante. É aí entra a função do eneagrama e do mapeamento de perfil comportamental.

Quando há um mapeamento de perfil dos candidatos, já é possível fazer uma primeira seleção através dos perfis, uma vez que o profissional já sabe do que precisa para o preenchimento da vaga. Com essa primeira seleção, uma quantidade enorme de tempo e energia são poupados pois não se precisa mais fazer diversas entrevistas.

Além dessa economia de tempo, entra também a questão da assertividade. É evidente que existe uma chance de erro em absolutamente tudo o que fazemos. Entretanto, com o mapeamento de perfil nos candidatos e uma ideia clara sobre qual é a necessidade da empresa, a chance de que você esteja contratando um talento real, é muito maior!

Você concorda que a identificação dos perfis seja a solução para diversos problemas de uma empresa? Que tal experimentar o nosso software de mapeamento de perfil comportamental, o Profiler? Depois conta para a gente o que você achou!

trial_profiler_2


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of