Saiba como planejar as ações de endomarketing para o ano

Tempo de leitura: 4 minutos

Sempre que um novo ano está chegando, é importante que o RH prepare um calendário com as ações de endomarketing e comunicação interna que serão desenvolvidas nesse período. Assim, você já começa o ano com as principais ações organizadas e planejadas, evitando surpresas e que a equipe tenha que pensar em um plano de última hora.

No artigo de hoje, você vai entender quais são os primeiros passos para estruturar um calendário de RH. Vamos te ajudar a planejar as principais ações para o próximo ano e melhorar o engajamento dos colaboradores em sua empresa! Vamos lá?

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Comunicação Interna x Endomarketing

Antes de falarmos sobre o planejamento do calendário, é importante entendermos a diferença entre comunicação interna e endomarketing. Eles funcionam em conjunto, mas não são a mesma coisa.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

A comunicação interna é responsável por informar o público da empresa sobre todas as ações, estratégias e eventos que estão acontecendo internamente. Já o endomarketing é o responsável por decidir sobre essas ações, quais estratégias usar com os colaboradores, qual é o momento e canal certo para transmitir a mensagem.

Primeiros passos para estruturar o calendário de RH

Bom, agora vamos falar do planejamento do calendário. Existem algumas coisas que você pode fazer para facilitar a aprovação e a organização dele. Confira!

1. Fique alinhado com a estratégia da empresa

O primeiro passo é para definir ações de endomarketing eficientes é estar atento ao que a empresa tem planejado para o novo ano. Para isso, faça reuniões com os diretores e com o gerentes dos setores para que todos consigam entender qual é o objetivo da organização.

2. Faça uma levantamento das datas importantes

Para ter um calendário de RH bem estruturado, é muito importante que você pesquise as datas comemorativas que são importantes para a empresa, além de campanhas e eventos internos que outros setores estão programando. Isso é importante para não prejudicar o trabalho dos demais times e garantir o engajamento de todos os colaboradores

3. Organize o orçamento

Outro ponto importante é estruturar e aprovar o orçamento necessário para as ações e estratégias previstas no calendário. Deixar para aprovar um por um pode fazer com que os diretores não entendam a estratégia como um todo, além de correr o risco de atrasar as ações por conta de uma avaliação de última hora. Por isso, já pense em tudo antes e aprove antes de começar o ano. Assim, você consegue ficar focado só na execução!

4. Identifique as necessidades dos colaboradores

Para conseguir pensar nas ações e estratégias de endomarketing, é bom que você identifique as necessidades dos colaboradores. Entenda o que eles esperam e buscam na organização, se precisam de algum treinamento específico ou se possuem alguma ideia para ajudar.

Para isso, você pode aplicar a pesquisa de clima organizacional, deixando uma pergunta em aberto sobre isso. Você pode também criar uma caixa de sugestão ou um email para que eles se sintam à vontade para mandar o que têm pensado. Isso é bom pois é uma via mais fácil para a troca de ideias, dá voz aos colaboradores e os valoriza.

5. Avalie o objetivo, impacto e viabilidade das ações

Quando for planejar o calendário de RH com as ações de comunicação interna e endomarketing, é muito importante que você avalie como um todo se será possível mesmo colocá-las em prática, pense em qual possível impacto elas causarão e em quais são os objetivos. Isso é pensar estrategicamente nas ações, planejando como um todo e realmente gerando resultados com cada uma delas.

6. Conte com o apoio de outros setores

Por lidar com gestão de pessoas, o RH não pode trabalhar sozinho. Você precisa sempre contar com o apoio de outros setores. É importante ter um envolvimento com as lideranças, diretores e, principalmente, com o setor de marketing, que é quem mais irá ajudar a colocar as ações em prática, dando ideias novas e auxiliando na parte criativa.

7. Use os perfis comportamentais

Mapeando os perfis comportamentais dos colaboradores, fica mais simples para você entender que tipo de ação planejar de acordo com as características predominantes de cada equipe. Assim, você consegue gerar mais motivação e engajamento dos profissionais nas atividades.

Você pode fazer esse mapeamento usando um software de RH e Gestão Comportamental. Com ele, você consegue aplicar testes de perfil, mapear os comportamentos e também aplicar a pesquisa de clima organizacional. Dessa forma, todos os dados ficam integrados na ferramenta, te possibilitando pensar em ações mais estratégicas para a empresa e gerar resultados cada vez melhores!

Estruturar o calendário de RH e pensar em todas as ações de endomarketing para o próximo ano é muito importante para você conseguir manter o seu setor funcionando bem, produtivo e mais estratégico!

Agora, confira algumas práticas do RH moderno que você pode aplicar na sua empresa!

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