7 dicas para encontrar emprego no LinkedIn

Visualização de como seguir empresas importantes e encontrar emprego no LinkedIn
encontrar emprego no LinkedIn
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Encontrar emprego no LinkedIn pode parecer desafiador. Afinal, estamos falando da maior rede profissional do mundo. Atualmente, a plataforma concentra 58 milhões de empresas registradas e mais de 850 milhões de usuários espalhados em 200 países e territórios.

Nesse universo estão empresas, recrutadores e, claro, pessoas procurando uma colocação no mercado. No entanto, não vale a pena desanimar, pois, se existe um lugar para encontrar emprego, esse local é o LinkedIn.

Neste conteúdo, mostraremos como funciona a plataforma apresentando dicas para encontrar vagas com facilidade. Boa leitura!

Como o LinkedIn funciona?

Criada pela Microsoft em 2002, o LinkedIn foi lançado no ano seguinte como uma plataforma de mídia social focada em negócios e emprego. Com o passar do tempo, o LinkedIn se estabeleceu como uma comunidade profissional voltada ao network e à oferta de oportunidades.

Pelo site ou aplicativo, a rede é o espaço ideal para quem busca o primeiro emprego ou quer uma recolocação no mercado. E não apenas isso: o LinkedIn também é um lugar para troca de experiências e uma grande vitrine para fazer marketing pessoal

E como o LinkedIn funciona? A atividade da plataforma é simples, semelhante ao Google, por exemplo. O usuário deve utilizar uma palavra-chave, um conteúdo ou habilidade para buscar determinada vaga ou profissional. 

O sistema mostrará resultados com base na pesquisa realizada. Basta filtrar as respostas oferecidas e selecionar aquelas que mais atendem os critérios de busca. Para se destacar, quanto mais completo e atualizado for o perfil, maiores são as chances de encontrar emprego no LinkedIn. 

Uma pesquisa realizada pela Jobvite em 2023 mostra que 87% dos recrutadores usam o LinkedIn  para buscar candidatos. O índice mostra quanto a ferramenta é útil para dar visibilidade ao perfil profissional, aumentando as chances de empregabilidade. 

7 dicas para conseguir emprego usando o LinkedIn

Encontrar emprego no LinkedIn se tornou mais fácil com a popularização da plataforma. Empresas e recrutadores de todos os segmentos sabem que a rede social concentra bons profissionais, além de conhecerem recursos específicos para encontrá-los.

O sistema também é útil para os candidatos, pois permite filtrar vagas ou combinar resultados, exibindo oportunidades direcionadas ao perfil do LinkedIn

Tanto que a plataforma pode ser utilizada em diversas etapas do processo seletivo, inclusive na divulgação de vagas. Confira 7 dicas para conseguir emprego usando o LinkedIn!

1. Busca avançada

Para encontrar emprego, o LinkedIn oferece uma ferramenta de busca avançada que permite aos usuários refinar suas pesquisas de vagas de emprego de acordo com uma variedade de critérios. Isso pode ser útil para encontrar oportunidades específicas que atendam às suas necessidades e qualificações.

Para usar a busca avançada, siga estas etapas:

  1. Acesse o LinkedIn e clique na guia "Vagas".
  2. Na barra de pesquisa, digite o termo ou frase que você está procurando.
  3. Clique no botão "Mais filtros" para abrir uma lista de opções de refinamento.

Você pode usar os filtros para restringir sua pesquisa por:

  • Título da vaga: Digite o título da vaga que você está procurando.
  • Empresa: Selecione a empresa ou setor que você deseja trabalhar.
  • Localização: Selecione a cidade ou região onde você deseja trabalhar.
  • Nível de experiência: Selecione o nível de experiência que você possui.
  • Tipo de vaga: Selecione o tipo de vaga que você está procurando, como tempo integral, meio período ou estágio.
  • Data de publicação: Selecione a data em que as vagas foram publicadas.
  • Pagamento: Selecione o intervalo de pagamento que você deseja.

Refinando a pesquisa no LinkedIn

Para encontrar emprego no LinkedIn, você também pode usar operadores booleanos para refinar ainda mais sua pesquisa. Os operadores booleanos são palavras-chave que permitem combinar ou excluir termos em sua pesquisa.

  • NOT: ao usar essa palavra excluímos um termo específico dos resultados. Assim, ao usar a expressão “Administrador NOT Sênior”, o sistema apresentará vagas abertas para a área, exceto aquelas que exigem maior tempo de experiência.
  • OR: permite encontrar cargos em diferentes áreas de interesse, mas na mesma pesquisa. Por exemplo, ao usar a expressão “Marketing OR Publicidade”, o LinkedIn mostra vagas disponíveis para ambas áreas buscadas.
  • AND: mostra resultados incluindo todos os itens de uma lista. Nesse caso, se o usuário pesquisar “jornalista AND editor AND repórter”, o sistema trará vagas disponíveis em todas as posições.
  • ASPAS: serve para pesquisar expressões específicas e detalhadas sobre a vaga desejada. Assim, se buscar “gerente de marketing” ou “colaborador multifuncional”, o site vai apresentar resultados nesses termos.
  • PARÊNTESES: serve para combinar termos criando uma pesquisa mais minuciosa. Use, por exemplo, “contador AND financeiro (gerente OR diretor)” e encontre vagas na área da contabilidade e finanças, mas específicas para cargos de gerente ou diretor. 

2. Siga empresas relevantes para você

Muitas empresas, independente do porte ou segmento, mantêm perfis ativos no LinkedIn. Por isso, seguir essas organizações e acompanhar seus conteúdos pode encurtar a distância entre o candidato e o emprego dos sonhos. 

Em geral, essas companhias divulgam vagas no feed da plataforma ou na seção “Vagas”. Portanto, convém seguir os perfis e sempre monitorar oportunidades em aberto. Vale lembrar que o LinkedIn permite que o internauta possa acompanhar até mil organizações. 

Para isso, basta acessar o perfil da empresa e clicar em “Seguir”. 

Além de ficar sabendo das novidades antecipadamente, acompanhar empresas permite ter conhecimento sobre elas, o que pode ser útil para uma futura entrevista de emprego. 

Na imagem a seguir, você vê um exemplo da página da Sólides no LinkedIn e onde clicar para começar a seguir.

3. Crie alertas de vagas

O LinkedIn tem uma função interessante para quem está buscando oportunidades de trabalho. É o “Alerta de vagas”, funcionalidade que permite configurar diversas áreas de atuação, sinalizando a frequência dos alertas (diários ou semanais). Além de definir o tipo de notificação que deseja receber: por e-mail, no aplicativo(Android e iOS) ou ambos. 

Para usar a função de alerta de vagas, siga estas etapas:

  1. Acesse o LinkedIn e clique na guia "Vagas".
  2. Na barra de pesquisa, digite o termo ou frase que você está procurando.
  3. Clique no botão "Criar alerta de vaga".
  4. Em "Criar alerta de vaga", selecione os critérios que você deseja usar para restringir sua pesquisa.
  5. Clique em "Criar alerta".

4. Filtre vagas remotas

Candidatos em busca de trabalho remoto também tem essa opção no LinkedIn. A rede social permite encontrar vagas específicas nessa modalidade. É uma ótima opção para quem deseja encontrar oportunidades em outras cidades e, até mesmo, em outros países. 

Clique em “Vagas” e, após os resultados serem mostrados, clique em “Pesquisar”, selecionando a opção “Presencial/Remota”.

➡️ Saiba também:

5. Encontre vagas recém-publicadas

Quando utilizamos aspas no campo de busca, o sistema mostra vagas específicas, conforme explicamos na primeira dica. No entanto, é possível aperfeiçoar esse comando associado a outro recurso, tornando a pesquisa ainda mais precisa.

Sendo assim, para encontrar vagas recém-publicadas, faça a busca normalmente. Após, no menu “Tags” (localizado na parte superior da tela), filtre os resultados selecionando o botão “Data do anúncio”. As opções são: a qualquer momento, último mês, última semana ou últimas 24 horas. 

O LinkedIn vai mostrar resultados de vagas recentes com a palavra-chave escolhida, por exemplo, jornalista. 

@solidestecnologia

3 dicas incríveis para você conquistar o seu emprego dos sonhos em 2024! 💡 1️⃣ Aprenda a destacar os seus resultados; 2️⃣ Construa o seu perfil no LinkedIn de forma estratégica; 3️⃣ Invista no seu desenvolvimento. 👉🏼 Aproveita e dá um pulinho no nosso Portal de Vagas clicando aqui no perfil! Tem vaga home office, modelo hibrido, presencial e muito mais, em diversas áreas de atuação. Entre a oportunidade de trabalho perfeita para voce! 🌟 #vagas #emprego #currículo #empregoshomeoffice #vagasabeetas #vagasonline #oportunidadedetrabalho #agoravocejasabe #portaldevagas

♬ som original - Sólides Tecnologia

6. Mostre sua disponibilidade

Dar visibilidade à intenção de encontrar emprego no LinkedIn também traz bons resultados. Para mostrar que está disponível em busca de uma colocação, adicione o selo “Open to Work” na sua foto de perfil. 

É uma espécie de carimbo para mostrar à rede social a disponibilidade para um novo trabalho. Assim, os recrutadores saberão que o profissional é um candidato em potencial.

Colocar o selo Open to Work é simples. Comece acessando o próprio perfil para editar o campo “Buscando emprego”. Após, ative a opção “Compartilhar com toda a rede” e está pronto! 

Leia também: Entrevista de emprego: como se preparar e as principais perguntas dos recrutadores

7. Faça uma carta de apresentação

A carta de apresentação é um recurso adicional que pode ser enviado junto com o currículo. Neste documento, você consegue fazer uma apresentação detalhada sobre si mesmo, demonstrando suas principais qualidades e reforçando exemplos que comprovem por que você é o melhor candidato.

Por ser um modelo mais flexível que o currículo, a carta de apresentação é um grande diferencial. Assim, o importante é encontrar um modelo eficaz e ter cuidado para adaptar a carta para cada oportunidade de emprego. Quanto mais específico, melhor!

Dica-bônus para encontrar emprego no LinkedIn

Confira abaixo outras formas de encontrar emprego no LinkedIn buscando a vaga dos seus sonhos além da maneira tradicional: 

  • Siga páginas das empresas do seu interesse e faça consultas periódicas na seção “Vagas” e também no feed para saber se estão contratando;
  • Da mesma forma, siga perfis de recrutadores e profissionais de RH. Eles costumam procurar por candidatos em suas publicações;
  • Use hashtags em suas publicações. Elas conseguem localizar a oportunidade que você procura com mais rapidez, por exemplo, #VagasComunicação;
  • Exercite o networking se conectando com pessoas relevantes na sua área;
  • Mantenha seu perfil atualizado para se tornar relevante nas buscas da rede social.

Por fim, faça um bom planejamento sobre suas aspirações e comece a utilizar nossas dicas. Também vale a pena investir na carreira, se qualificando e se aperfeiçoando enquanto a vaga dos sonhos não vem. Estude idiomas, faça cursos ou especializações para se destacar na carreira. 

E não deixe de consultar nosso Portal de Vagas. Ele tem integração ao LinkedIn, o que torna a experiência do candidato muito mais rápida e intuitiva! Não deixe de acessar nosso Portal, a oportunidade que você deseja está esperando seu currículo! 

Luana Teixeira
Luana Teixeira
Psicologia pela FUMEC e pós-grauada em Gestão Estratégica de Pessoas pela UFMG. Atuei como Professora no MBA em Coaching- Life Coaching, Executive e Business Coaching da U.N.A, nas disciplinas Gestão do Tempo e Marketing Pessoal. Adoro aprender e ensinar! Sou gente que gosta de gente!
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima